Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lar

Como aquecer a casa de forma inteligente e eficiente – e trocar de sistema sem dores de cabeça

Nos últimos meses, muitos portugueses passaram a maior parte do tempo em casa, confinados, na sequência de uma pandemia que teima em não dar tréguas. Em muitos lares a fatura da luz terá disparado devido, também, aos sistemas de aquecimento existentes. No artigo de hoje da Deco Alerta falamos-te sobre um projeto – o HARP – que ajuda os consumidores a entenderem tudo o que é preciso saber sobre sistemas de aquecimento. Com uma particularidade: jogando (através de um quiz). Curioso?

Notícia sobre:

Os eletrodomésticos que gastam mais energia em casa e truques para poupar

Nos últimos meses, a maior parte do tempo dos portugueses foi passado em casa, devido à pandemia da Covid-19. Não é de estranhar, por isso, que os consumos de energia tenham subido em flecha, nomeadamente os da eletricidade. Quais serão, então, os eletrodomésticos mais “glutões” da casa e o que é possível fazer para que poupar energia com os mesmos? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Fatura da luz dispara na pandemia: estes truques “caseiros” ajudam a baixar os consumos

Com as pessoas “fechadas” em casa, em confinamento ou teletrabalho, é normal que o valor da fatura da eletricidade a pagar no final do mês dispare, nomeadamente se se tratar de uma família com filhos. Mas há pequenos cuidados que podem ajudar a minimizar o peso da mensalidade, como por exemplo não deixar os equipamentos em modo de espera. No artigo de hoje da Deco Alerta apresentamos-te alguns truques “caseiros” que ajudam a baixar os consumos. 

Notícia sobre:

Preço da botija de gás terá um valor máximo de 23,90 euros

O preço máximo do gás engarrafado (GPL) – as chamadas botijas de gás – vai voltar a ter um valor máximo, anunciou o Governo esta quarta-feira (13 de janeiro de 2021), depois da reunião do Conselho de Ministros. Uma medida que entra em vigor com o novo confinamento geral, que começa esta sexta-feira (15 de janeiro), e que já tinha sido aplicada no primeiro confinamento geral. Uma novidade que consta no Decreto n.º 3-A/2021, já publicado em Diário da República. Uma garrafa de gás butano de 13kg, a mais usada para cozinhar e aquecer a casa, pode custar no máximo 23,90 euros até final do mês de janeiro.

Notícia sobre:

Novo IVA da luz: em que circunstâncias e quando haverá redução do valor na fatura

Soube-se, recentemente, que o IVA da eletricidade vai diminuir, havendo novas regras em vigor no IVA da luz já a partir deste mês de dezembro. Regras essas, no entanto, que não se aplicam a todos os casos. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news, explicamos em que circunstâncias e quando haverá essa redução do valor do IVA.

Notícia sobre:

Consumo de água em casa: dicas para ajudar a reduzir a fatura

São muitos os portugueses que, devido à pandemia da Covid-19, foram “forçados” a ficar em casa nos últimos tempos. O lar passou a ser, também, a escola e o escritório, entre muitas outras coisas, claro. O resultado, ou um dos resultados, está à vista: o consumo de água disparou. E a fatura também. Mas há estratégias a ter em conta para ajudar a diminuir o valor a pagar. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre: