Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Construção continua a crescer: faturou 10,8 milhões no estrangeiro em 2018

O setor português da construção está a atravessar um bom momento. Depois dos anos “negros”, parecem ter chegado os dias de glória: o volume de negócios internacional atingiu no ano passado os 10,8 milhões de euros.

Notícia sobre:

Lançado concurso para construção do novo Hospital Central do Alentejo – investimento de 150 milhões

Luz ao fundo do túnel para o novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, que deverá começar a funcionar até 2023. O concurso público internacional para a empreitada de construção já foi lançado e está causa um investimento superior a 150 milhões.

Notícia sobre:

Edifício “A’Tower – Urban Feel“ construído pela Alves Ribeiro (obras já arrancaram)

Vai nascer nas Amoreiras, em Lisboa, uma torre residencial com 34 apartamentos e 15 pisos acima do solo. As obras da “A’Tower – Urban Feel“, como se chama o edifício, já arrancaram e vão prolongar-se por 18 meses, estando a cargo da Alves Ribeiro S.A.

Notícia sobre:

Construir casas novas é 2% mais caro que há um ano - mas subida homóloga abranda em junho

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2% em junho de 2019 face ao mesmo mês do ano passado, menos 0,4% que em maio e abril, meses em que se tinha registado um aumento homólogo de 2,4%.

Notícia sobre:

Incêndios: 93% das 819 casas destruídas pelo fogo de outubro de 2017 estão recuperadas

A maioria (93%) das casas destruídas pelo incêndio de outubro de 2017 já foram recuperadas, num investimento de 52 milhões de euros. Faltam agora recuperar 58 das 819 casas atingidas pelas chamas, o que deverá acontecer até ao final do ano".

Notícia sobre:

Lisboa: Construção de prédio obriga a reestruturação do terminal rodoviário do Campo Grande

O terminal rodoviário do Campo Grande, em Lisboa, vai ser reestruturado devido à construção de um prédio destinado a comércio e serviços, numa área que atualmente é ocupada pelos autocarros. O novo interface será edificado num terreno junto à Segunda Circular.

Notícia sobre:

Faltam 70 mil operários no setor da construção (e no Norte só há 2.800 em formação)

O setor da construção continua a precisar de aumentar a mão de obra, sendo que patrões e sindicatos estimam que sejam necessários 70 mil operários, como eletricistas, montadores de ar condicionado e outros técnicos especializados. O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) aumentou o fluxo de formações para responder à “elevada procura” das empresas, mas conta apenas com 2.800 formandos.

Notícia sobre:

Lisboa: manifesto contra urbanismo junta arquitetos, engenheiros, professores, políticos e ativistas

'Lisboa Precisa' é o nome do manifesto apresentado esta segunda-feira, subscrito por um conjunto de cerca de 70 personalidades, desde arquitetos a engenheiros, professores, políticos e ativistas. O objetivo grupo é manifestar-se contra as políticas urbanísticas da Câmara Municipal de Lisboa (CML), liderada por Fernando Medina e que tem Manuel Salgado como vereador do urbanismo.

Notícia sobre:

Portugal, um país de arquitetos… com salários de mil euros brutos

Portugal tem o segundo maior número de arquitetos per capita na UE, mas tem simultaneamente os profissionais mais mal pagos do setor, com vencimentos médios que são pouco superiores a um terço do verificado na média dos países da UE.

Notícia sobre: