Estepona, Málaga

Estepona cresce no setor imobiliário de luxo e rivaliza com Marbella

O município de Estepona, na província de Málaga, passou por uma profunda transformação na última década, colocando-se no mapa internacional como um dos destinos residenciais mais desejados do sul da Europa. Este crescimento assenta num modelo urbano moderno e de alta qualidade, sem perder, porém, a sua essência de vila branca.
Apartamento de luxo em Londres

A "crise" do mercado de luxo em Londres: preços com 50% de desconto

Um apartamento num dos novos lugares mais luxuosos de Londres foi vendido por cerca de 25 milhões de libras (28,3 milhões de euros), representando um desconto superior a 50% em relação ao preço inicial no início do ano. A identidade do comprador, que adquiriu esta propriedade em The Glebe, um edifício novo no exclusivo bairro de Chelsea pertencente à Orion Capital Managers, não foi divulgada. Este caso é mais um exemplo da crise que afeta o mercado residencial ‘premium’ no Reino Unido, impulsionada pelos novos impostos sobre estrangeiros residentes que pagavam impostos noutros países e pela perda de benefícios fiscais.
Gema Gallardo, diretora geral de Provivienda

Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha

Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
Ilha do Sal, em Cabo Verde

Grupo hoteleiro português Oásis Atlântico investe 25 milhões em Cabo Verde

Salinas Residence, assim se chama o empreendimento turístico-residencial que o grupo hoteleiro português Oásis Atlântico vai construir na ilha do Sal, em Cabo Verde. Terá 177 apartamentos – 153 turísticos e 24 residenciais, de T0 a T2 – pensados para turistas e investidores, e sairá do papel na sequência de um investimento superior a 25 milhões de euros.
Berlim

Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029

O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. A nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse), por parte do parlamento (Bundestag). 
The Post

Amancio Ortega compra edifícios de escritórios no Canadá por 680 milhões

O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, continua a expandir os seus investimentos imobiliários através do seu braço de investimento Pontegadea. A sua mais recente aquisição foi um edifício de escritórios no centro de Vancouver, pelo valor de 1.100 milhões de dólares canadianos (680 milhões de euros), tornando-se uma das maiores operações realizadas no Canadá. Trata-se do complexo ‘The Post’, composto por duas torres de 22 e 19 pisos, cujo principal inquilino é a Amazon, estando também ocupadas por empresas como a Starbucks. Esta é a quinta compra de Ortega no mercado canadiano.

Hong Kong prepara-se para receber um ícone urbano inovador

Hong Kong prepara-se para receber um novo ícone urbano. O grupo imobiliário Land Development anunciou o arranque do Central Yards, um projeto de uso misto avaliado em 63 mil milhões de dólares de Hong Kong (702 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A peça central do design será o chamado ‘landscraper’, uma estrutura horizontal com 400 metros de comprimento, situada numa parcela de 4,8 hectares frente à costa de Hong Kong. Este edifício acolherá escritórios de última geração, lojas inovadoras e um centro cultural vibrante, criando um destino dinâmico e atrativo.
Buenos Aires

Estas são as cidades mais caras para comprar casa na América Latina

O preço da habitação nas principais cidades da América Latina continua a subir, segundo um relatório da Escola de Negócios da Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires. O preço médio na região aumentou 6,2%, tomando o dólar norte-americano como referência. Entre os valores mais elevados destacam-se Montevidéu (3.209 dólares/m2), seguida da Cidade do México (2.909 dólares/m2), Monterrey (2.877 dólares/m2), Guadalajara (2.717 dólares/m2) e Buenos Aires (2.622 dólares/m2), valores que, ao câmbio atual, variam entre 2.275 e 2.790 euros por metro quadrado.
Renda per capita

Rendimento familiar em Portugal aumenta lentamente em vinte anos

Portugal mantém-se num patamar intermédio na União Europeia quando se olha para o crescimento do rendimento disponível per capita das famílias entre 2004 e 2024, enquanto países como Roménia (134%), Lituânia (95%) e Polónia (91%) registaram aumentos impressionantes. Espanha destacou-se negativamente, com apenas 11% de aumento em 20 anos, ficando apenas à frente da Grécia (-5%) e da Itália (-4%). Portugal não chega a esses extremos, mas o seu crescimento também se manteve moderado
Países onde a riqueza mais cresceu na última década

Estes são os países onde a riqueza aumentou na última década

Um recente relatório sobre o crescimento da riqueza mundial, elaborado pela New World Wealth, revela que Montenegro lidera a lista global de países com maior aumento no número de milionários na última década (2014-2024), registando uma subida de 124%. Atualmente, este pequeno país europeu conta com 2.800 milionários, 22 centimilionários (pessoas com mais de 100 milhões de dólares) e dois multimilionários (mais de mil milhões de dólares).
Los 30 países con mayor calidad de vida

Estes são os 30 países como melhor qualidade de vida em 2025

Portugal desceu no Índice Global de Qualidade de Vida da Numbeo. Em 2015 ocupava o 26.º lugar, mas em 2025 já não figura no top 30, segundo a Visual Capitalist. Em contra partida, Espanha registou um avanço no Índice Global de Qualidade de Vida elaborado pela Numbeo, situando-se no 18.º lugar a nível mundial em 2025, face ao 24.º lugar que ocupava há uma década, o que representa uma melhoria de seis posições, conforme revela esta imagem da Visual Capitalist.
Taxas de ouro de investimento

Governo italiano propõe imposto de 12,5% sobre ouro de investimento

Novos desenvolvimentos sobre o possível imposto sobre o ouro detido por particulares estão a ser estudados pelo Governo italiano no âmbito da procura de novas fontes de financiamento para a Lei do Orçamento de 2026. Depois da hipótese de um imposto de 18% sobre o ouro de investimento, a taxa pontual para quem possui ouro de investimento sob a forma de lingotes, moedas ou joias sem documentação de compra poderá baixar para 12,5%, permitindo que, em caso de venda, apenas a mais-valia obtida seja tributada.
Habitação em Londres

Faltam casas em Londres: estas são as medidas para acelerar a construção

Dezenas de milhares de londrinos irão beneficiar das medidas de emergência destinadas a impulsionar a construção de habitação, desbloquear projetos parados e garantir um maior número de casas acessíveis em toda a cidade. A autarquia está apostada em lançar um volume de habitação social sem precedentes desde os anos 70, tendo em vista a conclusão de mais habitações novas que em qualquer outro momento desde a década de 1930.