Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Covid-19 adia Tektónica: feira de construção e obras públicas realiza-se em simultâneo com o SIL

A 22ª edição da Tektónica - Feira Internacional da Construção e Obras Públicas, que iria realizar-se de 6 a 9 de maio de 2020, foi adiada – por causa da pandemia do novo coronavírus – e vai agora decorrer de 8 a 11 de outubro de 2020, em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, Lisboa.

Notícia sobre:

Já há obras paradas por causa do surto de coronavírus

A pandemia do coronavírus já está a afetar o setor da construção civil. Algumas obras começaram a parar devido ao surto, mas ainda é prematuro falar em suspensão total. Manuel Reis Campos, presidente da CPCI, diz que tudo dependerá da evolução do Covid-19 no país e da resposta das autoridades.

Notícia sobre:

Insolvências na construção aumentam 2,1% – e há muito menos empresas a nascer

O número de insolvências de empresas em Portugal aumentou 27,8% nos primeiros dois meses de 2020 face ao mesmo período do ano passado. Já as constituições caíram 20,1%, o que (também) não é uma boa notícia. O setor da Construção e Obras não escapa a este cenário, já que representava, em janeiro e fevereiro deste ano, 14% das insolvências (+2,1% que no período homólogo) e apenas 11% das constituições (-28,3% que no período homólogo).

Notícia sobre:

Coronavírus cancela eventos e empresas associadas à construção e montagem de stands “pagam fatura”

As empresas fornecedoras de bens e serviços no âmbito de feiras internacionais e outros eventos “atravessam momento excecionalmente grave” por causa do novo coronavírus, revela em comunicado a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), salientando que a pandemia já levou ao cancelamento de mais de 680 eventos, colocando em risco 2.000 postos diretos de trabalho e ameaçando uma atividade que fatura 300 milhões de euros por ano.

Notícia sobre:

Viana do Castelo coloca à venda quatro terrenos para construção em hasta pública

A Câmara de Viana do Castelo vai tentar vender em hasta pública, no dia 19 de março, quarto parcelas de terreno para construção, duas delas situadas no Campo da Agonia e, as outras duas, em Mazarefes. No total, os terrenos estão avaliados em mais de 843.000 euros.

Notícia sobre:

Crescimento da produção na construção abranda em janeiro

O Índice de Produção na Construção registou um aumento homólogo de 1,5% em janeiro de 2020, um crescimento 0,3% inferior ao verificado em dezembro de 2019, revelou esta terça-feira (10 de março de 2020) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Como obter licenças de obras à distância?

A realização de obras, para estar dentro da legalidade, implica sempre o pedido de licenças, comunicações e autorizações. Este processo burocrático e administrativo pode ser mais ou menos complexo, segundo o projeto à volta da empreitada em causa. E há exeções que se aplicam. O artigo de hoje do Deco Alerta ajuda a guiar-te nestes procedimentos.

Notícia sobre:

Câmara de Penamacor contrata empreiteiro para obra acabada há já três anos

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Breites, terá adjudicado uma obra de quase 150 mil euros em 2018, três anos depois de a mesma ter sido acabada. A empresa contratada tem ligações familiares à ex-vereadora que, meses antes, tinha renunciado ao mandato por ter sido judicialmente confrontada com a ilegalidade de outras adjudicações municipais a familiares.

Notícia sobre: