Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Estrela/Campo de Ourique lidera subida dos preços das casas em Lisboa – valorizou 22,8% num ano

A pressão dos preços das casas na zona histórica de Lisboa está a desviar-se do eixo Baixa-Chiado/Avendia da Liberdade que continua, apesar disso, a ser o mais caro. Há, no entanto, maior aproximação entre as diferentes zonas. A Estrela/Campo de Ourique é a que mais se destaca: o valor médio do m2 situa-se nos 6.623 euros, mais 22,8% que há um ano.

Notícia sobre:

"Are you Brave"? Futuro da promoção imobiliária debatido hoje em Lisboa

Especialistas do imobiliário juntam-se esta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, para debater o futuro da promoção imobiliária no país. O ciclo de workshops “Are You Brave?”, promovido pela APPII, realiza-se no Rooftop Victoria Building, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Notícia sobre:
Photo by Maria Ziegler on Unsplash

O senhorio não quer devolver a caução de uma casa arrendada? O que lhe pode acontecer

Arrendar hoje em dia uma casa não é tarefa fácil para quem é inquilino. Há pouca oferta, as rendas subiram e, além disso, há senhorios que pedem altos valores a título de caução, complicados de garantir por muitas famílias. E o pior acontece quando, terminados os contratos, esse dinheiro não é devolvido aos arrendatários. Hoje explicamos as consequências para os senhorios infratores e como é que os inquilinos se podem defender.

Notícia sobre:

Residências de estudantes ao rubro em Portugal: vai haver mais 10.000 camas nos próximos três anos

O segmento de residências para estudantes em Portugal continua em alta, estimando-se que cheguem ao mercado nos próximos três anos cerca de 10.000 novas camas, que se juntam às 18.000 em funcionamento. Esta é uma das conclusões da edição de 2019 do estudo “European Student Accommodation Guide”, publicado pela Cushman & Wakefield.

Notícia sobre:

IMI em Lisboa aumenta já em 2020: até 6 vezes para prédios devolutos

O agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística está aprovado. A proposta recebeu “luz verde” da Assembleia Municipal de Lisboa, o que quer dizer que os proprietários vão passar a pagar até seis vezes o valor da taxa “normal” já em 2020.  

Notícia sobre:

“A construção cooperativa esteve afastada durante anos e tem de regressar e em força”

A Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP) nasceu em 2014 e tem atualmente cerca de 600 empresas associadas. Para Francisco Bacelar, presidente da entidade, é fundamental voltar-se a apostar, em Portugal, na construção cooperativa. “Clientes não vão faltar [às cooperativas]”, diz ao idealista/news.   

Notícia sobre:

O “mundo” dos vistos gold em números – Portugal tem um dos regimes mais atrativos

Só Grécia e Letónia têm regimes de concessão de vistos gold mais vantajosos que Portugal, exigindo um investimento de 250.000 euros aos estrangeiros que pretendam instalar-se nos seus territórios. Em Portugal a fasquia mantém-se nos 500.000 euros – para a compra de imóveis – desde que o regime foi criado, em 2012. 

Notícia sobre:

Tendas de luxo à venda no idealista - para desfrutar da natureza na Costa Alentejana

Reserva Alecrim Amazing Glamping & Eco Suite Resort, em Santiago do Cacém, está a vender o sonho dos amantes do campismo no idealista: uma “tenda” de 42 metros quadrados (m2) por 72 mil euros.

Notícia sobre: