Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Deco Alerta

Destinada a todos os consumidores em Portugal, aqui poderás encontar todas as rubricas semanais asseguradas pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista.pt.

Salário penhorado em tempos de pandemia: estas são as regras a ter em conta

Os danos colaterais causados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19 fizeram disparar a taxa de desemprego, havendo também muitas famílias que viram os respetivos rendimentos diminuir. Um cenário que levou ao incumprimento de várias despesas. Será que nestas situações os salários podem ser penhorados? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

O que é a consignação de 0,5% do IRS e que impacto tem (ou não) no reembolso

O prazo para a entrega da declaração anual dos rendimentos auferidos em 2020 está a decorrer, terminando a 30 de junho. Este ano são cerca de 3,5 milhões os agregados familiares que podem beneficiar do IRS automático, sendo que mesmo nestes casos é possível consignar 0,5% do imposto. Sabes o que é ou já ouviste falar desta possibilidade? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Despesas em casa disparam com a pandemia: a importância de haver uma tarifa social da internet

A pandemia da Covid-19 mudou tudo ou quase tudo na vida dos portugueses, que passaram, desde logo, a passar (muito) mais tempo em casa, nomeadamente em teletrabalho. Um fenómeno que fez com que as despesas com a casas aumentassem, isto ao mesmo tempo que muitas famílias viram os respetivos rendimentos baixar, devido à crise pandémica. Um contexto que dá força à criação, com carácter urgente, de uma “tarifa social de acesso a serviços de internet”. Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Espetáculos adiados em tempos de pandemia: tenho direito a ser reembolsado?

Muitos espetáculos foram cancelados ou adiados devido à pandemia da Covid-19. Será que os consumidores com bilhetes para espetáculos ou festivais inicialmente agendados para 2020 e que apenas se realizem em 2022 podem pedir a devolução do preço do ingresso? Explicamos-te tudo sobre os pedidos de reembolsos para este tipo de eventos no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Como aquecer a casa de forma inteligente e eficiente – e trocar de sistema sem dores de cabeça

Nos últimos meses, muitos portugueses passaram a maior parte do tempo em casa, confinados, na sequência de uma pandemia que teima em não dar tréguas. Em muitos lares a fatura da luz terá disparado devido, também, aos sistemas de aquecimento existentes. No artigo de hoje da Deco Alerta falamos-te sobre um projeto – o HARP – que ajuda os consumidores a entenderem tudo o que é preciso saber sobre sistemas de aquecimento. Com uma particularidade: jogando (através de um quiz). Curioso?

Notícia sobre:

Os eletrodomésticos que gastam mais energia em casa e truques para poupar

Nos últimos meses, a maior parte do tempo dos portugueses foi passado em casa, devido à pandemia da Covid-19. Não é de estranhar, por isso, que os consumos de energia tenham subido em flecha, nomeadamente os da eletricidade. Quais serão, então, os eletrodomésticos mais “glutões” da casa e o que é possível fazer para que poupar energia com os mesmos? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Fatura da luz dispara na pandemia: estes truques “caseiros” ajudam a baixar os consumos

Com as pessoas “fechadas” em casa, em confinamento ou teletrabalho, é normal que o valor da fatura da eletricidade a pagar no final do mês dispare, nomeadamente se se tratar de uma família com filhos. Mas há pequenos cuidados que podem ajudar a minimizar o peso da mensalidade, como por exemplo não deixar os equipamentos em modo de espera. No artigo de hoje da Deco Alerta apresentamos-te alguns truques “caseiros” que ajudam a baixar os consumos. 

Notícia sobre:

Intermediários de crédito em tempos de pandemia: conselhos para evitar burlas

Muitas pessoas viram-se obrigadas, em tempos de crise pandémica, a pedir dinheiro emprestado para fazer face às despesas mensais que têm, nomeadamente devido à perda de rendimentos. A solução pode passar por recorrer a um intermediário de crédito, uma opção que deve, no entanto, ser tomada com as devidas cautelas, de forma a evitar burlas. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Como é possível poupar em plena pandemia?

Notícia sobre:

Ser inquilino ou proprietário? Prós e contras em tempos de pandemia

Que passo dar quando se decide sair de casa dos pais, por exemplo, para se viver sozinho? Pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa será a melhor opção atualmente, em tempos de crise pandémica? Ou a possibilidade de ser inquilino em vez de proprietário traz mais vantagens nos dias que correm? No artigo de hoje da Deco Alerta tentamos ajudar-te nesta difícil tomada de decisão.

Notícia sobre: