
Porta da Frente Christie's cria área dedicada à reabilitação urbana
A Porta da Frente Christie's tem uma nova área de negócio. A nova aposta da mediadora imobiliária é dedicada ao 'Property Development', de modo a apoiar promotores e investidores a identificar, adquirir e desenvolver terrenos e edifícios para reabilitação.

Alemã STIHL investe 10 milhões em novas instalações em Sintra
Sintra acaba de receber as novas instalações da STIHL Portugal. Trata-se de um edifício de 2.300 metros quadrados (m2), num terreno de 17.200 m2, onde está instalado um dos maiores centros de formação da marca na Europa, com capacidade para treinar mais de 500 profissionais por ano.

Eletrodomésticos Xiaomi chegam a Portugal até final do ano
Os 'smartphones' representam 70% do negócio da Xiaomi em Portugal, disse à Lusa, no dia 24 de setembro de 2025, o diretor da subsidiária portuguesa, no dia em que a tecnológica chinesa anunciou que vai passar a comercializar eletrodomésticos antes do final do ano.

Meo, Nos e Nowo condenadas a devolver 40 milhões de euros a clientes
A Deco venceu uma ação judicial contra a Meo, Nos e Nowo que poderá levar à devolução de 40 milhões de euros a clientes por aumentos de preços entre 2016 e 2017, segundo a associação de defesa do consumidor. A decisão, do Tribunal de Primeira Instância, ainda não é definitiva, já que as operadoras podem recorrer para o Tribunal da Relação e, posteriormente, para o Supremo.

Hipoges vende quase 10 mil ativos imobiliários na Península Ibérica
Os primeiros seis meses de 2025 revelaram bons indicadores para a Hipoges, que conseguiu vender quase 10 mil ativos imobiliários em Portugal e Espanha, consolidando a sua atividade como player de referência no setor, segundo refere em comunicado.

Obras nas instalações do Parlamento Europeu e da CE com mão portuguesa
A equipa do departamento de Building, Project Consultancy & Architecture da Savills Portugal foi selecionada para fornecer serviços de arquitetura e consultoria técnica às instalações de representação do Parlamento Europeu (PE) e da Comissão Europeia (CE) nas cidades de Lisboa, Dublin (Irlanda) e Nicósia (Chipre).

Grupo de Pedro Paixão compra imóvel da falida construtora madeirense
O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.

Empresa de alarmes protagoniza maior IPO europeu desde 2022
A empresa de alarmes Verisure Plc anunciou planos para captar cerca de 3,1 mil milhões de euros através de uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês) em Estocolmo, num dos lançamentos mais aguardados do setor e que poderá ser o maior da Europa nos últimos três anos.

Permira e Blackstone apostam em portal imobiliário no Médio Oriente
As firmas de capital privado Permira e Blackstone adquiriram uma participação de 525 milhões de dólares (447 milhões de euros) no portal imobiliário Property Finder, especializado em imóveis no Médio Oriente e detido pelo fundo General Atlantic.
Esta operação valoriza o portal em cerca de 2.000 milhões de dólares (1.700 milhões de euros) e representa uma aposta no mercado imobiliário em zonas como Dubai, onde os preços da habitação têm registado forte subida.

Casa encerra 13 lojas em Portugal e deixa dívidas a 110 credores
O grupo Casa Piocheur, conhecido pelo letreiro verde “Casa”, encerrou definitivamente as 13 lojas que operava em Portugal. A decisão foi tomada a 12 de setembro pelo Tribunal Judicial de Sintra, um dia após a realização da assembleia de credores. Mais de 30 trabalhadores foram afetados pelo encerramento, uma consequência direta da incapacidade da empresa em encontrar investidores que recuperassem o negócio.

ActiveCap investe 8,2 milhões no grupo de mobiliário Ozo Living
A ActiveCap investiu 8,2 milhões de euros no grupo de mobiliário Ozo Living, que exporta 90% da produção sobretudo para o mercado europeu e quer apostar nos EUA, anunciou esta segunda-feira (dia 15 de setembro de 2025) a gestora de fundos de capital de risco.

Delta abre em Paris a primeira Coffee House Experience
A Delta Cafés inaugurou, no dia 9 de setembro de 2025, a primeira Delta Coffee House Experience no centro de Paris, um "passo importante" para "a estratégia de internacionalização" da marca, que quer ser uma das maiores do mundo. A abertura do espaço próximo à Ópera Garnier "é um passo importante, naquela que é a nossa ambição", "sobretudo simbólico, é a primeira loja fora de Portugal, mas é também a continuidade de uma estratégia de internacionalização que temos com a marca", disse à Lusa o presidente executivo (CEO) do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

Malveira Prime Logistics com 70.000 m2 será concluído em 2026
O Malveira Prime Logistics, uma plataforma logística de última geração com cerca de 70.000 metros quadrados (m2) de área bruta locável, vai ficar concluído no segundo trimestre de 2026, oferecendo ao mercado soluções flexíveis e sustentáveis para responder à crescente procura do setor. Localizado em Mafra, junto à A21 e a 25 minutos de Lisboa, o projeto promete reforçar a capacidade logística da região.

