Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Obras de futuro “palácio” de Joe Berardo pode ser legalizado por novo PDM

A transformação de um edifício numa espécie de palácio, sem autorização, numa zona abrangida pela Reserva do Parque Natural da Arrábida está envolta em polémica. Trata-se de um projeto de investimento que está a ser levado a cabo pela empresa Bacalhôa Vinhos de Portugal SA, de Joe Berardo. Sabe-se agora que a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) conta com o novo Plano Director Municipal (PDM) para poder vir a licenciar as obras que estão a ser feitas ilegalmente na antiga estação de camionagem de Vila Fresca de Azeitão.

Notícia sobre:

Mota-Engil e Teixeira Duarte juntas para fazer frente à "hegemonia" das construtoras espanholas

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, decidiram juntar-se num concurso de 105 milhões de euros para o quarto e último contrato ferroviário do corredor internacional sul, entre Évora e a fronteira. O objetivo é conseguir pôr um travão às vitórias consecutivas das empresas espanholas, que têm vencido a maioria dos grandes projetos de obras públicas em Portugal nos últimos anos.

Notícia sobre:

Obras em partes comuns do prédio com novas regras: eis o que vai mudar

A realização de obras em partes comuns de condomínios pode ser uma dor de cabeça para os condóminos, nomeadamente quando chega o momento de tomar decisões e de se decidir se e quando se avança com determinada obra. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto, sendo que as regras para a execução deste tipo de obras – em partes comuns – foram alteradas recentemente e entrarão em vigor em breve.  

Notícia sobre:

Expansão de redes de metro recebe investimento de 184 milhões no OE2021

O Governo prevê um investimento de 184 milhões de euros em 2021 para a expansão das redes de metro, de um total de 847 milhões de euros, segundo o relatório da proposta de Orçamento do Estado.

Notícia sobre:

Sindicato da Construção pede testes “em 15 dias” aos trabalhadores em todo o país

O Sindicato da Construção de Portugal (SCP) exigiu que “as autoridades competentes realizem, nos próximos 15 dias, testes em todo o país no setor da construção”, para perceber se “é um setor saudável ou infetado”, referiu, num comunicado divulgado na passada quinta-feira (8 de outubro de 2020).

Notícia sobre:

Custos de construção de casas novas aceleram em tempos de pandemia: subiram 2,5% em agosto

Os custos de construção de habitação nova em Portugal registaram um aumento de 2,5% em agosto, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os preços dos materiais e da mão de obra também subiram: apresentaram, respetivamente, variações de 1,3% (0,9% no mês anterior) e de 4,3% (3,8% em julho) face ao período homólogo.

Notícia sobre:

Luz verde para projeto do El Corte Inglés na Boavista após câmara do Porto aprovar PIP

O Pedido de Informação Prévia (PIP) apresentado pelo El Corte Inglés para o terreno da antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto, teve parecer favorável da Câmara Municipal do Porto (CMP), revelou a autarquia. A cadeia espanhola, recorde-se, teve de reformular o projeto previsto inicialmente.

Notícia sobre: