Comentários: 0
Registo do alojamento local com travão a fundo
idealista/news

excesso de concorrência e todas as polémicas em torno do Alojamento Local (AL) estão a começar a afetar os preços e as taxas de ocupação. O número de unidades registadas em Portugal continua a aumentar, mas a um ritmo muito inferior ao verificado no ano passado.

Segundo o Expresso, que se apoia em dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local do Turismo de Portugal, os novos registos em 2016 ultrapassam o total do ano passado, mas por uma pequena margem: 12.038 até dia 8 de dezembro face aos 11.063 verificados em todo o ano de 2015. Trata-se de um crescimento de 8%, bem inferior aos cerca de 200% do ano passado, face a 2014.

Relativamente à evolução dos registos em termos de número de camas novas, a travagem é ainda maior: 3% contra 230%.

A redução brusca de novos investimentos de AL — em alguns meses a variação face a 2015 até é negativa — acontece numa altura em que estão em vias de entrar em vigor novas regras fiscais para o setor com o Orçamento do Estado (OE) para 2017 e em que têm surgido dúvidas legais sobre a forma como os condomínios podem lidar com este tipo de atividade.

De referir que o AL foi um dos fatores de dinamização do mercado imobiliário desde 2014 com um impacto de 30,5% no preço das casas e de 13,2% nas rendas, de acordo com um estudo da Universidade Nova de Lisboa divulgado recentemente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta