Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação

Construtora condenada a pagar a vidente por venda “espiritual” de casas

Uma construtora de Matosinhos terá de pagar 13.500 euros a uma vidente contratada para promover a venda “espiritual” de imóveis que estavam “no mercado” há vários anos. Em causa está uma sentença do Tribunal da Relação do Porto. 

Notícia sobre:

Portugal está a negociar mais fundos da UE para a habitação

Portugal está a negociar a disponibilização de mais verbas comunitárias para financiar projetos na área da habitação. A Agenda Europeia 2030 ainda está a ser negociada, mas o objetivo é que sejam libertados mais fundos da UE para o setor.

Notícia sobre:
Gtres

Vender casa: sabes o que são as mais-valias, como calculá-las e declará-las em IRS?

O mercado de compra e venda de casas está ao rubro em Portugal, tendo mudado muito nos últimos 10 anos. Tendo em conta que nunca se venderam tantos imóveis no país, importa saber o que são as mais-valias, como se calculam e como se declaram em sede de IRS. 

Notícia sobre:

Bairro do Aleixo fica sem gente em maio… e torres vão ser “desmontadas”

O Bairro do Aleixo, no Porto, estará vazio em maio, sendo que as três torres existentes serão “desmontadas” e não implodidas. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira. 

Notícia sobre:

Governo diz que tem procurado melhorar programa dos vistos gold (investimento caiu 33%)

O Governo tem procurado melhorar o programa dos vistos gold, que já captou 4.500 milhões de euros – o investimento caiu, no entanto, 33% no 1º trimestre face ao período homólogo –, revelou o ministro Augusto Santos Silva. 

Notícia sobre:

O que fazer quando um vizinho tem um pombal na varanda?

Imagina que vives num prédio e descobre que o vizinho que mora no último andar tem um pombal na varanda? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta ajudamos-te a resolver este tipo de problemas, que afeta (também) a saúde pública.  

Notícia sobre:

Lei de Bases da Habitação votada no Parlamento em maio

O Parlamento alargou, até 24 de abril, o prazo para apresentação de propostas de alteração aos projetos para a criação da Lei de Bases da Habitação, apontando 31 de maio como “data indicativa” para a votação final.

Notícia sobre:

Alojamento Local em queda… e na mira do Fisco

O Alojamento Local (AL) cresceu à boleia do turismo, mas está em queda. No primeiro trimestre, foram registadas 3.283 unidades no país, menos 2.235 que no período homólogo, o que significa uma quebra de quase 60%. O Fisco está atento ao negócio.  

Notícia sobre:

Câmara de Lisboa vai devolver cerca de 3 milhões de euros de juros da taxa de proteção civil

A CML vai fazer a devolução de cerca de três milhões de euros de juros indemnizatórios da Taxa Municipal de Proteção Civil aos proprietários que a pagaram – foi declarada inconstitucional em 2017 –, disse o vice-presidente do município, João Paulo Saraiva.

Notícia sobre:

Atenção proprietários: IMI pode ser pago de uma só vez em maio

Pela primeira vez, os proprietários poderão pagar o IMI de uma só vez, em maio, mesmo que o valor exceda os 100 euros da primeira prestação. Até agora, era obrigatório fazer o pagamento em prestações a partir desse patamar.

Notícia sobre: