Do RJUE ao IVA a 6%: Governo compromete-se com habitação após OE2026
O imobiliário está expectante para saber mais detalhes sobre várias medidas da habitação que estão para sair da gaveta do Governo, mas que ainda não viram a luz do dia. Mas esta quarta-feira, dia 12 de novembro, foram reveladas várias novidades sobre esta matéria por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação. Desde logo, o Governo quer que o IVA a 6% na construção tenha um efeito retroativo, quer agilizar a revisão do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE) e ainda aplicar medidas para “reequilibrar forças entre inquilinos e senhorios”. Todas estas mudanças legislativas só serão levadas ao Parlamento após a discussão do Orçamento do Estado de 2026 (OE2026).
Oásis de bem-estar e elegância: assim são estas 300 casas no Brasil
Há uma verdadeira obra-prima a nascer na Praia Brava, na costa brasileira. Falamos do Atmosphere Home Spa, um empreendimento residencial de luxo que conjuga espaço, conforto e design sofisticado.
Também há falta de casas de ultraluxo à venda em Portugal e Espanha?
O imobiliário continua a ser um dos principais ativos refúgio para investidores e famílias com alto poder de compra. Mas quem procura casas de ultraluxo em Portugal e Espanha para comprar vai encontrar uma oferta pequena e concentrada em apenas alguns territórios, com destaque para as ilhas Baleares, Málaga, Lisboa e Madrid. Os dados do idealista (editor desta newsletter) revelam que as habitações de ultraluxo, que custam mais de 3 milhões de euros, representam apenas 18% da oferta residencial premium existente na Península Ibérica.
Cascais compra terreno para criar parque urbano e habitação municipal
A Câmara de Cascais vai adquirir terrenos na Aldeia de Juso, Birre e Areia para criar um grande parque verde urbano, um novo pavilhão multiúsos e habitação pública municipal, terminando com a especulação imobiliária na zona, foi esta terça-feira, dia 11 de novembro, anunciado.“A Câmara Municipal de
Envelhecimento da população leva à procura de casas mais pequenas
Muito se pode aprender sobre o impacto das tendências demográficas na habitação com o Japão, um dos países mais envelhecidos do mundo. A procura de habitação tende a mudar, voltando-se para casas mais pequenas. E haverá mais casas grandes abandonadas, sobretudo, nas áreas rurais.
Garantia pública alimenta negócio de crédito habitação da banca lusa
Hoje, existe uma elevada concorrência bancária no que diz respeito à concessão de crédito habitação. E a garantia pública, destinada à compra da primeira casa por jovens até aos 35 anos, tem-se revelado uma verdadeira aliada.
Banca europeia quer apertar crédito habitação e admite novos limites
A procura por crédito habitação tem estado em alta em vários países europeus, com destaque para Portugal e Espanha, devido à melhoria das perspetivas do mercado imobiliário e às recentes quedas dos juros.
Procura de habitação junto a Lisboa resiste às rendas elevadas
A vontade de viver junto à cidade de Lisboa não é apenas visível no mercado de compra e venda. O mesmo se observa no mercado de arrendamento, com os concelhos periféricos à capital a dominar a lista de 10 municípios mais procurados para arrendar casa no verão de 2025. Os dados mais recentes do idealista (editor deste boletim) sugerem que a procura de habitação junto a Lisboa continua em alta apesar das rendas das casas superarem os mil euros mensais em praticamente todos os seus municípios limítrofes.
Maioria dos concelhos preferidos têm casas à venda acima de 300 mil euros
Comprar casa em Portugal revela-se, hoje, um verdadeiro desafio devido aos altos preços sentidos, sobretudo, nos centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro. Mas as famílias continuam a ter interesse em viver perto destas grandes cidades, com destaque para os municípios limítrofes da capital que voltaram a liderar a procura de casa a nível nacional. Acontece que, mesmo fugindo para as periferias, não se livram de suportar o elevado custo da habitação, que tende a subir por feito de contágio. Os dados mais recentes do idealista (editor desta newsletter) revelam que a grande maioria dos 50 municípios mais procurados para comprar casa têm preços medianos que superam os 300 mil euros.
Difícil acesso à habitação trava integração de migrantes em Portugal
A inclusão dos migrantes em Portugal voltou à agenda mediática e política depois de ter entrado em vigor a lei dos estrangeiros e de o Parlamento ter dado luz verde à proibição o uso da burca em espaços públicos.
