Compra de casas por famílias europeias cresceu mais de 80% em Luxemburgo e 35% na Eslovénia, revela Eurostat.
Comentários: 0
Venda de casas na Europa
Freepik

As famílias europeias continuam com apetite para comprar casa em 2025, numa altura em que os juros no crédito habitação continuam acessíveis e o poder de compra não se vê tão pressionado pela inflação. Os dados mais recentes do Eurostat revelam que a venda de casas cresceu em 12 Estados-membros da União Europeia (UE) na primavera deste ano, com destaque para Luxemburgo. Portugal também está no top 5.

A rota de recuperação na transação de casas na UE continua a bom ritmo. No segundo trimestre de 2025, contabilizaram-se 12 países que onde houve um crescimento na compra e venda de casas face há um ano. Os maiores aumentos foram observados em Luxemburgo (+86,6%), na Eslovénia (+34,8%) e na Lituânia (24,4%), revela o Eurostat.

Neste ranking que reúne 15 Estados-membros com dados disponíveis, Portugal ocupa a 5.ª posição, depois de a venda de casas ter crescido 18% no último ano. De notar que, além dos juros continuarem baixos, este impulso dos negócios em território nacional é também explicado pela elevada adesão aos apoios para os jovens comprarem casa, como a garantia pública e a isenção de IMT.

Ainda assim, neste período ainda se observou a queda na venda de casas em três países: Irlanda (-10,0%), Hungria (-5,7%) e Finlândia (-5,6%), indica o gabinete no boletim estatístico divulgado esta terça-feira, dia 7 de outubro.

Estes dados mostram que a compra de casas pelas famílias europeias continua a recuperar do período de altos juros sentidos em 2023 e na primeira metade de 2024, que gerou uma “redução significativa” nas transações. Mas não só. Este cenário também levou a uma “diminuição significativa” no valor total transacionado (-17,2%) em 2023 e, por conseguinte, “os preços das casas diminuíram ligeiramente na zona do euro (-1,2%)”.

Já em 2024 sentiu-se uma recuperação do setor motivada pelo alívio dos juros (sobretudo depois do verão), a par da subida dos salários: “Os preços das casas aumentaram 2,0% na zona do euro e o valor total das habitações transacionadas também aumentou 4,1%”, destaca ainda o Eurostat. 

A rota de recuperação da compra de casas na Europa parece a continuar em 2025, tal como indicam os dados, num momento em que Bruxelas desenha um conjunto de medidas para resolver a crise de acesso à habitação na UE.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta