Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção

Estatuto de património da humanidade do Douro em risco com construção de hotel em Mesão Frio

A aprovação da construção de um hotel de cinco estrelas no lugar da Rede, concelho de Mesão Frio – um projeto antigo retomado pelo empresário Mário Ferreira –, abre “caminho para uma futura exclusão da lista de património mundial” do Douro vinhateiro. O alerta é dado pela Comissão Nacional da Unesco (CNU), sendo que o projeto está em consulta pública até dia 29 de janeiro de 2021. 

Notícia sobre:

Construção foi um dos cinco setores que aumentou a faturação durante a pandemia

A construção foi um dos cinco setores que aumentou a faturação durante a pandemia da Covid-19, mais concretamente entre março e novembro de 2020, face ao período homólogo. Em causa está um crescimento de 4%, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com base na informação da plataforma e-fatura, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Notícia sobre:

Portugal vai ter uma “fábrica de vacinas em massa” – em Paredes de Coura

Portugal vai ter uma “fábrica de vacinas em massa”. A primeira unidade de produção industrial de vacinas do país vai nascer em Paredes de Coura, anunciou a Zendal, empresa de biotecnologia sediada em O Porriño, na Galiza (Espanha). A construção do novo pólo de produção no concelho é “de importância estratégica para o país”, adiantou Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, não descartando a possibilidade de vir a existir uma vacina para a Covid-19 produzida em solo nacional.

Notícia sobre:

Salários na construção subiram na pandemia e atingiram a média de 1.010 euros

A construção foi um dos poucos setores que não parou durante a pandemia, dando sinais de resiliência mesmo durante os meses do primeiro confinamento em março e abril do ano passado. Em 2020, aliás, o salário mensal médio na construção ultrapassou os mil euros pela primeira vez, e conseguiu atingir a média de 1.010 euros em julho. Este valor, registado numa altura em que várias empresas do país estavam paradas, representa um crescimento de 3,7% face a igual período de 2019.

Notícia sobre:

Central de Sines fecha hoje e desativação pode levar cinco anos

A central de Sines, em Setúbal, fecha portas hoje (14 de janeiro de 2021), deixando, desta forma, de produzir eletricidade. Inicia-se, depois, a desativação dos equipamentos, um processo que levará cerca de cinco anos, continuando em aberto o futuro daquela infraestrutura.

Notícia sobre:

“Continua a fazer todo o sentido desenvolver habitação para a classe média portuguesa”

“Continua a fazer todo o sentido desenvolver habitação para a classe média portuguesa, uma vez que continua a haver escassez deste tipo de produto no nosso país e será necessário responder à procura”. A garantia é dada ao idealista/news por Miguel Alegria, CEO da Engexpor, empresa especializada na gestão de projetos e gestão da construção que está no mercado há mais de 35 anos, estando envolvida em várias obras no país. 

Notícia sobre:

Mota-Engil ganha obra de 1,48 mil milhões na Nigéria – maior contrato de sempre da construtora

A Mota-Engil ganhou uma obra de 1,82 mil milhões de dólares (1,48 mil milhões de euros) na Nigéria, sendo este o maior contrato de sempre da construtora portuguesa, anunciou a empresa numa nota publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira (11 de janeiro de 2021). Em causa está a construção de uma linha férrea.

Notícia sobre:

Produção na construção a cair

Notícia sobre: