Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa

Últimas notícias sobre "Lisboa" publicadas em idealista.pt/news

Estas são as melhores cidades europeias para investir em imobiliário em 2021 - Lisboa em queda

O setor imobiliário continua a ser um refúgio, um porto seguro, em tempos de crise. Apesar do contexto de pandemia da Covid-19 que se vive em todo o mundo, os grandes investidores internacionais têm a Europa na mira. Lisboa, que em 2019 foi considerada a melhor cidade europeia para investir em imobiliário e em 2020 ocupava a 10ª posição, voltou este ano a descer da tabela: ocupa agora o 15º lugar.

Notícia sobre:

Lisboa tem 44% de áreas verdes, mais que a média mundial

Lisboa tem 44% de áreas verdes, face aos 39% da média mundial e 45% da europeia, com um total de 111,85 metros quadrados per capita, revela o HUGSI, índice de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela Husqvarna, criado para avaliar o nível de espaços verdes nas cidades ao redor do mundo: se eles crescem ou diminuem, e até saber qual é a cidade mais verde do planeta. A capital portuguesa aparece na 89ª posição do ranking.

Notícia sobre:

Arrendamento agita o mercado residencial em Portugal

O mercado de arrendamento em Portugal tem estado, nos últimos anos, no centro das atenções. O ano de 2020 não foi exceção. Logo em janeiro, num cenário de pré-pandemia da Covid-19, ficámos a saber que o valor das rendas pedido pelos senhorios aos potenciais inquilinos tinha disparado: aumentou, em 2019, em média 3,2%, mais que no ano anterior (1,9%). O ano ficou também marcado, entre outras coisas, por uma dança de cadeiras na habitação em plena pandemia, com Marina Gonçalves a substituir Ana Pinho no cargo de secretária de Estado da Habitação. A política é, no entanto, de continuidade, tendo a dinamização do mercado de arrendamento no horizonte, conforme revelou ao idealista/news Marina Gonçalves.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis em Lisboa: nova fase de candidaturas a decorrer

Um ano depois do lançamento oficial do Programa de Renda Acessível (PRA) da Câmara de Lisboa (CML), a autarquia abriu uma fase de candidaturas. A 4.ª edição arrancou esta segunda-feira (dia 21 de dezembro de 2020) e decorre até ao dia 20 de janeiro de 2021. Em causa estão 48 habitações particulares, de tipologias entre T0 e T4, arrendadas pela autarquia para sub-arrendamento, com uma renda correspondente a um terço do rendimento líquido do agregado familiar. 

Notícia sobre:

Cidades cresceram com o turismo e estão agora em crise – pós-Covid-19 já está a ser preparado

O crescimento em flecha do turismo em várias cidades mundiais, nomeadamente em Lisboa e Porto, gerou polémica em tempos de pré-pandemia da Covid-19, devido aos níveis de massificação excessivos e respetivos efeitos preversos para os habitantes. Um cenário, de eventual “excesso” de turistas, que agora não se coloca. Mas voltar a ter turistas é a prioridade das cidades, sendo que se antecipam alguns sinais de mudanças quando vier a recuperação. 

Notícia sobre: