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A Black Friday é uma tradição norte-americana que se celebra na última sexta-feira de novembro a seguir ao Dia de Ação de Graças. A “moda” espalhou-se pelo mundo e em Portugal também tem conquistado adeptos – existe há alguns anos e acontece em vários pontos do país, como em Lisboa. São várias as marcas e as grandes superfícies que vão vender produtos com desconto no dia 27 de novembro de 2015, tendo protagonismo os negócios online.    

O fenómeno ganha ainda mais importância tendo em conta que se aproxima a quadra natalícia, pelo que na Black Friday podem ser feitas compras interessantes. O dia deve ser aproveitado por quem precisa de um eletrodoméstico novo, aparelhos de tecnologia ou para antecipar alguns presentes de Natal.

Que lojas vão vender produtos con descontos Black Friday 2015

Entre as marcas que devem aderir à “redução de preços” estão a Fnac, a Worten, o El Corte Inglés, a Toys R Us, a Rádio Popular ou o Media Market, que têm por hábito ter descontos neste dia. Também a Apple Portugal poderá baixar os preços dos equipamentos, sendo que a Amazon, o Ebay e outras lojas online também devem ser tidas em conta.

No que diz respeito ao Black Friday das lojas de vestuário:

  • Zara Home e a Oysho farão promoções especiais nas respetivas lojas online
  • na zona de Lisboa, a loja de roupa e acessórios Le Moose e a loja de maquilhagem Kitchen Make Up Boutique também terão baixa de preços. 
  • No Chiado, em Lisboa, a associação valorização do Chiado tem várias lojas como Tous, Bairro Arte, Hugo boss, entre outras que têm descontos. 
  • Também o Freeport fará o mesmo.
  • Já no Porto, a livraria Vida Económica também terá o seu Black Friday  em livros online e na loja física.

E o Black Friday nos centros comerciais?

Ainda em Lisboa, no Oeiras Parque a Black Friday vai chegar em força, com dezenas de lojas a fazer descontos que podem chegar aos 70%, lê-se no site local.pt.

Comprar para o Natal

De acordo com a edição deste ano do estudo de Natal da consultora Deloitte, há uma elevada prudência dos portugueses na alocação dos seus orçamentos às despesas típicas da quadra natalícia, apesar de ser notória uma melhoria significativa das expectativas para a economia em 2016.

Segundo o Diário Económico, que se apoia em dados do estudo, as famílias mostraram-se disponíveis a gastar um valor médio de 315 euros em presentes, alimentação e bebidas e socialização no Natal, menos 5,6% que em 2014. A expetativa é distribuírem esse valor da seguinte forma: 143 euros para presentes, 118 euros para alimentação e bebidas e 54 euros para socialização.

Os inquiridos demonstram estar por isso menos preparados para grandes gastos. Ainda assim, as promoções foram apontadas por 41% como o principal incentivo a aumentar o orçamento de compras natalícias.

Pagar com cartão

Em Espanha, país onde a moda da Black Friday chegou em força e está a ter grande impacto, a OCU, entidade destinada aos consumidores, alertou para o facto de em época de saldos as lojas poderem aplicar algumas condições especiais, como não aceitar pagamentos feitos com cartões ou alterar a política de devoluções, medidas que devem estar visíveis na loja.

A entidade recomendou ainda que as compras online se realizem com cartões pré-pagos, cartões de crédito ou através do Paypal. Conselhos que se aplicam também ao mercado nacional.

Outro pormenor a ter em conta é ao preço pedido pelos produtos. Em Espanha, por exemplo, surgiu o alerta de que algumas cadeias estariam a aumentar os preços nas semanas anteriores apenas para voltar a vender ao preço real, mas assinalando que é um produto com desconto.

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