Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Registos crescem 5 vezes em 4 anos para mais de 77 mil unidades de AL

O Alojamento Local (AL) cresceu cinco vezes nos últimos quatro anos, aumentando de 14 mil registos em 2014 para mais de 77 mil unidades este ano, segundo os dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL). A corrida aos novos registos é vista, ainda assim, como uma reação à mudança de regras, mas que não reflete um real aumento da oferta.

Notícia sobre:

Novas regras do Alojamento Local já em vigor – tudo o que muda neste guia

As novas regras do Alojamento Local (AL) entraram em vigor este domingo. Quer isto dizer que, a partir de agora, condomínios e câmaras municipais passam a ter mais poder para intervir nos licenciamentos das casas para turistas. Neste guia sistematizámos toda a informação para que entendas as principais mudanças neste negócio.

Notícia sobre:

Terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa investigados pela PGR, pede CDS

Os vereadores do CDS na Câmara Municipal de Lisboa (CML) solicitam à Procuradoria-Geral da República (PGR) que determine uma sindicância à Operação Integrada de Entrecampos (OIE), o polémico projeto urbanístico previsto para os terrenos da antiga Feira Popular e outros terrenos e lotes nas imediações, num total de 25 hectares. 

Notícia sobre:

Proprietários e hoteleiros passam a integrar comissão do mercado de arrendamento

A Associação da Hotelaria, da Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a recém-criada Associação Portuguesa de Proprietários (APP) passaram a integrar a Comissão de Acompanhamento do Mercado de Arrendamento Urbano (CAMAU), que tem como principal objetivo contribuir para a dinamização do mercado de arrendamento. 

Notícia sobre:

UTAO contesta eficácia das medidas de incentivos fiscais aos arrendamentos

Para a Unidade Técnica Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), reduzir as taxas de IRS aos senhorios poderá ajudar a baixar os preços das rendas e alargar o tempo médio dos contratos de arrendamento, mas a fiscalidade não é a forma mais eficaz para responder aos problemas dos inquilinos. 

Notícia sobre:

Lisboa com 37 milhões para investir em habitação em 2019

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prevê investir quase 37 milhões de euros em habitação no próximo ano, além dos cerca de 100 milhões em valor patrimonial para casas destinadas ao Programa de Renda Acessível.

Notícia sobre:

Contratos de arrendamento passam a ter duração mínima de um ano

Os contratos de arrendamento vão passar a ter uma duração mínima de um ano e, caso nada seja comunicado em sentido contrário, passam a renovar-se automaticamente por outros três anos. A iniciativa legislativa, proposta pelos socialistas, insere-se no âmbito do pacote sobre arrendamento.

Notícia sobre:

Fundo do bairro do Aleixo aguarda luz verde da CMVM após “ajuda” da Mota-Engil

A Câmara Municipal do Porto (CMP) foi “prestada a garantia bancária” relativa ao Fundo Imobiliário criado para demolir o bairro do Aleixo, o Fundbox, o que só aconteceu devido à intervenção de outro sócio do fundo, a Mota-Engil, que entregou uma contra-garantia. 

Notícia sobre:

Marcelo promulgou nova lei sobre direito de preferência de arrendatários

O Presidente da República promulgou na sexta-feira (12 de outubro de 2018) a nova versão da lei sobre direito de preferência de arrendatários – no mesmo dia em que a recebeu do Parlamento –, considerando que a mesma foi melhorada e reequilibrada.

Notícia sobre: