Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Pobreza energética: só 12% dos portugueses diz viver numa casa confortável termicamente

A maioria dos portugueses (88%) considera a sua casa desconfortável termicamente e apenas 12% diz viver numa habitação confortável, sendo que, para isso, precisa gastar energia em climatização – 94% dos inquiridos têm um aumento significativo do consumo de energia para climatizar a casa. Esta é uma das conclusões a retirar de um inquérito à população residente em Portugal Continental sobre o conforto térmico existente nas suas casas. 

Notícia sobre:
Freepik

Quais as cidades do sul da Europa onde é maior o esforço para pagar a renda da casa?

Milão é a cidade do sul da Europa onde a taxa de esforço das famílias para o pagamento da renda de uma casa é maior: 42,6%. Um valor superior ao registado, por exemplo, em Madrid/Espanha (36,3%) e Lisboa (35,8%). Destaque para outra cidade portuguesa, Setúbal, que se encontra no segundo lugar do ranking (40,6%). Em causa está um estudo do idealista, que cruzou os preços de arrendamento de março de 2021, nas metrópoles de Itália, Espanha e Portugal, com a estimativa de rendimentos líquidos familiares nesse mesmo período de tempo.

Notícia sobre:

Assédio imobiliário: Governo recomendado a implementar o SIMA para apoiar inquilinos

A Assembleia da República (AR) recomenda ao Governo a implementação do Serviço de Injunção em Matéria de Arrendamento (SIMA) – também conhecido como balcão do inquilino – para apoio aos arrendatários contra o assédio imobiliário, segundo se lê na resolução n.º 116/2021, divulgada esta quinta-feira (15 de abril de 2021) em Diário da República. Fica a saber tudo sobre o assédio no arrendamento neste link. 

Notícia sobre: