De orçamentos a garantias de serviço. Tudo o que é preciso saber antes de instalar janelas eficientes, segundo a Deco Proteste.
Comentários: 0
Janelas eficientes
Photo by Adeolu Eletu on Unsplash

Melhorar a eficiência energética das casas é um desafio para muitos portugueses em 2021, até porque há que aproveitar a verba de 30 milhões de euros disponibilizada pelo Governo para financiar até 85% das despesas realizadas neste âmbito. Substituir as janelas por outras mais eficientes é um dos projetos abrangidos pelo programa. Mas que aspetos devemos ter em conta na hora de escolher a empresa para fazer a sua instalação?

Antes de avançar com a substituição das janelas é importante ter vários aspetos em conta. Primeiro, se quiseres concorrer ao apoio do estado deves informar-te sobre todos os detalhes do programa Edifício + Sustentáveis. E, depois, há que ter na mira um conjunto de fatores na hora de escolher a empresa de instalação. Sobre este último ponto, a Deco Proteste reuniu seis dicas:

Pede orçamentos vários e completos

Num primeiro momento é importante definir os traços gerais do projeto: quais são as janelas eficientes a instalar, qual a sua dimensão, quantidade de janelas a substituir e quando. Depois, há que pedir orçamentos a várias empresas, para que seja possível comparar os preços das janelas e da instalação. Note-se que o orçamento deve apresentar todos os valores do IVA (23% para as janelas e 6% para a mão de obra).

Como o “barato pode sair caro” é importante também “desconfiar” dos orçamentos com valores muito baixos face aos apresentados pela concorrência. E, por isso, a Deco Proteste recomenda que questiones se há algum aspeto que não está contemplado na instalação. Isto é, verifica vários detalhes no orçamento como: contactos da empresa, tamanho das janelas, características dos produtos, se as janelas têm marcação CE obrigatórias… O orçamento deve ser o mais detalhado possível, caso contrário corres o risco de ser engando, alerta ainda.

Os prazos de entrega das janelas e respetiva montagem também devem ser questionados no orçamento. Isto é especialmente importante se houver muita procura, pois pode diminuir o tempo de espera.

Requer referências de obras

Se a empresa de instalação também fabricar janelas eficientes é importante pedir referências de obras, isto é, indicar outros projetos onde as suas janelas tenham sido aplicadas. Caso a empresa mostre resistência é caso para desconfiar, alerta a Deco.

Também podes pedir referências aos teus familiares a amigos, se já tiverem feito a substituição de janelas em casa.

Questiona se há equipa de montagem própria

Há empresas fornecedoras de janelas eficientes que não têm equipas de montagem e, por isso, subcontratam este serviço. Para garantir que as janelas são colocadas corretamente confirma se os técnicos contratados para fazer a sua instalação têm qualificações para tal.

Confirma a garantia do serviço

É importante questionar as empresas sobre o tipo de garantia oferece sobre as janelas e serviço de instalação. A Deco alerta que no caso das janelas há vários tipos de garantidas. Já no caso da instalação, a garantia é de cinco anos.

Valor de adjudicação até 50%

O mais comum é que as empresas peçam o pagamento de 50% do valor da instalação para adjudicação do serviço. Contudo, se a empresa pedir um adiantamento acima de 50% ou de 100% do valor dos trabalhos, pode ser um mau indício.

Reclama se necessário

Se surgirem problemas, escreve uma reclamação, expondo o problema, e envia-a diretamente para a empresa por correio registado. A Deco Proteste aconselha a dar um prazo razoável para que as obras sejam corrigidas. Caso a empresa não responda à reclamação, podes sempre recorrer às entidades independentes, como uma associação do setor ou a plataforma Reclamar da própria Deco Prosteste.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade