Winter is coming! Truques para poupar na fatura energética

smoke
Clica em cada ícone para saber mais

Radiadores

Faz uma boa manutenção e purga os radiadores no outono para conseguires o melhor rendimento da caldeira. Devem estar limpos e sem móveis que os tapem ou dificultem a difusão do ar quente.
Aprende mais sobre este tema.

Caldeira

Uma boa manutenção da caldeira pode gerar uma poupança de 15% ao ano.
Para saber mais clica aqui.

Ventilação

Se a tua casa está orientada para o sol, ventila durante 10 minutos, logo depois de te levantares e deixa as persianas subidas.
Fica a saber mais.

Sistema elétrico

Controla a potência contratada, que pode ser maior ou menor consoante os aparelhos que tenhamos ligados à rede, bem como a tarifa. Se estás fora de casa grande parte do dia, vê bem que tipo de oferta melhor pode encaixar com o teu perfil de consumo, como por exemplo, a faturação por horas.
Encontra aqui mais informações.

Portas e janelas

Isola as entradas e saídas de ar para ajudar a manter a temperatura interior.
Aprofunda aqui.

Tapetes e cortinas

Decorar com tapetes e cortinas de cor escura porque absorvem a radiação solar e ajudam a subir a temperatura.
Damos-te mais conselhos.

Eletrodomésticos, frigorífico

Gerando 30,6% do consumo da eletricidade do lar, a primeira posição de gasto energético é liderada pelo frigorífico. Por isto, é determinante ver bem a etiqueta energética e comprar um tipo classe A. Mesmo sendo um pouco mais caro, a poupança na fatura compensará.
Mais truques.

Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes consomem mais e contaminam. Por isso, deixaram de se fabricar e deu-se prioridade às LED. Este tipo de iluminação tem uma duração de 70 mil horas, é sustentável porque não contém elementos tóxicos e ainda que seja um pouco mais cara do que a tradicional, o investimento compensa pelo retorno que se consegue na fatura mais baixa.
Ensinamos-te mais.

Consumo fantasma

O teu computador e a televisão nem sempre estão totalmente apagados; têm uma luz (normalmente encarnada) que avisa se estão apagados. Caso contrário: continuam a consumir, pouco, mas gastam.
Outras dicas.

Como aquecer um quarto com poucos cêntimos por dia

O jornalista e marinheiro britânico Dylan Winte mostra como aquecer um quarto com quatro velas pequenas do Ikea e dois vasos.

Trata-se do método Winter ‘low cost’ que consiste em colocar quatro velas acesas numa bandeja de metal e tapá-las com um vaso pequeno, que por sua vez será tapado com outro vaso maior, com um buraco no fundo.

As velas aquecem o ar que há dentro dos vasos e, graças à criação de uma corrente de convenção entre o ar quente e frio, o calor escapa-se pela parte de baixo da bandeja e pelo buraco central no vaso maior.

Só há que ter um pouco de paciência e esperar até que se note o aumento de temperatura.

Cada vela pode estar a aquecer durante umas quatro horas

Por isso, segundo Winter, bastam quatro velas de Ikea de manhã e outras quatro de tarde para aquecer um dos quartos onde passemos mais tempo. O pack de 100 velas custa 3,79 euros, pelo que custaria apenas 32 cêntimos de euro por divisão.

Para mais informações clica aqui.

Aposta por instalar tomadas inteligentes

Com as aplicações móveis hoje em dia podemos controlar toda a instalação elétrica de casa desde o iPhone, Ipad ou Apple Watch. Google também já subiu ao carro do lar inteligente com a sua app Google Home para dispositivos Android.

E o mercado oferece uma extensa gama de tomadas inteligentes que permitem que os nossos lares sejam mais eficientes. Não servem apenas para apagar o aquecimento central desde o trabalho ou analisar que eletrodoméstico consome mais, como são também um remédio para manter a tua casa a salvo de roubos.

Muitos utilizadores deste tipo de tomadas inteligentes utilizam-nos também durante as férias para acender e apagar as luzes, simulando assim a presença em casa para manter os ladrões afastados.

Explicamos-te mais sobre plugues inteligentes.