Aviludo terá novo centro logístico na Zona Industrial da Maia
A Aviludo terá um novo centro logístico na Zona Industrial da Maia, um projeto de 10.500 metros quadrados (m2) que pretende aumentar a capacidade de resposta da empresa no Norte e sustentar a sua estratégia de crescimento. A obra, a cargo da Garcia e Garcia, tem um prazo de execução estimado de 12 meses e será desenvolvida em modelo Design & Build.

Mota-Engil vai construir túnel no Brasil - a obra mais cara de Lula
A Mota-Engil prevê assinar, até ao final do ano, o contrato para a concessão do túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, no Brasil, depois de vencer o leilão na passada sexta-feira (dia 5 de setembro), adiantou em comunicado ao mercado.Na nota, publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliár

Edifício D. Carlos I é vendido e será reabilitado para habitação
Edifício D. Carlos I, em Lisboa, foi recentemente vendido, marcando uma operação de relevo no mercado imobiliário da capital. Com cerca de 5 mil metros quadrados (m2) distribuídos por cinco pisos, o imóvel será alvo de reabilitação para uso residencial e comercial, valorizando o centro histórico da cidade.

Vanguard Properties troca de liderança com saída de José Cardoso Botelho
A promotora imobiliária de luxo Vanguard Properties anunciou esta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2025, uma transição de liderança em Portugal, com Alexandre Berda [filho de Claude Berda, acionista do grupo] a assumir funções de CEO, sucedendo a José Cardoso Botelho, que deixa o cargo após oito anos à frente do grupo, devendo iniciar um projeto autónomo. A decisão visa assegurar a continuidade dos projetos em curso e a execução do plano estratégico da empresa no país.

Elevador da Glória: conhece os principais pontos sobre o acidente
O elevador da Glória, uma das principais atrações turísticas no centro da cidade de Lisboa, descarrilou na quarta-feira, dia 3 de setembro de 2025. Já é considerado o pior acidente dos seus quase 140 anos de história, ao ter provocado 16 mortes e mais de 20 feridos. Estes são os principais pontos sobre o acidente no elevador da Glória.

Elevador da Glória: relatório preliminar confirma que cabo cedeu
O acidente com o Elevador da Glória, ocorrido no dia 3 de setembro, ficou marcado por momentos de pânico e uma sequência de eventos que durou menos de 50 segundos, culminando numa colisão a cerca de 60 km/h. O relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), divulgado este sábado (dia 6 de setembro de 2025), revela que o sistema de emergência cortou a energia como previsto, mas não conseguiu travar o veículo.

Fundos imobiliários em Portugal crescem 23% num ano: porquê?
A subida dos preços dos imóveis mexe com os bolsos das famílias que compram ou arrendam casa. Mas também tem impacto nos fundos de investimento imobiliário, que viram o valor sob gestão subir cerca de 23% num ano para cerca de 18,5 mil milhões de euros em junho, um dos maiores valores registados.

Imobiliário e construção: há cada vez mais empresas a nascer
O mercado imobiliário tem revelado um “grande dinamismo” no país para dar resposta à falta de casas e à crescente procura por imóveis, sobretudo, para comprar.

Elevador da Glória: o que se sabe sobre a investigação ao acidente
Está em curso a investigação às causas do acidente no elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e 23 feridos esta quarta-feira, dia 3 de setembro.

Mais de 100 especialistas participam na Trienal de Arquitetura de Lisboa
Mais de uma centena de especialistas, entre arquitetos, designers, artistas e escritores, vão participar na Trienal de Arquitetura de Lisboa, a partir de 2 de outubro, para refletir sobre o papel desta disciplina no futuro das cidades. A sétima edição da Trienal terá como tema “How heavy is a city?” ("Quão pesada é uma cidade?", em tradução livre), selecionado pelos curadores Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino, e decorrerá até 8 de dezembro, lançando perguntas sobre o impacto das cidades no mundo e propondo futuros possíveis de coabitação.

Teixeira Duarte recebe impulso de novo investidor que detém quase 10%
A Teixeira Duarte, uma das maiores construtoras nacionais, registou recentemente mudanças significativas na sua estrutura acionista. Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, e Gaspar Ferreira, empresário à frente do grupo imobiliário Ferreira, consolidaram a sua posição através da Dualis Capital, passando a deter quase 10% do capital social da empresa.

ASAE deteta falhas na qualidade do ar e instaura 30 processos
A ASAE instaurou 30 processos de contraordenação por incumprimento das regras da qualidade do ar interior em edifícios de uso público, numa fiscalização a 70 operadores económicos incluindo empreendimentos turísticos, armazéns e estabelecimentos de comércio a retalho. Em comunicado, a ASAE informa sobre o resultado desta operação nacional, centrada na verificação do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis aos operadores económicos, designadamente quanto à qualidade do ar interior em grandes edifícios de comércio e serviços (GES) com área útil de pavimento igual ou superior a 1.000 m2.