Comentários: 0
Maio traz novas baixas na prestação da casa
wikimedia_commons

Maio arranca com boas notícias para quem tem um crédito à habitação, cujos contratos sejam revistos este mês. Neste caso, os valores da prestação do empréstimo para a compra de casa registam uma redução, entre um mínimo de 1,5% e um máximo de 2,7%.

A quebra mais acentuada de encargos, segundo escreve o Diário Económico, beneficia as famílias cujos financiamentos têm como referência os indexantes para prazos mais alargados.

No caso das Euribor a 12 meses, é a primeira vez que se vai sentir as descidas registadas no último ano, sendo também refletido o valor negativo da Euribor neste prazo, o que até agora ainda não tinha acontecido.

Quais as poupanças em causa nos contratos a 12 meses?

Segundo os cálculos do jornal online, a prestação mensal cai 2,7% o que, para um exemplo de um crédito no valor de 100 mil euros, a 30 anos, e com um 'spread' de 1%, reflete-se numa poupança mensal de 8,79 euros, com a prestação a fixar-se nos 321,18 euros. 

Mas o número de famílias a beneficiar deste corte será residual, uma vez que a Euribor a 12 meses tem ainda pouca expressão no total do crédito à habitação em Portugal - uma realidade que está a mudar com muitos bancos a utilizarem a Euribor a 12 meses como referência para os novos empréstimos para a compra de casa, devido às taxas negativas.

Prazos curtos sentem menos os cortes

Nos contratos indexados nos prazos mais curtos, a redução na prestação será menor. Quem optou pela taxa a seis meses verá o valor da prestação cair 2,2% no próximo mês, o que para o cenário considerado se reflete numa poupança mensal de 7,22 euros, com a prestação mensal a fixar-se nos 315,34 euros, ainda de acordo com as contas do diário.

Já nos empréstimos indexados à Euribor a três meses, escreve o Diário Económico, a poupança esperada será de 4,65 euros por mês, com a nova prestação baixar para os 310,33 euros (menos 1,5% face à última revisão).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade