Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Maioria dos jovens não vive onde gostaria – e opção de comprar casa ganha força no futuro

A maioria dos jovens portugueses (78,1%) não vive onde gostaria, sendo que dois em cada 10 jovens entre os 30 e 34 anos ainda residem com os pais. E mais: 87,9% dos jovens gostariam de morar, no futuro, numa casa própria.

Notícia sobre:
Hostmaker

Como deixar a casa “pagar” as férias: dicas para potenciar a rentabilidade de um imóvel

Tinhas uma casa vazia e decidiste convertê-la num alojamento local, mas agora não sabes muito bem que passos deves dar para torná-la “apetecível”. Deixamos-te alguns truques para que consigas aumentar a rentabilidade do teu imóvel.

Notícia sobre:

A importância de ter a casa segura: quase 4 milhões de pessoas têm seguro habitação

Entre janeiro e agosto de 2019, havia 3 milhões 950 mil pessoas com seguro habitação, um valor que corresponde a 43.9% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos. Trata-se do valor mais alto dos últimos três anos (desde 2016).

Notícia sobre:

Realojamento de famílias com dificuldades no Seixal em curso, apesar da subida dos preços das casas

Localizado na margem Sul do Tejo, o Bairro da Jamaica tem em curso um programa que visa resolver os problemas de carência habitacional que ali se vivem. Começou a formar-se na década de 90, por gente que chegava dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e se instalava em torres inacabadas com infraestruturas de água, luz e gás ilegais. Este ano, a autarquia local espera instalar 74 famílias em outras casas, dentro de um objetivo final de realojamento de 234 famílias.

Notícia sobre:
Photo by Linford Miles on Unsplash

Podem os inquilinos arrendar o imóvel onde vivem a outra pessoa?

Queres arrendar a casa na qual vives como inquilino e não sabes se o podes fazer? Decidimos abordar o tema do subarrendamento no consultório imobiliário de hoje, sendo que muitas das questões que nos chegam estão relacionadas com os direitos e deveres de arrendatários e senhorios.

Notícia sobre:

Rendas vão (mesmo) subir 0,51% em 2020

Um inquilino que esteja a pagar pela casa uma renda de 1.000 euros por mês vai ter de pagar no próximo ano mais cinco euros todos os meses. Esta é a consequência da aplicação do coeficiente de atualização das rendas que todos os anos é apurado pelo INE.

Notícia sobre:

Novo empreendimento de luxo na Foz do Douro com apartamentos de 1,3 milhões de euros

Localizado numa das zonas onde a habitação apresenta os valores mais altos do Porto, o empreendimento é constituído por seis apartamentos de luxo. As vendas arrancam esta semana, mas a obra de construção só ficará concluída no segundo semestre de 2020. 

Notícia sobre: