Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Turismo

Megaprojeto turístico em Portimão que envolve Pais do Amaral foi (outra vez) chumbado

A construção de um mega empreendimento turístico de luxo em Portimão, no Algarve, que previa a construção três hotéis, no total de 600 camas, voltou a não passar no crivo do Ambiente. O projeto foi chumbado no ano passado, em junho, mas os promotores – um deles é uma empresa na qual Pais do Amaral tem participação – não desistiram, e submeteram uma nova proposta com alterações para ultrapassar as condicionantes ambientais.

Notícia sobre:
Um turismo rural localizado na encosta da Serra de Sicó (Coimbra) / Carlos Cezanne

Uma aldeia inteira que é uma “casa” e um paraíso seguro em tempos de pandemia: esta é a Villa Pedra

Um refúgio de luxo numa aldeia (antes) deserta e agora povoada por casas batizadas com nomes de árvores e ervas aromáticas. O Villa Pedra Natural Houses começou como um projeto de vida, mas rapidamente ganhou a forma de um turismo rural. Nasceu numa encosta da Serra de Sicó, no centro do país, na antiga Aldeia de Cima, que esteve ao abandono mais de 70 anos, e tornou-se num local atraente para escapar ao reboliço da cidade. Em tempos de pandemia, assumiu-se, também, como “casa” segura e tranquila, perfeita para desfrutar da natureza e ar puro que (só) a vida no campo oferece.

Notícia sobre:

Braga entre as cinco melhores pequenas cidades do mundo para viver a reforma

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo para viver a reforma em 2020 pela revista International Living. E agora o ADN luso volta a destacar-se, desta vez porque a publicação decidiu incluir Braga numa ‘shortlist’ de 5 cidades mais pequenas e menos conhecidas no mundo perfeitas para viver a reforma. O "The 75 Best Towns and Cities For Retirement – by region" destaca, assim, os lugares onde é possível viver mais e melhor, com menos. Locais que oferecem “um estilo de vida rico em cultura, excelentes infraestruturas e restaurantes e entretenimento de primeira classe”, diz a revista.

Notícia sobre:

Via verde para turistas britânicos em Portugal – é em setembro que fazem mais férias no país

O levantamento da quarentena obrigatória para os turistas britânicos que venham a Portugal é uma boa notícia para o setor turístico nacional, desde logo porque setembro é o mês preferido dos britânicos para fazerem férias em Portugal.

Notícia sobre:

Airbnb proíbe festas em alojamentos em todo o mundo e limita ocupação máxima a 16 pessoas

A Airbnb - plataforma online de arrendamento temporário - decidiu proibir a realização de festas nos alojamentos que gere em todo o mundo e estipulou uma ocupação máxima de 16 hóspedes por casa. A medida, que pretende mitigar e evitar o contágio pelo novo coronavírus, permanecerá em vigor por tempo indeterminado até novo aviso. 

Notícia sobre:

Dormidas de turistas estrangeiros caem em flecha em junho à boleia da pandemia

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, tendo o setor do alojamento turístico registado em junho 493,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, menos 82% e menos 85,2%, respetivamente, que no período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). As dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por parte de cidadãos estrangeiros também caíram e flecha.

Notícia sobre:
Jamie Street on Unsplash

Ir de férias com os animais de estimação, sim ou não? As regras a ter conta

Desfrutar das férias com animais de estimação? Será melhor levá-los no caso de ser um alojamento turístico que aceite os companheiros de quatro patas ou deixá-los em locais especializados para que tomem conta deles? Estas dúvidas pairam, seguramente, na mente de muitos portugueses nesta altura do ano. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto, nomeadamente as pequenas regras que devem ser cumpridas “dentro e fora de casa” com os animais de estimação.

Notícia sobre:

Mais de 60% dos alojamentos turísticos com cancelamentos de reservas devido à pandemia

Mais de 60% dos alojamentos turísticos reportaram cancelamentos de reservas para os meses de junho a outubro de 2020 devido à pandemia, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). A Região Autónoma dos Açores foi aquela que apresentou maior peso de estabelecimentos com cancelamentos de reservas (94,3% dos estabelecimentos e 91,8% da capacidade oferecida), seguindo-se o Algarve (78,9% e 89,6%, respetivamente), a Área Metropolitana de Lisboa (74% e 84,7%, pela mesma ordem) e a RA da Madeira (71,6% e 87,3%, respetivamente).

Notícia sobre: