Comentários: 0
Lisboa: vai nascer uma zona de lazer junto ao Tejo em 2016
GTRES

A faixa ribeirinha entre a marina do Parque das Nações e a Doca do Poço do Bispo, em Lisboa, vai ser reabilitada e dará lugar a uma nova zona de lazer junto ao rio Tejo. A inauguração da primeira fase do parque ribeirinho que vai nascer na zona – atualmente é um terreno deserto – deverá acontecer até final do próximo ano. A proposta de lançamento de um concurso para a conceção do projeto foi debatida e votada ontem em reunião do executivo municipal. 

Segundo o Diário de Notícias, a execução da ideia vencedora, que será conhecida num prazo até três meses, não terá qualquer custo para a autarquia.

Em causa está a construção de espaços verdes, áreas desportivas formais, informais e multigeracionais, apoio a atividades náuticas, uma biblioteca pública e restauração. O novo parque ribeirinho terá 2,5 quilómetros de extensão e irá nascer em frente aos terrenos da antiga Fábrica do Material de Guerra do Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa, onde já está a ser erguido o empreendimento Jardins do Braço de Prata, uma urbanização com mais de 128.000 metros quadrados (m2), 98.000 dos quais destinados a habitação (76%).  

Manuel Salgado, vereador do Urbanismo da câmara de Lisboa, disse que a intenção é que a avenida que hoje passa junto ao rio passe “para norte, para outro troço”, de modo a libertar toda aquela frente junto ao Tejo. A ideia de apostar na requalificação da Zona Ribeirinha já tinha sido, de resto, revelada por Manuel Salgado em entrevista ao idealista News.

O investimento inicial será de 1,694 milhões euros só na etapa, sendo que a segunda, ainda sem data de conclusão, ascenderá aos 2,156 milhões. Ao todo, está previsto um investimento de 3,850 milhões de euros, que será suportado pelos promotores das intervenções em curso na zona.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta