Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas de férias

As últimas notícias e informações sobre casas para férias. Encontre casas para férias no Norte de Portugal, casas no Sul, casas de verão no Algarve, casas rústicas ou com piscina, para disfrutar ao máximo do seu descanso.

Alojamentos turísticos nacionais tiveram proveitos de 3,7 mil milhões em 2017

Os proveitos totais do alojamento turístico nacional atingiram 3,7 mil milhões de euros em 2017, mais 18,6% que no ano anterior. Já os proveitos de aposento totalizaram 2,7 mil milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 20,9%. Em 2016, face a 2015, os proveitos totais tinham subido 18,1% e os de aposento 19,2%.

Notícia sobre:

Novas regras do Alojamento Local com luz verde de Marcelo - mas com chamadas de atenção

O Presidente da República decidiu, antes de ir de férias, promulgar as novas regras do Alojamento Local (AL), reconhecendo a urgência e a importância de dar mais poderes às autarquias, com o objetivo de travar excessos desta atividade que afetem a vida das zonas históricas ou dos centros urbanos. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa tem reservas sobre algumas das soluções que chegaram a Belém no âmbito do novo enquadramento legislativo das casas para turistas saído do Parlamento.

Notícia sobre:

Líder do BE participa em empresa de Alojamento Local no interior de Portugal

Dias depois de saber-se do negócio imobiliário do deputado bloquista Ricardo Robles, agora é tornado público que Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) e uma das vozes mais críticas do Alojamento Local (AL), é sócia minoritária de uma empresa que opera no ramo das casas para turistas no interior do país. 

Notícia sobre:

Deco Alerta: A tua rua é um “festival de ruído” nas férias? Isto é o que poderás fazer...

O verão é, também, tempo de festa para muitas pessoas. Mas quem reside numa zona “badalada” pode não achar piada ao ruído e à agitação típicas da época. Explicamos-te como podem atuar os moradores nestas situações.

Notícia sobre:

CML vai proibir novas unidades de AL em Alfama, Mouraria e Castelo

A Câmara de Lisboa vai deixar de aceitar a abertura de mais casas para turistas em Alfama, Mouraria e Castelo. E a autarquia está a analisar se alarga a medida a outras "zonas de contenção". Já no Porto está ainda em curso o estudo que vai servir de base à decisão do município quanto a travar ou não o Alojamento Local em algum bairro.

Notícia sobre:

Casas para turistas: novas regras do Alojamento Local preocupam associações do setor

O Parlamento aprovou esta semana um conjunto de alterações à lei do Alojamento Local (AL). Mudanças que não agradam a todos os intervenientes do setor imobiliário, nomeadamente à AHRESP, à ALEP e à APEMIP.

Notícia sobre:

Alojamento Local com novas regras aprovadas no Parlamento: o guia que não podes perder

Depois de meses de polémica na praça pública, no palco político e no mercado imobiliário, o Parlamento aprovou esta terça-feira um conjunto de alterações à lei do Alojamento Local (AL), que visa tentar promover uma melhor convivência entre o turismo, o imobiliário e as realidades locais. De uma forma geral, os grandes vencedores desta revisão legislativa ao regime jurídico de exploração das casas para turistas são as câmaras municipais e os condomínios, que ganham poderes reforçados. Para que nada te escape, resumimos num guia toda a informação que tens de saber.

Notícia sobre:

Hostels deixam de ser AL; transmissão de registos acaba e são criadas quotas - isto quer o Governo

Os hostels estão em vias de deixar de ser considerados alojamento local (AL), passando este tipo de estabelecimentos a necessitar de uma licença de utilização turística. Esta é a vontade da secretária de Estado da Habitação, que foi ao Parlamento ser ouvida no âmbito do grupo que está a trabalhar sobre as propostas de alteração à legislação do AL. Ana Pinho defende ainda que as licenças de casas para turistas deixem de poder ser transmitidas automaticamente, sem a obrigatoriedade de um novo registo.

Notícia sobre: