Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Braga verá nascer o “Sense”: uma esfera espelhada que quer ensinar ciência à população

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL, sigla inglesa), sediado em Braga, pretende construir um edifício que “será um marco não só da cidade mas também do país”. A estrutura, semelhante a uma esfera espelhada, e batizada de “Sense”, deverá estar concluída até ao final de 2022. O objetivo é aproximar a ciência da população.

Notícia sobre:

Concursos de obras públicas promovidos em 2019 cresceram 50% – para 3.992 milhões

O montante total de concursos públicos de empreitadas promovidos em 2019, ou seja, objeto de anúncio, situou-se nos 3.992 milhões de euros, mais 50% que em 2018. Já o total de contratos celebrados, no âmbito de concursos de empreitadas e reportados no Portal Base até dia 15 de janeiro, situou-se nos 1.847 milhões de euros, mais 28% que no ano passado.

Notícia sobre:

Mercado de S. Sebastião no Porto vai ser reabilitado – novo espaço terá frescos, comércio e restaurantes

O mercado de São Sebastião, localizado no centro histórico do Porto, vai sofrer obras de reabilitação. O edifício, erguido nos anos 90, vai ter uma zona de frescos, uma cafetaria, uma área de comércio (artesanato, livrarias, alfarrabistas, floristas) e restauração. A ideia é voltar a dinamizar aquele espaço e transformá-lo numa zona de atração turística.

Notícia sobre:

Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal

O ano de 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas no país, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018. O perfil setorial do tecido empresarial português sofreu alterações, com os transportes e a construção a registarem os maiores crescimentos no ano passado, substituindo as atividades imobiliárias e o alojamento e restauração, de acordo com o barómetro Informa D&B.

Notícia sobre:

Obras na Praça de Espanha em marcha: trânsito e carros dão lugar a um (grande) jardim

As obras na Praça de Espanha, em Lisboa, já arrancaram. Naquela zona irá nascer um novo parque verde com mais de seis hectares – uma área superior ao Jardim da Estrela –,  com espaços de recreio e de lazer para toda a família que será atravessado por um ribeiro.

Notícia sobre:

Vai nascer uma nova “praia” junto ao Tejo - com piscina natural amiga do ambiente

Lisboa vai ganhar uma praia artificial com capacidade para 800 a 110 pessoas - será construída na bacia norte da marina do Parque das Nações. Trata-se de uma piscina natural e ecológica com 230 m2, com água tratada do Rio Tejo, que ficará pronta para ir a banhos em 2022.

Notícia sobre:

Custos de construção aumentam 2,4% - materiais e mão de obra "pesam" na fatura

Os custos de construção de habitação nova subiram 2,4% em novembro de 2019 face ao mesmo período de 2018. O preço dos materiais cresceu 0,4%, e o custo da mão-de-obra aumentou 5,3%, sendo estas as despesas que mais contribuíram para o aumento da “fatura”.

Notícia sobre:

IFRRU 2020 atinge 538 milhões de investimento (financiou 176 projetos) e é distinguido na Europa

O IFRRU 2020 já “atingiu 538 milhões de euros de investimento”, tendo financiado 176 projetos em mais de 60 munícipios, revelou o Governo, adiantando que “o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal” foi distinguido como um 'case study' de sucesso pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento. 

Notícia sobre:

Construção da nova ponte sobre o Douro vai mesmo avançar

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde ao lançamento de um concurso único para a conceção e para a construção da futura nova ponte sobre o Rio Douro, entre o Porto e Gaia. O procedimento deverá avançar ainda este ano.

Notícia sobre:

Estação do Campo Grande vai ser ampliada – Metro de Lisboa já abriu concurso

O Metro de Lisboa acabou de abrir o concurso para as obras de ampliação da estação do Campo Grande (linha verde). A empreitada tem um preço base de 21 milhões de euros (mais IVA) e implica a construção de dois novos viadutos que fazem parte do projeto de criação da linha circular, que deverá estar pronta em 2024.

Notícia sobre: