Comentários: 0
Viver num centro comercial: o primeiro "mall" dos EUA evita a demolição reinventando-se com "mini-lofts"

Em 2010, o centro comercial "Arcade Providence" de Rhode Island entrou no mais alto da lista dos 10 edifícios históricos dos EUA em perigo de extinção. Foi o primeiro centro comercial fechado no país e estava a ponto de ser demolido depois de quase 200 anos aberto de forma contínua. Hoje, só quatro anos depois, mais de 4.000 pessoas lutam por viver num dos edifícios mais emblemáticos da costa este norte-americana.

Considerado património nacional desde 1976, o primeiro "mall" dos EUA conseguiu escapar à demolição e renascer como edifício residencial. O primeiro piso do centro vai continuar dedicado ao comércio, enquanto os andares superiores foram reformados para dar lugar a 48 "micro-lofts" de entre 21 e 80 metros quadros (m2), com preços que vão de 550 a pouco mais de 1.000 dólares.

Com uma entrada que recorda os templos gregos clássicos, o "Arcade Providence" passou de estar condenado para ser um dos lugares preferidos para viver graças a um investimento de 10 milhões de dólares e surpreendente desenho, no qual trabalharam um grupo de arquitetos e interioristas locais. Os seus residentes contam com lojas, restaurantes, cafetarias e inclusivamente uma galeria de arte sem sair de casa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade