Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lar

Animais de estimação nas férias: portugueses gastam mais de meio milhão em alojamentos

As férias estão aí à porta para muitos portugueses. Quem tem animais de estimação tem agora uma preocupação extra, a de deixar os animais domésticos (bem) acomodados e em segurança, o que tem, no entanto, um custo. Até à data, os portugueses já gastaram mais de 500.000 euros para garantir um alojamento aos “amigos lá de casa”. Em causa está um estudo da Fixando, plataforma online nacional que facilita a contratação de serviços locais.

Notícia sobre:

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Quantas peças de frutas consomem os portugueses por dia? Há pessoas que simplesmente... não comem

Mais de cinco milhões de portugueses consomem uma a duas peças de fruta por dia, o que representa 58,6% dos residentes no continente com 15 e mais anos. Um em cada cinco portugueses diz consumir três peças de fruta diariamente e 11,6% mais que três. Há, no entanto, outro número que salta à vista: 749 mil indivíduos dizem não consumir nenhuma peça de fruta ao longo de um dia, o que equivale a 8,8% do total.

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre:

Os animais de estimação e o Covid-19: neste portal há respostas para tudo

Tens gatos, cães ou outro animal de estimação? E muitas perguntas sobre o coronavírus? Há um portal português, o ANIMALAR, que nasceu com o objetivo de dar resposta às muitas dúvidas dos donos dos amigos de quatro patas.

Notícia sobre:

Compensa pagar as despesas da casa por débito direto?

Desde há uns anos que se tem intensificado o uso dos pagamentos por débito direto. Ou seja, um determinado fornecedor/vendedor desconta o valor de uma fatura na conta do cliente, diretamente, sob prévia autorização. Isto pode acontecer com contratos duradouros - como fornecedores de energia, telecomunicações ou a renda da casa - mas também para pagamentos pontuais. No Deco Alerta de hoje esclarecemos os direitos dos consumidores e vantagens associadas, mas também os cuidados a ter.

Notícia sobre:

Segredos para limpar a casa sem fazer mal ao ambiente

Limpar a casa é algo inevitável e o mais habitual é recorrer-se, para isso, a detergentes à venda no mercado. Mas os efeitos negativos que muitos destes produtos têm para o ambiente fazem com que, cada vez mais, os consumidores procurem alternativas ecológicas. E há soluções fáceis e baratas que podem ser preparadas em casa. Explicamos tudo no Deco Alerta de hoje.

Notícia sobre:

Como poupar até 50% nos serviços de TV, net e voz

Sabias que podes ter acesso a uma poupança imediata na fatura das telecomunicações? À semelhança do que ocorre no mercado livre elétrico, os consumidores mais vulneráveis economicamente têm direito a usufruir um desconto neste tipo de serviços, de modo a reduzir as faturas e a minimizar, assim, o impacto que estes gastos apresentam no orçamento familiar todos os meses.

Notícia sobre:

Contas à vida: os gastos com a casa em 2020

Tudo indica - salvo surpresas inesperadas - que os portugueses vão beneficiar em 2020 de um aumento do poder de compra, graças à melhoria das condições económicas e à quebra do desemprego, a par de uma subida média esperada dos salários acima da inflação. Ainda assim, há que fazer contas à vida e preparar o ano que acaba de arrancar, porque há aumentos à vista e as contas em casa vão somando e o dinheiro saindo. Para te ajudar nesta missão, compilámos alguns dos principais gastos com que podes contar referentes à vida do lar - fora todas as outras despesas que possas ter.

Notícia sobre:

Humidade em casa: como atacar este problema

Notícia sobre: