Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Muro das Namoradeiras reconstruído e Terreiro do Paço recupera traçado que existia há 25 anos

A reconstrução do Muro das Namoradeiras, no Terreiro do Paço, em Lisboa, está finalizada. “Além do projeto inicial deste património simbólico ter sido respeitado, foram também repostos os postes de iluminação originais e retirado o aterro entre o Cais das Colunas e a Praça da Estação Sul e Sueste”, refere em comunicado a Associação Turismo de Lisboa, salientando que o Terreiro do Paço recupera o traçado que existia há 25 anos, antes das obras para o túnel e estação do Metro de Lisboa.

Notícia sobre:

Tektónica 2021 regressa em outubro em formato híbrido – e de novo em simultâneo com o SIL

A 23ª edição da Tektónica – Feira Internacional da Construção, salão líder e de referência do setor em Portugal, vai realizar-se de 6 a 9 de outubro de 2021, em moldes idênticos aos da edição do ano passado, ou seja, em formato híbrido, e “uma vez mais aproveitando as sinergias de ocorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL)”, que decorrerá de 7 a 10 de outubro. 

Notícia sobre:

Obras em pandemia: ACT faz ação inspetiva nacional para "cuidar dos locais de trabalho na construção"

“Contribuir para a diminuição da sinistralidade laboral através da verificação do cumprimento das regras de segurança e de saúde no trabalho e para a prevenção e contenção dos riscos de contágio da Covid-19 nos estaleiros de construção civil”. Este é o objetivo da ação inspetiva de âmbito nacional no setor da construção civil que a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho está a realizar. 

Notícia sobre:

Produção na construção em queda: contraiu 3,4% num ano

A produção na construção diminuiu 3,4% num ano, em fevereiro de 2021 face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se de um recuo homólogo mais acentuado que o verificado em janeiro (-2,6%), segundo dados divulgados esta terça-feira (13 de abril de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Construção em 2021: estabilidade é palavra de ordem em plena pandemia

O setor da construção é um dos que está a dar melhor resposta à pandemia da Covid-19. Um cenário que já se tinha verificado em 2020 e que parece estar a registar-se também agora em 2021. “Com base na informação estatística setorial disponível até ao final do mês de março verifica-se que, globalmente, se manteve uma trajetória de estabilidade, não obstante uma conjuntura fortemente marcada pelo impacto das medidas de confinamento, as quais representaram significativos constrangimentos em atividades fortemente interligadas com a construção, nomeadamente a mediação imobiliária”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Reclamações na construção e no imobiliário recuam em ano de pandemia

O número de reclamações na construção e no imobiliário diminuiu em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, para 712 queixas, menos 197 que em 2019, segundo dados do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC). 

Notícia sobre:

Covid-19: testagem em massa na construção é uma “miragem” mas fiscalização vai apertar

A testagem em massa no setor da construção é uma “miragem”, não havendo indícios de que a mesma esteja a ser realmente realizada. Uma ideia que contraria as indicações da DGS, que em fevereiro, numa atualização de uma norma, previa a testagem em massa em determinadas circunstâncias, designadamente em “contextos ocupacionais de elevada exposição social”, como por exemplo fábricas e construção civil. Já a fiscalização às obras será intensificada.

Notícia sobre: