Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como poupar na fatura da luz? É possível medir os consumos de energia...

Christopher James Scheller/Unsplash
Christopher James Scheller/Unsplash
Autor: Redação

A fatura da luz é uma dor de cabeça para muitas famílias, mas há formas de conseguir poupar algum dinheiro. Uma delas passa pela monitorização dos consumos de energia, avisa o portal Poupa Energia, revelando que “a instalação de equipamentos de monitorização de consumos de energia (‘smart meters)” pode ajudar a baixar o valor da fatura.

“Estes equipamentos de medida” permitem “saber de forma exata” como utilizas energia, bem como “identificar eletrodomésticos (ou outros equipamentos) onde” poderás “poupar energia através de uma melhor utilização dos mesmos”, lê-se no site Poupa Energia. 

Outro dos conselhos passa por monitorizar o histórico de consumos e estabelecer comparações com períodos homólogos ou análises diárias, semanais ou mensais. E assim podes perceber se estás a ter um consumo mais eficiente.

A título de exemplo, com um destes aparelhos de monitorização instalados em casa é possível poupar 48 euros por ano numa fatura anual de 1.200 euros.

“A maioria das soluções existentes no mercado não necessitam de ser instaladas por um profissional, são constituídas por equipamentos de medição não intrusivos e podem facilmente ser instalados por qualquer utilizador, desde que cumprindo as normas de segurança e seguindo os manuais de instalação”, lê-se no portal Poupa Energia.