Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Crianças e arquitetura: assim se fazem novas e melhores cidades

As crianças têm uma imaginação sem limites. O idealista/news foi saber de que forma a arquitetura está mais próxima do mundo das crianças e como elas influenciam a arquitetura.

Notícia sobre:

Obras no Pavilhão de Portugal arrancam ainda este ano

O concurso público internacional para a requalificação do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, será lançado em março, prevendo-se que as obras arranquem até final do ano.

Notícia sobre:

“Falta de recursos” atrasa licenciamento de projetos, admite ministro da Economia

A “falta de recursos” e a “desestruturação” da administração pública estão a atrasar o licenciamento de projetos, diz o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Notícia sobre:

Ex-futebolista do FCP vai ser julgado por crimes de burla qualificada em negócios de construção

O antigo jogador do FC Porto Agostinho Caetano, que depois de terminar a carreira de futebolista dedicou-se a negócios ligados à construção civil, vai ser julgado por dois crimes de burla qualificada, por decisão de um juiz de instrução de Marco de Canaveses. O ex-atleta terá lesado um casal em 400 mil euros.

Notícia sobre:

Construir casas novas está mais caro que há um ano

Os custos de construção de habitação nova registaram uma variação homóloga de 2,7% em dezembro de 2018, menos 0,1% que em novembro. Já o preço dos materiais e o custo da mão de obra subiram 1,5% e 4,4%, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Reabilitação urbana termina 2018 com “crescimento expressivo”

O nível de atividade da reabilitação aumentou 32,1% num ano, em dezembro de 2018 face ao mesmo mês de 2017. Trata-se de um “crescimento expressivo”, revela a AICCOPN no Barómetro da Reabilitação Urbana de janeiro de 2019.

Notícia sobre:

Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana terminam amanhã

Termina amanhã (8 de fevereiro) o prazo de entrega de candidaturas a mais uma edição – a sétima – do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). A cerimónia de entrega dos prémios está prevista realizar-se em abril.

Notícia sobre:

Há mais de 400 mil casas devolutas em Portugal à espera de obras

São precisos 38 mil milhões de euros para reabilitar as cerca de 425 mil casas vagas e devolutas existentes em Portugal: 14 mil milhões destinados a pequenas obras e 24 mil milhões a obras de grande reparação, segundo o presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Manuel Reis Campos.

Notícia sobre:

Grandes obras públicas só devem chegar ao terreno em 2020 ou 2021

Os grandes projetos de obras públicas só começarão em 2020 ou 2021. Esta é a convicção do presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, para quem o principal problema do setor da construção e do imobiliário reside no investimento público.

Notícia sobre:

Mais de 39.400 casas entraram em processo de licenciamento em 2018

Mais de 17 mil projetos residenciais em Portugal entraram em processo de licenciamento no ano passado, representando o lançamento de cerca de 39.400 fogos, segundo os dados mais recentes da Confidencial Imobiliário (Ci).

Notícia sobre: