
Escritórios no Porto em alta: MUTUAL já foi vendido e arrendado
O mercado de escritórios no Porto reforça a sua vitalidade com a renovação integral do edifício MUTUAL — agora futura sede da Deloitte. Localizado na Rua Gonçalo Sampaio, entre a Boavista e o Campo Alegre, o espaço foi totalmente reabilitado num investimento superior a 35 milhões de euros, representando um novo marco empresarial na cidade. Foi, entretanto, vendido ao fundo BPI Imofomento por um valor não revelado.

Edifício do Grupo Impresa (dono da SIC) está à procura de inquilinos
O edifício do Grupo Impresa (dono da SIC e do Expresso), localizado em Paço de Arcos, no conselho de Oeiras (arredores de Lisboa), está a fazer correr muita tinta. Depois de falhada a venda do imóvel à BPI Gestão de Ativos, sabe-se agora que a Dils e a Savills, em regime de co-exclusividade, estão a comercializar o arrendamento dos três pisos do imóvel.

Alexandre Herculano 53: edifício de escritórios em Lisboa ganha nova vida
Chama-se Alexandre Herculano 53 e é um edifício de escritórios que promete redefinir os padrões do setor em Lisboa. Localizado a poucos metros da Avenida da Liberdade, em plena zona prime da cidade, o projeto será alvo de uma reabilitação total e tem conclusão prevista para 2028, estando a ser comercializado, em regime de co-exclusividade, pela WORX Real Estate Consultants e pela Dils Portugal.

Governo foi informado sobre compra da nova sede do BdP, diz Centeno
O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, confirmou na sexta-feira (dia 25 de julho) que o Ministério das Finanças conhece "todas as informações" sobre a compra das novas instalações da instituição em Lisboa e considerou "muito leviano" o leque de dúvidas levantadas. Em entrevista à RTP

Escritórios em Lisboa: TP ocupa um piso no Oriente Green Campus
A TP em Portugal, subsidiária da multinacional líder mundial em serviços de outsourcing e soluções digitais, vai instalar a sua operação num único piso do Oriente Green Campus, em Lisboa. A operação, com cerca de 6.500 metros quadrados (m2), representa uma das maiores ocupações de escritórios em Lisboa em 2025. Situado junto ao Parque das Nações, o Oriente Green Campus distingue-se no mercado imobiliário por ter obtido o estatuto Triple Platinum, graças às certificações LEED, WELL e WiredScore.

Nova sede do Banco de Portugal em Lisboa: Governo pede auditoria à IGF
O Governo vai pedir uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças (IGF) sobre o processo de construção do novo edifício do Banco de Portugal (BdP), anunciou esta terça-feira (22 de julho de 2025) o Ministério das Finanças. Entretanto, Filipa Roseta, vereadora do Urbanismo da Câmara de Lisboa, diz não ter conhecimento de alterações ao projeto da unidade de execução de Entrecampos devido ao contrato-promessa de compra e venda para as futuras instalações do BdP.

Quem será o novo governador do BdP e quanto custará a nova sede?
O Banco de Portugal (BdP) tem marcado a agenda noticiosa nos últimos dias. Desde logo porque o Governo vai anunciar o novo governador do supervisor português esta quinta-feira, dia 24 de julho.

MAP Real Estate investe em projeto de escritórios disruptivo no Porto
A cidade do Porto vai ter um novo projeto de escritórios disruptivo, o Francos Workplace. Trata-se de um inovador edifício que conta com o investimento da MAP Real Estate, empresa do MAP Group focada na promoção e co-investimento imobiliário.

Escritórios voltam ao centro da estratégia imobiliária a nível global
O setor dos escritórios está a voltar a ganhar um papel central na estratégia imobiliária das empresas a nível global. Esta situação justifica-se pelo impulso da revisão das políticas de trabalho híbrido, voltando a valorizar-se a presença dos trabalhadores nos escritórios, mas também pela cada vez maior necessidade de criação de espaços que consigam responder eficazmente às novas dinâmicas de trabalho. Esta é uma das conclusõe a retirar do Global Office Fit-Out Cost Guide 2025, divulgado recentemente pela JLL.

Escritórios no Porto: renovado Campo Alegre atrai ocupantes
Está localizado na Rua do Campo Alegre, na zona da Boavista (Porto), e promete atrair várias empresas. Falamos de um renovado edifício de escritórios que renasce com uma nova identidade, depois de uma profunda reabilitação realizada pela MAP Engenharia e Construção. É promovido pela Osborne+Co e Adriparte e tem cerca de 15.000 metros quadrados (m2) de área bruta, distribuídos por sete pisos. Um dos ocupantes é a Deloitte.

Banco de Portugal já lançou a primeira pedra da futura sede em Lisboa
Já foi lançada a primeira pedra da futura sede do Banco de Portugal (BdP) em Lisboa, um edifício que vai ser construído nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos.

Escritórios no Parque das Nações voltam ao mercado após renovação
Um dos edifícios que salta à vista no Parque das Nações, em Lisboa, é o Art’s Building pela sua dimensão, arquitetura e vastas janelas que espelham o azul do rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama. Agora, este edifício está a ser remodelado e vai disponibilizar novos espaços de trabalho às empresas, com várias comodidades, desde zonas lounge a ginásio.

Armazéns na Doca de Alcântara vão ser transformados em escritórios
Da reabilitação de cinco armazéns portuários vai nascer um novo edifício de escritórios na Doca de Alcântara.

Filha de Amancio Ortega compra sede da Telefónica por 77 milhões de euros
Sandra Ortega, filha do fundador da Inditex, Amancio Ortega, comprou dois edifícios de escritórios na Alemanha por 150 milhões de euros, um em Munique e outro em Hamburgo. Este último, pelo qual pagou 77 milhões de euros, segundo o Green Street News, é a sede da Telefónica na Alemanha. O imóvel situa-se na rua Willy Brandt e é conhecido por “Tichelhaus”. Tem nove andares e 8.400 m2 de superfície, a maior parte dos quais ocupados pela multinacional espanhola, embora, após a sua última remodelação, tenha também oito apartamentos residenciais.

Coworking nasce da reabilitação de prédio no Famalicão Central Park
O empresário Mário Ferreira continua a revitalizar o complexo multiusos Famalicão Central Park, que comprou no final de 2023. Agora, está a reabilitar um edifício de escritórios por mais de 2 milhões de euros, que vai ter espaços de coworking.

Networking e empresas a crescer: a “magia” dos escritórios flexíveis
As pessoas circulam pelos corredores prestes a entrar numa reunião virtual, que muitas vezes acontece numa ‘phone booth’ ou numa sala de reuniões que foi marcada através de uma app. Salas essas que podem fazer alusão a temas específicos, como filmes. E sim, também existem salas de cinema. Há ainda espaços lounge, muita luz natural, terraços com vistas desafogadas para Lisboa, amplas zonas de copa. E tudo flui sempre de forma informal e descontraída. Há trabalhadores independentes (freelance) de diferentes áreas de atividade, há pequenas e médias empresas e também organizações já com muitos trabalhadores. E há eventos ao final do dia que promovem o networking e oferecem momentos de lazer. Tudo em prol do work-life balance. A “magia” dos escritórios flexíveis vai além do “tradicional” coworking e parece estar, definitivamente, a ganhar espaço no segmento de escritórios em Portugal.

Flex office em alta – missão é “fazer as pessoas felizes no trabalho”
Dez anos antes da pandemia, em 2010, Lisboa via nascer um espaço de trabalho inovador. No Coworklisboa, localizado no 4º piso de um dos edifícios da Lx Factory, em Alcântara, empreendedorismo e networking andavam de mãos dadas, dando-se início ao movimento coworking em Portugal. O espaço encerrou no final de 2019, meses antes da COVID ter “empurrado” as pessoas para o teletrabalho, e pelo meio foram várias as empresas que se lançaram neste mundo do trabalho flexível. “Fazer as pessoas felizes no trabalho” é a missão de quem gere estes espaços, que promovem o work-life balance. E a procura por parte de portugueses e estrangeiros – e de profissionais individuais e empresas – é elevada, bem como as taxas de ocupação. O idealista/news foi tentar saber porquê e descobrir alguns dos segredos destes escritórios flexíveis.

HOP terá o "maior prédio de escritórios e retalho do centro do Porto"
O projeto HOP - Heart of Porto vai transformar o edifício onde funcionou o La Vie, no centro do Porto, em escritórios e retalho que ficarão concluídos no segundo semestre de 2026, num investimento de 70 milhões de euros.

Autarquia de Leiria vai construir Innovation Hub no estádio
A Câmara de Leiria anunciou esta terça-feira (dia 13 de maio) que viu aprovado o financiamento de 3,5 milhões de euros à candidatura ITI - Instrumentos Territoriais Integrados (ITI) Rede urbana, que permite avançar com o Leiria Innovation Hub.O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), lev

Há um novo escritório flexível no Porto com 200 postos de trabalho
O Lionesa Business Hub e a Maleo Offices uniram-se para lançar um novo espaço de escritórios flexíveis no Porto com capacidade para cerca de 200 postos de trabalho.

Flexspaces em alta: 250 mil m2 ocupados em Lisboa e Porto
Os Flexspaces estão a transformar o mercado de escritórios nas grandes cidades, com um crescimento significativo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. De acordo com um novo estudo da consultora B.

Escritórios e lojas: projeto misto vai nascer no Parque das Nações
Há um novo empreendimento de uso misto que vai nascer no Parque das Nações, em Lisboa. Chama-se Oriente e vai combinar espaços de escritórios com lojas, numa área de 8.500 metros quadrados (m2).

Lisboa quer comprar prédio para a Academia de Amadores de Música
A Câmara Municipal de Lisboa está a negociar com o Estado a compra de um edifício situado na Avenida de Berna para alojar a Academia dos Amadores de Música.

Lisboa e Porto: escritórios com “atividade moderada” no arranque do ano
Os mercados de escritórios de Lisboa e Porto registaram, no primeiro trimestre de 2025, uma “atividade mais moderada”, com uma absorção total de cerca de 18 mil metros quadrados (m2), revelam dados da Savills.

Shopping fechado há 20 anos vira “escritório-galáxia” no Porto
O antigo centro comercial Central Shopping, na Rua de Santos Pousada, no Porto, ganhou uma nova vida com a inauguração do “Natixis Solar System” — um inovador espaço de trabalho criado pela Natixis em Portugal. O projeto transformou cerca de 3.500 metros quadrados (m2) de área inutilizada há quase 20 anos num ambiente de trabalho imersivo.