Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Winter is coming! Truques para poupar na fatura energética

smoke
Clica em cada ícone para saber mais

Radiadores

Faz uma boa manutenção e purga os radiadores no outono para conseguires o melhor rendimento da caldeira. Devem estar limpos e sem móveis que os tapem ou dificultem a difusão do ar quente.
Aprende mais sobre este tema.

Caldeira

Uma boa manutenção da caldeira pode gerar uma poupança de 15% ao ano.
Para saber mais clica aqui.

Ventilação

Se a tua casa está orientada para o sol, ventila durante 10 minutos, logo depois de te levantares e deixa as persianas subidas.
Fica a saber mais.

Sistema elétrico

Controla a potência contratada, que pode ser maior ou menor consoante os aparelhos que tenhamos ligados à rede, bem como a tarifa. Se estás fora de casa grande parte do dia, vê bem que tipo de oferta melhor pode encaixar com o teu perfil de consumo, como por exemplo, a faturação por horas.
Encontra aqui mais informações.

Portas e janelas

Isola as entradas e saídas de ar para ajudar a manter a temperatura interior.
Aprofunda aqui.

Tapetes e cortinas

Decorar com tapetes e cortinas de cor escura porque absorvem a radiação solar e ajudam a subir a temperatura.
Damos-te mais conselhos.

Eletrodomésticos, frigorífico

Gerando 30,6% do consumo da eletricidade do lar, a primeira posição de gasto energético é liderada pelo frigorífico. Por isto, é determinante ver bem a etiqueta energética e comprar um tipo classe A. Mesmo sendo um pouco mais caro, a poupança na fatura compensará.
Mais truques.

Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes consomem mais e contaminam. Por isso, deixaram de se fabricar e deu-se prioridade às LED. Este tipo de iluminação tem uma duração de 70 mil horas, é sustentável porque não contém elementos tóxicos e ainda que seja um pouco mais cara do que a tradicional, o investimento compensa pelo retorno que se consegue na fatura mais baixa.
Ensinamos-te mais.

Consumo fantasma

O teu computador e a televisão nem sempre estão totalmente apagados; têm uma luz (normalmente encarnada) que avisa se estão apagados. Caso contrário: continuam a consumir, pouco, mas gastam.
Outras dicas.