Dicas para para evitar surpresas na conta da luz, num momento em que o preço da eletricidade grossista regista subidas recordes.
Comentários: 0
Eletricidade mais cara que nunca: como poupar nos eletrodomésticos
Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA en Pexels

O preço grossista da eletricidade (ou seja, o custo de produção, antes do transporte e distribuição ao consumidor final), no mercado ibérico, tem vindo a atingir sucessivos recordes no mês de agosto. Ainda não se sabe em que medida, mas isto acabará por ter efeitos diretos na fatura de eletricidiade do cliente doméstico - além de na taxa de inflação. Por isso, e para evitar surpresas na conta da luz, o melhor mesmo é começar a reforçar as medidas de poupança no uso dos eletrodomésticos, por exemplo. No artigo desta semana da Deco, damos-te um conjunto de dicas a não perder.

Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Decidimos contratar apenas eletricidade como serviço de energia para a nossa casa e por essa razão a fatura tem apresentado valores mais elevados. Podem aconselhar-nos sobre como poupar no uso dos eletrodomésticos?

Um consumidor esclarecido é um consumidor mais atento e que consegue poupar, não só no seu orçamento, mas também no ambiente.

Apresentamos algumas dicas de poupança e sugerimos-te que visites o nosso site FATURA AMIGA.

  • Forno elétrico

O consumo elevado de energia do forno elétrico é razão para que se tenha uma utilização mais eficiente do mesmo. Por isso, sempre que possível aproveita a utilização do forno para cozinhar vários alimentos ou refeições ao mesmo tempo. É uma forma simples de aproveitar o calor gerado.

Evita abrir desnecessariamente a porta do forno. Cada vez que o fazes, perde-se, no mínimo, 20% da energia acumulada no interior.

  •  Máquinas de lavar roupa e loiça

A máquina de lavar é dos equipamentos com mais uso nas nossas casas, tendo um consumo de energia considerável. É no aquecimento da água que o equipamento consome mais energia.

  1. Assim, nas lavagens do dia-a-dia, se a roupa não estiver muito suja, opta por programas a 30ºC ou até 20ºC.
  2. O programa a 30ºC irá reduzir o consumo de energia em cerca de 60%, comparativamente ao programa de 60ºC.
  3. Procura utiliza sempre as máquinas de lavar roupa e lavar loiça com a carga máxima. Desta forma, além de estares a poupar energia e conseguirás também água.
  • Equipamentos eletrónicos

Nas tuas escolhas de compra, prefere os equipamentos eletrónicos com o rótulo ecológico europeu. Os produtos com este rótulo têm um menor consumo de energia durante o uso e em stand-by. Se 5% de todos os computadores portáteis vendidos fossem produtos com o rótulo ecológico europeu, as poupanças de energia poderiam evitar a emissão anual de 11 220 toneladas de CO2.

No caso de teres impressora, opta pela impressão em modo rascunho e a preto e branco. Imprimir deste modo, não só prolonga a duração do tinteiro, como é mais rápido e exige um menor consumo de energia da impressora.

*Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o nosso site DECO.pt e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade