Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Governo prepara plano para atrair investidores a construir e promover casas a preços acessíveis

Aumentar o número de casas disponíveis no mercado a preços acessíveis. Este é o grande objetivo da secretária de Estado da Habitação e é, para alcançar este desígnio, que diz orientar todos os esforços e estratégias. Ana Pinho considera que, em Portugal, a solução para a crise habitacional não passa por limitar os preços do arrendamento por via administrativa - como se quer fazer na vizinha Espanha, por exemplo - sob o risco de se "perderem ainda mais casas".

Notícia sobre:

Rendas acessíveis: chega ao mercado o primeiro seguro pela mão da Tranquilidade

Proteger inquilinos e senhorios que adiram ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA) - este é o objetivo do novo seguro que acaba de chegar ao mercado. O produto - que é um requisito obrigatório para os novos contratos formalizados ao abrigo das rendas acessíveis - é lançado hoje pela Tranquilidade e visto pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, como "uma peça crucial para dinamizar o PAA, porque vem contribuir para uma redução do risco", segundo disse a governante ao idealista/news.

Notícia sobre:

Vistos gold permitem "encher grão a grão a economia" do país, diz ministro

Portugal não pode (nem deve) abdicar do programa de vistos gold, segundo as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Apesar de terem um “efeito muito limitado”, são mais uma porta para a entrada de investimento, pelo que o país não pode “dispensar-se de fazer como a galinha e ir enchendo grão a grão a sua economia”.

Notícia sobre:

Auditoria ao património da Segurança Social foi “coerente e conforme a lei”, diz o TdC

O Tribunal de Contas (TdC) garante que foi "coerente e conforme à lei" na auditoria ao património da Segurança Social, onde concluiu que a venda de 11 imóveis à Câmara de Lisboa foi feita abaixo do valor de mercado, considerando “inaceitáveis” as reações de Fernando Medina, autarca da capital.

Notícia sobre:

Concorrência alimenta “guerra” de spreads na habitação

A concorrência de spreads no crédito à habitação continua a alimentar a “luta” dos bancos em Portugal pela angariação de clientes. As revisões em baixa das taxas foram uma constante no ano passado, coincidindo com o aumento da procura de crédito por parte das famílias.

Notícia sobre:

Governo quer agilizar gestão do património devoluto do Estado pelas autarquias

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública revelou que vai centralizar no seu ministério a competência da gestão de património devoluto do Estado. Alexandra Leitão, que falava, em Castelo Branco, no final de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no âmbito do Roteiro para a Descentralização, prometeu ainda agilizar os procedimentos.

Notícia sobre:

Imobiliário continuará de boa saúde em 2020 - mas porquê? Especialistas explicam

Que desafios enfrenta o mercado imobiliário? E qual o real impacto das medidas do Governo? Portugal continuará na mira dos investidores? O idealista/news falou com vários especialistas sobre o que esperar do novo ano, antecipando tendências, comportamentos de mercado, riscos e oportunidades de negócio para os próximos meses.

Notícia sobre:

Viver no centro histórico do Porto com rendas acessíveis - candidaturas abriram ontem

Arrancou esta segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2020, o prazo das candidaturas a um conjunto de 15 habitações reabilitadas no Centro Histórico do Porto, que o Município vai pôr no mercado de arrendamento a rendas acessíveis. Os interessados podem formalizar os pedidos até ao próximo dia 28 de fevereiro, presencialmente na sede da Porto Vivo, SRU.

Notícia sobre: