Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Economia

Não deixes as compras de Natal para a última hora: trabalhadores dos supermercados fazem greve a 24 de dezembro

Há mais uma greve à vista, desta vez nos supermercados. Os trabalhadores vão avançar com uma paralisação no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Ao que tudo indica as negociações entre o sindicato e as empresas falharam. E atenção, há outros 47 pré-avisos de greve até ao final do ano.

Notícia sobre:

Calendário de 2019: Olá pontes, olá feriados! As “pausas” do próximo ano

Já a pensar nas férias e nos dias de descanso do próximo ano? Temos boas e más notícias. Terás várias oportunidades de descanso a meio da semana, mas também há feriados nacionais a calhar (mais uma vez) ao sábado ou domingo. O melhor mesmo será espreitares o calendário de 2019 que o idealista/news para saber como tirar partido das “pausas” que se avizinham.

Notícia sobre:

Quanto custa ter um frigorífico ligado em Portugal?

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) com a eletricidade mais cara e isso reflete-se no quotidiano. Manter um frigorífico ligado numa casa portuguesa custa 56,2 euros por ano, mais cinco euros que a média da UE, fixada nos 51,2 euros.

Notícia sobre:

Atenção, há 47 pré-avisos de greve até ao final do ano

Greves atrás de greves. E ao que tudo indica não se ficam por aqui. Até ao fim de dezembro não haverá um único dia sem paralisações, tendo em conta todos os pré-avisos de greve compilados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público. Desde a justiça aos hospitais, passando pela inspeção das pescas aos comboios: são poucas as áreas que escapam, mas será o setor da saúde o mais afetado.

Notícia sobre:

Corrupção custa mais de 18 mil milhões por ano aos cofres portugueses

Quanto custa a corrupção a Portugal? Cerca de 18,2 mil milhões de euros por ano, o equivalente a cerca de 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Portugal é, de resto, o 11.º país dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) onde a fatura da corrupção é mais elevada, em termos absolutos.

Notícia sobre:

Portugueses adeptos da compra de viagens e estadia online

Fazer compras online está cada vez mais na moda, ainda assim nem todos os Estados-membros da União Europeia (UE) parecem ser fãs da tendência. Portugal está a crescer, ainda que muito abaixo da média dos países da UE em praticamente todas as categorias de produtos. A exceção está na compra de viagens ou estadias.

Notícia sobre:

Travão a fundo nas exportações portuguesas

As exportações, um dos principais motores da aceleração do crescimento da economia portuguesa, estão a dar sinais de fraqueza. No terceiro trimestre, o crescimento homólogo do PIB nacional abrandou para 2,1%, sendo que tinha aumentado 2,4% nos primeiros três meses do ano, segundo dados do INE.

Notícia sobre:

Como conciliar trabalho e família? Estas são as 33 propostas do Governo

O “3 em Linha” é um programa que pretende promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar dos portugueses. Foi lançado pelo Governo esta quarta-feira (5 de dezembro de 2018), em Lisboa, para uma sociedade mais inclusiva e igual, permitindo a “realização de escolhas livres em todas as esferas da vida”. Desmitificamos, uma a uma, as 33 medidas contempladas no programa.

Notícia sobre:

Os riscos que assombram o imobiliário e a banca em Portugal

O imobiliário - e correlacionadamente, a banca - é um dos setores que mais tem beneficiado do investimento estrangeiro e da fama que Portugal goza hoje em dia no exterior. Mas isto tem riscos. E não são poucos.

Notícia sobre:

Lisboa e Porto gastam mais de um milhão em luzes de Natal (mas menos que antes da crise)

As luzes de Natal já estão acesas um pouco por todo o país, com as ruas e praças das principais cidades a encherem-se de iluminação para celebrar a época e atrair mais turistas. No duelo Lisboa vs Porto, a capital destaca-se: vai gastar 800 mil euros, quatro vezes mais que o Porto, que espera desembolsar 210 mil euros nas iluminações. Ainda assim, os gastos não superam os níveis pré-crise.

Notícia sobre: