Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Casas devolutas pagam três vezes mais IMI

Até sábado, as câmaras já deverão ter recebido ficheiros eletrónicos enviados pelas empresas de serviços de telecomunicações, água, luz e gás com a listagem anual atualizada “da ausência de contratos de fornecimento ou de consumos baixos, por cada prédio urbano ou fração autónoma”. Uma obrigação que visa agilizar os procedimentos para que as autarquias detetem os prédios que estão devolutos. Quando identificados, e enviada essa informação para o Fisco, os proprietários terão de pagar IMI a triplicar.

Notícia sobre:

Novo imposto sobre imóveis “em cima da mesa” no SIL 2016

O eventual novo imposto sobre o património imobiliário, que muita tinta tem feito correr nos últimos dias, deverá voltar a estar na ordem do dia durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), que se realiza de 5 a 9 de outubro na FIL. Segundo Luís Lima, presidente da APEMIP – e também do Conselho Estratégico do SIL –, o Governo deve pronunciar-se sobre o tema durante o evento.

Notícia sobre:

SIL 2016: feira arranca na próxima semana com “mais de 200 mil imóveis de oportunidades de negócio”

A maior e mais importante feira imobiliária do país, o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), arranca já na próxima semana – realiza-se de 5 a 9 de outubro na FIL. Para Sandra Fragoso, gestora do evento, é de “esperar mais uma edição de sucesso”. “Serão mais de 300 empresas e entidades e mais de 200 mil imóveis de oportunidades de negócio num só espaço”, diz a responsável ao idealista/news.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Queres ter um parque infantil no condomínio? Fica atento a estas regras

A criação de um espaço de lazer para gozar em família – uma espécie de parque infantil – no condomínio onde vives pode não ser tão simples como parece... Explicamos-te tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Mais de 1.200 penhoras de casas evitadas com nova lei em quatro meses

Mais de 1.200 famílias puderam continuar a viver nas suas casas, nos últimos quatro meses, apesar das suas dívidas ao fisco. Estes contribuintes beneficiaram ainda da possibilidade pagarem os impostos em prestações, à medida das suas disponibilidades financeiras. Ao abrigo do novo mecanismo legal, em vigor desde 23 de maio de 2016, as Finanças estão impedidas de vender habitações próprias e permanentes.

Notícia sobre:

Mais de 700 apartamentos de luxo à venda em Lisboa este ano

Cerca de 720 novos apartamentos da gama alta estiveram – alguns ainda estão – à venda no centro de Lisboa este ano, mais 18% face à oferta contabilizada no ano passado (cerca de 600 imóveis) e mais 40% face a 2014 (pouco mais de 500 casas).

Notícia sobre:

Julgamento dos vistos gold começa a 10 de janeiro

O julgamento do processo dos vistos gold, em que é arguido o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, entre outros, começa a 10 de janeiro de 2017. Segundo fonte judicial, além da primeira sessão de audiência, já estão marcadas três sessões semanais até 5 de abril. Entretanto, foram concedidos 80 vistos em agosto, menos 26 que no mês anterior. Ao todo, desde 8 de outubro de 2012, foram atribuídos 3.795 vistos.

Notícia sobre:

... E está a assustar os investidores estrangeiros

Os investidores estão “desconfortáveis” com a proposta conjunta do Governo e BE para um novo imposto para património imobiliário acima dos 500.000 euros. O mesmo ocorrerá em paralelo com o IMI, será progressivo e deixará de fora patrimónios globais abaixo de meio milhão de euros de valor patrimonial tributário – a proposta constará no Orçamento do Estado para 2017.

Notícia sobre:

Mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 sem apoio para arrendar casa

Entre 2007 e 2016, mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 ficaram sem apoio ao arrendamento, segundo dados do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). É para corrigir esta situação que o Governo diz estar a trabalhar num "reforço substancial na dotação do programa" para o próximo ano.

Notícia sobre:

Casas com preços mais altos desde 2010 e vendas disparam 30%

Os preços das casas em Portugal estão em máximos de quase seis anos. O índice de preços da habitação em Portugal, calculado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), chegou no segundo trimestre deste ano ao ponto mais elevado desde o terceiro trimestre de 2010 e as vendas subiram quase 30%.

Notícia sobre: