Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Deco Alerta: Sabias que podes poupar dezenas de euros nas despesas da casa evitando gastos fantasma?

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Como reduzir os gastos de casas é o 31º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

“Como é do conhecimento de todos, os portugueses estão a atravessar um sério período de crise financeira. Cá em casa, eu, o meu marido e os nossos dois rapazes tentamos poupar ao máximo, mas os gastos parecem não diminuir, sobretudo as do consumo de luz. O que podemos fazer para melhorar este cenário?”

Cara consumidora, a tua questão é muito pertinente e toca a vida de todos nós. As famílias portuguesas enfrentam graves dificuldades e muitas delas já não sabem em que despesas podem “cortar”.

Como diz o provérbio português, mais vale prevenir do que remediar… e é esse o caminho que a DECO propõe às famílias. Uma boa gestão das finanças pessoais é determinante para melhor administrar os rendimentos e controlar as despesas, permitindo ainda efetuar uma poupança que permita acautelar algum imprevisto e para investir a pensar no futuro.

Referes concretamente o consumo de energia e o seu peso nas despesas mensais da tua família. A DECO está muito atenta a este problema dos portugueses e tem promovido diversas campanhas de informação que procuram motivar os consumidores a reduzir a sua fatura de eletricidade.

Têm sido efetuados, também, muitos testes a equipamentos elétricos domésticos, pretendo sempre alcançar formas de poupar no consumo energético.

Os nossos estudos provam que os consumos stand by ou modo de espera, geralmente visíveis por uma pequena luz vermelha que indica que o equipamento apesar de não estar a desempenhar qualquer função está a consumir energia! Por exemplo, no caso da televisão, senão a desligares no botão e carregares apenas no comando estás produzir um desperdício de energia, o chamado consumo fantasma. 

Como evitares este consumo fantasma e poupares alguns euros na tua fatura?

Com gestos simples! Desliga sempre os equipamentos no botão e como não é prático desligá-los após cada utilização da tomada, utiliza em todos eles extensões inteligentes. Estas permitem eliminar grande parte dos consumos stand-by. Trata-se de um investimento inicial de compra relativamente baixo e que, em poucos meses, é reembolsado pelo consumo que evitas.

Encontrarás no mercado extensões inteligentes, dotadas de um botão, como mostra esta imagem, entre os 25 e 50 euros.

De acordo com o tipo de equipamento que será ligado a esta extensão, poderás escolher um modelo equipado com infravermelhos ou um modelo ativado através de um sinal via porta USB.

A poupança pode começar pelos pequenos gestos. Ajudarás a tua bolsa e o meio ambiente!