Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lar

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Truques para entender a fatura da luz e... controlar e baixar os consumos de energia

As despesas com a fatura de eletricidade são muito elevadas para muitos portugueses, e terão aumentado bruscamente com a pandemia da Covid-19, já que muitas pessoas passam muito mais tempo em casa. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos que podem ajudar a baixar a fatura, bem como a perceber e/ou compreender melhor o conteúdo da mesma. 

Notícia sobre:

Quantos portugueses têm cães e gatos em casa?

São 3,2 e 2,7 milhões o número de indivíduos que, em julho de 2020, referiu ter em casa, respetivamente, cães e gatos. Em causa estão dados que constam no estudo TGI da Marktest, que permite concluir que, “apesar de algumas oscilações, a existência de cães e gatos nos lares portugueses tem vindo a aumentar”.  

Notícia sobre:

Animais de estimação nas férias: portugueses gastam mais de meio milhão em alojamentos

As férias estão aí à porta para muitos portugueses. Quem tem animais de estimação tem agora uma preocupação extra, a de deixar os animais domésticos (bem) acomodados e em segurança, o que tem, no entanto, um custo. Até à data, os portugueses já gastaram mais de 500.000 euros para garantir um alojamento aos “amigos lá de casa”. Em causa está um estudo da Fixando, plataforma online nacional que facilita a contratação de serviços locais.

Notícia sobre:

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Quantas peças de frutas consomem os portugueses por dia? Há pessoas que simplesmente... não comem

Mais de cinco milhões de portugueses consomem uma a duas peças de fruta por dia, o que representa 58,6% dos residentes no continente com 15 e mais anos. Um em cada cinco portugueses diz consumir três peças de fruta diariamente e 11,6% mais que três. Há, no entanto, outro número que salta à vista: 749 mil indivíduos dizem não consumir nenhuma peça de fruta ao longo de um dia, o que equivale a 8,8% do total.

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre: