Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Economia

Lay-off: Governo quer manter apoio à retoma progressiva em 2021

O Governo está a preparar-se para alargar o apoio à retoma progressiva, que veio substituir o lay-off simplificado – criado no âmbito das medidas extraordinárias para o combate à Covid-19 e que acabaria em dezembro de 2020 – ao próximo ano. E admite, mesmo, “ir mais longe” nos apoios às empresas “se necessário”. As palavras são do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, que se mostrou disponível para dar continuidade ao programa, no final da reunião da concertação social esta quinta-feira, 15 de outubro de 2020, realizada para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Notícia sobre:

Estado de calamidade: o que muda a partir de hoje

Portugal entrou de novo em estado de calamidade, o mais grave antes do estado de emergência. O anúncio foi feito por António Costa esta quarta-feira (15 de outubro de 2020), no final do Conselho de Ministros, com o primeiro-minstro a reconhecer que a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal é “grave”. Foram oito as medidas/regras anunciadas pelo chefe de Governo, sendo que duas das recomendações sugeridas, o uso de máscara na via pública (nos momentos em que há mais pessoas) e a utilização da aplicação Stayaway Covid (em determinadas situações/contextos), podem vir a assumir carácter obrigatório.

Notícia sobre:

Governo destina 384 milhões para investir em infraestruturas ferroviárias para o ano

O Governo estima investir 384 milhões de euros em infraestruturas ferroviárias para o próximo ano, em quatro corredores estruturantes, de acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2021.

Notícia sobre:

Gin “vira” bebida da moda em Portugal – consumo dispara a partir de 2011

Há nove anos, em 2011, apenas 4,5% dos portugueses com idades entre os 18 e os 24 anos bebiam gin, um valor que disparou (quase quintuplicou) para 22,3% em 2020. Em causa estão dados que constam num estudo realizado pela Marktest.

Notícia sobre:

OE2021: IVA reduzido nas máscaras e gel desinfetante vai manter-se no próximo ano

As máscaras de proteção respiratória e o gel desinfetante cutâneo vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA no próximo ano, de acordo com a versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). Esta solução integra o leque de medidas excecionais e transitórias decididas pelo Governo no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, sendo que a sua integração no OE permite prolongar a vigência para 2021.

Notícia sobre:

Pandemia é a gota de água para muitos casais

Paciência é coisa que muitos casais perderam em tempos de pandemia da Covid-19. São, afinal, muitos dias (e meses) a trabalhar em casa e a tentar conciliar da melhor forma possível a vida profissional com a amorosa. Mas nem sempre corre bem e dá-se a tão indesejada gota de água. A verdade é que os divórcios dispararam nos últimos meses: foram decretados 3.862 entre 1 de julho e 30 de setembro, mais 235 que no mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:
Morgan Housel on Unsplash

Tudo o que já se sabe sobre o Orçamento do Estado para 2021 - as propostas vistas "à lupa"

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) foi entregue pelo Governo na Assembleia da República esta segunda-feira, 12 de outubro. Este ano, e mais que nunca, este documento torna-se decisivo para a retoma económica do país, nomeadamente para a evolução das finanças públicas, e rendimentos das famílias e empresas, assolados pelos efeitos negativos da pandemia da Covid-19. Entretanto, foram sendo conhecidas algumas das “linhas mestras” do OE2021 através das quais o Executivo liderado por António Costa pretende “dar a volta” à crise. Eis um resumo do que se sabe até agora.

Notícia sobre:

OE2021 entregue no Parlamento - cronologia e linhas gerais do que aí vem para sair da crise

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) chega ao Parlamento esta segunda-feira (dia 12 de outubro de 2020) e contempla um vasto leque de medidas que se irão revelar fundamentais para a evolução das contas públicas, rendimento das famílias e recuperação das empresas, naquele que é um ano atípico e marcado pela crise provocada pela pandemia. A proposta deverá ser votada na generalidade dia 28 de outubro e em votação final global a 26 de novembro de 2020.

Notícia sobre:

Há em Portugal menos camas nos hospitais para cuidados psiquiátricos que na média da UE

Portugal tinha, em 2018, menos camas disponíveis nos hospitais para cuidados psiquiátricos que muitos outros países da União Europeia (UE). Eram 64 camas por cada 100.000 habitantes contra 73 na média da UE, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Notícia sobre: