Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Convento de Santa Clara transformado num hotel de luxo pelos açorianos Slicedays

O grupo açoriano Slicedays, proprietário de três hotéis nos Açores e Madeira, foi o vencedor do concurso de recuperação e exploração turística do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, derrotando assim a Empreendimentos Turísticos Montebelo, do grupo Visabeira. Naquele lugar deverá nascer agora um hotel de luxo.

Notícia sobre:

Custo de construção de casas novas aumentou 1,8% num ano

Em outubro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 1,8% face ao período homólogo, menos 0,1% que em setembro (valor revisto) de 2018. “Os preços dos materiais e o custo da mão de obra registaram variações de 1,3% e 2,6%, respetivamente (0,2% e 0,5% acima ao valor do mês anterior, pela mesma ordem)”, revela o INE. 

Notícia sobre:

BE pede reforço sísmico dos edifícios

O BE entregou no Parlamento um projeto-lei que pretende assegurar o reforço sísmico dos edifícios, incluindo em obras de reabilitação, propondo assim alterações ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas. “Apesar dos riscos, os edifícios existentes estão em grande medida desprotegidos”, alertam os bloquistas.

Notícia sobre:

Martim Moniz com mais espaços verdes (e afinal sem vedação) vai custar três milhões

Mais espaços verdes, mais sombras, mais bancos, mas, agora, sem vedação. Assim será o "novo" Martim Moniz, em Lisboa, no verão de 2019. As obras de requalificação da praça, que gerou polémica entre moradores – reclamavam mais espaços verdes ao invés de apenas contentores, como o projeto inicial previa –, deverão custar cerca de três milhões de euros.

Notícia sobre:

Saída do Estado das SRU já entrou em vigor

O regulamento da extinção das participações sociais detidas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), em representação do Estado, nas sociedades de reabilitação urbana (SRU) já foi publicado no Diário da República (DR) e entrou em vigor esta quarta-feira (5 de dezembro de 2018).

Notícia sobre:

Arquitetura e património de Portugal em exposição a partir de amanhã em Lisboa

A exposição “Físicas do Património. Arquitetura e Memória”, que estará patente no Museu de Arte Popular, em Lisboa, entre dia 5 de dezembro de 2018 e 6 de março de 2019, visa “dar a conhecer como se trabalha ao mais alto nível em reabilitação patrimonial em Portugal”. 

Notícia sobre:

Porto Vivo autorizada a reabilitar Quarteirão de Carlos Alberto

O Quarteirão de Carlos Alberto, na rua Sá de Noronha no Porto, vai ser reabilitado pela Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). A empresa acaba de receber luz verde do Governo para investir um total de 307,4 mil euros, até 2020, neste projeto. 

Notícia sobre:

SRU já têm nova lei que permite saída do Estado e reforço dos municípios

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IRHU) vai deixar de participar no capital das sociedades de reabilitação urbana (SRU), em representação do Estado. O seu lugar passa a ser ocupado pelos municípios, segundo um diploma aprovado pelo Governo no início do mês e agora promulgado pelo Presidente da República. Criadas em 2004, as SRU têm como função “promover a reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística”.

Notícia sobre:

Mega-shopping chinês em Paris com investimento de 150 milhões da Alves Ribeiro

A construtora portuguesa Alves Ribeiro deu um passo de gigante no mercado externo. Acaba de investir 150 milhões de euros no Silk Road Paris, um mega-shopping nos arredores de Paris, junto ao aeroporto Charles de Gaulle, França. Dedicado ao comércio de produtos, sobretudo, chineses, este centro de vendas com 400 lojas, numa área equivalente a 10 campos de futebol, abriu as portas esta semana.

Notícia sobre:

São Miguel lança concurso para construção de casas a custos controlados

O Governo Regional dos Açores decidiu lançar um concurso para a construção de 76 habitações, de tipologias T3 e T4, a custos controlados nas freguesias de São Vicente Ferreira, Fenais da Luz e Arrifes, todas na Ilha de São Miguel. Além destes empreendimentos, o executivo tem projetos para construção também em Fajã de Cima, São Roque, Feteiras, Santa Clara e Maia. E vai lançar programa para apoiar a reabilitação.

Notícia sobre: