Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Deco Alerta

Destinada a todos os consumidores em Portugal, aqui poderás encontar todas as rubricas semanais asseguradas pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista.pt.

Ser inquilino ou proprietário? Prós e contras em tempos de pandemia

Que passo dar quando se decide sair de casa dos pais, por exemplo, para se viver sozinho? Pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa será a melhor opção atualmente, em tempos de crise pandémica? Ou a possibilidade de ser inquilino em vez de proprietário traz mais vantagens nos dias que correm? No artigo de hoje da Deco Alerta tentamos ajudar-te nesta difícil tomada de decisão.

Notícia sobre:

Apoio ao arrendamento em tempos de pandemia: quais são e como pedir ajuda?

A pandemia da Covid-19 teve e está a ter um impacto tremendo no orçamento familiar dos portugueses, que se vêm obrigados, muitas vezes, a ter de pedir ajuda para cumprir com o pagamento das respetivas responsabilidades, nomeadamente as relacionadas com as despesas da casa. Será que os inquilinos têm direito a algum tipo de apoio? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Como mudar de operadora de telecomunicações: quem cancela o contrato?

Com o país em confinamento, para tentar combater o aumento do número de casos da pandemia da Covid-19, os portugueses passam mais tempo em casa, muitos em teletrabalho. Significa isto que, por exemplo, aumentam os gastos com eletricidade, gás, água e internet. A solução pode passar, neste último caso, pela mudança de operadora de telecomunicação. Será que é um processo fácil? Explicamos tudo sobre este tema mo artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Faturas da luz e da ‘net’ disparam com teletrabalho e aulas online, e agora? Estas dicas podem ser úteis

Portugal está mergulhado num novo confinamento, o que significa que muitas pessoas estão em teletrabalho. A juntar a isto está o facto de ter arrancado esta segunda-feira (8 de fevereiro de 2021) o ensino à distância, o que significa que muitas famílias estão, nesta fase, juntas em casa. Ou seja, com todos em casa, a fatura da luz e da internet tendem a disparar durante este período. No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos-te a perceber o que podes fazer para minimizar estas despesas e, desta forma, conseguires cumprir com as tuas obrigações.

Notícia sobre:

Dívidas ao banco em tempos de pandemia: o que fazer e por onde começar?

A pandemia da Covid-19 está a contribuir para o aumento da pobreza e a deixar muitas pessoas desempregadas ou, por exemplo, em processos de lay-off. O resultado é um aumento dos incumprimentos, ou seja, as dívidas ao banco tendem a aumentar, isto apesar da implementação de algumas medidas, como as moratórias bancárias. No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos-te a perceber o que podes fazer – e por onde começar – para conseguires cumprir com as tuas obrigações.

Notícia sobre:

Assembleia de condomínio adiada em estado de emergência e confinamento, sim ou não?

Uma assembleia de condomínio agendada para este mês de janeiro, em pleno estado de emergência e confinamento geral, deverá realizar-se ou faz sentido ser adiada? Esta será, seguramente, uma questão que muitas pessoas estão a colocar, visto que é comum serem agendadas para o primeiro mês do ano reuniões de condomínio. Fica a saber tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

Rendas em atraso na pandemia? Está em vigor um regime excecional de proteção a arrendatários

Muitos portgueses sentiram, e estão a sentir, os danos colaterais da pandemia da Covid-19, como por exemplo o aumento do desemprego. A renda da casa, no caso dos inquilinos, pode ser uma das “despesas” das famílias que ficam por pagar, entrando as mesmas em incumprimento com os respetivos senhorios. Há, no entanto, um regime excecional de proteção aos arrendatários, que foi alargado até final do primeiro semestre de 2021. Fica a saber tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

Obras para unir apartamentos e ter casas com mais espaço: cuidados a ter em conta

É possível fazer obras para unir apartamentos e passar a ter, desta forma, uma casa maior, com por exemplo um duplex, juntando frações de dois pisos? Que cuidados se deve ter aquando a realização deste tipo de obras? Procuramos dar resposta a estas e outras perguntas no artigo de hoje da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

Comprar casa em 2021: dicas que valem ouro antes de dar o primeiro passo

Ano Novo, vida nova. Uma frase que para muitas pessoas poderá servir de inspiração para outra: Ano novo, casa nova. Mas esta é uma decisão que deve ser bem ponderada, já que a qualquer momento a vida pode mudar. Um bom exemplo disso mesmo foi o ano de 2020, marcado pela chegada da pandemia da Covid-19. No artigo da Deco Alerta de hoje, damos algumas dicas que valem ouro antes de dar o primeiro passo, que é como quem diz, antes de comprar casa.

Notícia sobre:

Prendas de natal: como reclamar de compras online

Este ano, as compras online ganharam especial relevância para tratar das prendas de Natal. Por comodidade e, sobretudo, por segurança devido à pandemia da Covid-19, muitos foram os que decidiram adquirir os presentes pela Internet, em lojas virtuais, dentro e fora do país. Mas infelizmente nem sempre tudo corre bem. No artigo da Deco Alerta de hoje, explicamos como se pode atuar e reclamar. 

Notícia sobre: