Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Investimentos

Bankinter e Sonae Sierra voltam às compras através da Ores

O Bankinter e a Sonae Sierra estão da dar seguimento aos seus planos conjuntos através da joint-venture que criaram e a alimentar o veículo para novas compras. A Ores vai investir 30 milhões de euros mais em novos investimentos no mercado ibérico para cumprir o plano de negócios inicial e negociar um novo financiamento com diversas entidades para continuar a engordar a carteira.

Notícia sobre:

Estrangeiros pagam quase 50% mais pelos imóveis em Portugal

Muito se tem dito sobre a importância do investimento estrangeiro para o atual dinamismo do mercado imobiliário em Portugal. Agora novos dados do INE confirmam oficialmente esta tendência, dando nota de que, em 2017, 7,7% dos imóveis transacionados em Portugal foram vendidos a não residentes, correspondendo a 11,5% do total transacionado (7,3% e 12,5%, respetivamente, em 2016). O indicador mais relevante é, porém, o valor médio envolvido nas transações: nestes casos (160 407€) é quase 50% superior ao valor médio global (107 381€).

Gtres
Notícia sobre:

Bruxelas divulga relatório sobre vistos gold até final do ano

A Comissão Europeia pretende entregar um relatório sobre o sistema de vistos gold na UE até final do ano. O documento conclui que devido à falta de “critérios claros” e “requisitos de diligência devida”, o programa apresenta “um maior risco de ser usado de forma abusiva por corruptos ou por indivíduos que possam estar a investir o produto de um crime ou a esconder-se da justiça”.

Notícia sobre:

Quântico/Albatross compra edifício do Café Embaixador no Porto e procura novos ativos

A sociedade imobiliária Quântico SA, em parceria com os espanhóis da Albatross, comprou o edifício do Café Embaixador, na Baixa do Porto, que será transformado num projeto de habitação de qualidade. Recentemente, as duas sociedades anunciaram a aquisição do palacete Montevideu, na Foz, um emblemático imóvel na primeira linha de mar que vai ser reabilitado para habitação de luxo. Os dois imóveis fazem parte do portfólio do Vesta Real Estate Fund, que, segundo a Quântico, ainda não está completo, sendo previsível que em breve surjam novas aquisições.

Google Maps
Notícia sobre:

Sonae Capital ganha corrida ao novo hotel de Santa Apolónia, em Lisboa

A The House Ribeira Hotel, S.A – marca da Sonae Capital – ganhou o concurso para a exploração de uma unidade hoteleira de quatro estrelas, com um mínimo de 120 quartos, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, por um período de 35 anos. A informação foi confirmada por Miguel Gil Mata, CEO da Sonae Capital.

Notícia sobre:

Álvaro Portela reconverte património familiar que já foi da farmacêutica Bial

Álvaro Portela, profissional que levou os centros comerciais da Sonae Sierra aos quatro cantos do mundo, dedica agora parte dos seus dias a reconverter e a gerir o património da família. Neto do Comendador Álvaro Portela, que fundou a Bial, o gestor reconverteu o antigo e emblemático edifício sede da farmacêutica num moderno e exclusivo centro de negócios, e transformou as instalações fabris dos laboratórios em alojamento universitário, a Residência Porto Alto. Os dois empreendimentos, sobre os quais o idealista/news falou com Portela, ficam localizados na Rua João Oliveira Ramos, a poucos minutos da Praça Marquês de Pombal, no Porto.

Notícia sobre:

Vistos gold em Portugal permitem uso “abusivo” por corruptos, avisa relatório

A Transparência Internacional (TI) diz que o programa vistos gold em Portugal apresenta o sério risco de ser usado de forma “abusiva” por corruptos ou criminosos. Num relatório divulgado em Bruxelas, a organização deixa alguns recados ao Governo português, que deve aumentar “a transparência e a responsabilização” na gestão do programa.

Notícia sobre:

Fisco quer acabar com isenção de IMT nos fundos de investimento

Uma lei de 1987, que não foi revogada até então, continua a dar isenção de Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) aos fundos de investimento imobiliário (FII). Um cenário que, de resto, estará prestes a mudar. O Governo está a estudar a revogação desta lei “esquecida” para acabar de vez com o benefício fiscal.

Notícia sobre:

Subida de preços da construção e atrasos na aprovação de projetos preocupam promotores

Há falta de oferta no setor imobiliário? Os preços das casas estão demasiado altos? Estamos na iminência de uma bolha? Para Luis Corrêa de Barros, CEO da Habitat Invest, os atuais problemas são outros: os preços de construção em alta e a grande demora da Câmara Municipal de Lisboa em aprovar projetos, em média dois anos. 

O Duque 70, em Lisboa, é um dos projetos que está a ser comercializado pela Habitat Invest / Habitat Invest
Notícia sobre:

Vistos gold: investimento turco dispara, chinês está em queda

Depois da onda chinesa, chega a turca. O investimento captado através dos chamados vistos gold com origem na Turquia disparou 148% nos primeiros oito meses do ano. Neste período, registou-se em contrapartida uma quebra de 24% no investimento chinês, para os 194,3 milhões de euros, face a igual período de 2017.

Notícia sobre: