Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 abertas até dia 7 de fevereiro

O período de candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) 2020 já está aberto, podendo os interessados increverem-se até dia 7 de fevereiro de 2020. Os vencedores serão conhecidos em maio, numa cerimónia que se realizará no Porto, a primeira cidade a acolher esta iniciativa na sua edição inaugural, em 2013. 

Notícia sobre:

Antigo "barão" da construção em Portugal está insolvente e a viver fora do país

Diogo Vaz Guedes foi um dos gestores mais proeminentes em Portugal, na década passada, destacando-se pela liderança na Somague, mas também pela investida no negócio hoteleiro. Além disso, assumia protagonismo no espaço público: em 2004 foi um dos rostos de apoio ao movimento Compromisso Portugal, ao lado de gestores como António Mexia, Filipe de Botton, Alexandre Relvas e António Carrapatoso. Hoje, está oficialmente insolvente e a viver fora do país.

Notícia sobre:

Novo empreendimento residencial a nascer no Funchal pela mão da Socicorreia

A construção nova está a florescer na Ilha da Madeira. O grupo Socicorreia tem em curso um investimento de 26 milhões de euros num empreendimento no Caminho da Fé, no concelho do Funchal, que contempla três blocos de habitação e espaços comerciais, num espaço de condomínio fechado. O primeiro edifício está concluído, o segundo em obras e o terceiro arranca em 2020.

Notícia sobre:

Projetos em Lisboa e no Brasil garantem contratos de 95 milhões à Sacyr Somague

A Sacyr Somague “conquistou” dois novos contratos em Lisboa e no Brasil, no total de 95 milhões de euros. Em território português, a empresa iniciou recentemente a obra do edifício Monumental, situado na Praça do Saldanha, em Lisboa, que irá ser transformado num moderno edifício comercial e de escritórios com mais de 40 mil m2.

Notícia sobre:

Construir uma casa está mais caro: custos de mão de obra e materiais aumentam

O preço a pagar pela construção de uma casa está a aumentar. Em outubro, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova aumentou 2,3% face a período homólogo, com a mão de obra mais cara e os materiais a fazerem disparar os custos.

Notícia sobre:

Projeto de 100 milhões de euros da Round Hill/MEFIC no Porto com a construção parada

O projeto Tawny Project, localizado em Paranhos, no Porto, tem a construção parada há vários meses, alegadamente por dificuldades financeiras por parte do consórcio de investidores constituído pelos britânicos da Round Hill e pelos árabes da MEFIC.

Notícia sobre:

Palácio da Independência vai ser reabilitado: restauro é um “imperativo histórico e patrimonial”

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou que o projeto para a restauração do Palácio da Independência deverá estar concluído durante o primeiro trimestre de 2020. A reabilitação, diz o autarca, é um “imperativo histórico e patrimonial”.

Notícia sobre:

Câmara de Lisboa quer requalificar Praça do Martim Moniz – espaço vai ser dinamizado até nova solução

A Câmara de Lisboa vai arrancar com o novo processo de requalificação da Praça do Martim Moniz – o projeto previsto, e que lançou grande polémica, não vai avançar, sendo agora o momento de iniciar um novo concurso de ideias. Para já, e até que seja definido um novo plano, a autarquia vai implementar um conjunto de medidas para a dinamização do espaço.

Notícia sobre:

Setor da construção despede-se (finalmente) da crise? Cresce 6% face a 2018

“Ao longo do ano de 2019 a produção do setor da construção revelou um sensível dinamismo, prevendo-se que, em termos anuais, venha a registar um crescimento real de 6% face ao ano anterior, reforçando o andamento positivo dos últimos dois anos”. A garantia é dada pela Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP), em comunicado.

Notícia sobre: