Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Economia

Despesas em casa disparam com a pandemia: a importância de haver uma tarifa social da internet

A pandemia da Covid-19 mudou tudo ou quase tudo na vida dos portugueses, que passaram, desde logo, a passar (muito) mais tempo em casa, nomeadamente em teletrabalho. Um fenómeno que fez com que as despesas com a casas aumentassem, isto ao mesmo tempo que muitas famílias viram os respetivos rendimentos baixar, devido à crise pandémica. Um contexto que dá força à criação, com carácter urgente, de uma “tarifa social de acesso a serviços de internet”. Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Remessas de emigrantes descem em ano de pandemia – suíços lideram lista

O total das remessas de emigrantes desceu 1,3% em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, para 3.612,9 milhões. Já o dinheiro enviado pelos imigrantes para fora de Portugal subiu 1,6% para os 486,2 milhões, tendo-se posto um ponto final a uma subida do saldo que há oito anos.

Notícia sobre:

Um terço dos sites de crédito ao consumo analisados por Bruxelas violam regras da UE

Cerca de um terço de 118 páginas online de crédito ao consumo analisadas pela Comissão Europeia (CE) violam as regras da União Europeia (UE) sobre direitos do consumidor, por falta de informação ou clareza sobre taxas e outras condições.

Notícia sobre:

Censos 2021: quem recebeu os códigos pode responder a partir de hoje

O período de respostas aos Censos 2021 arranca esta segunda-feira (19 de abril de 2021), tendo a operação Censos 2021 tido início no início do mês, com a distribuição das cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos que permitem às pessoas responder pela internet. 

Notícia sobre:

Centros comerciais reabrem hoje (mas) com regras de lotação

Os centros comerciais e todas as lojas podem reabrir a partir desta segunda-feira (19 de abril de 2021), cumprindo a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde (DGS). É mais uma fase do plano de desconfinamento que está a avançar como previsto na generalidade do país, à exceção de alguns concelhos que, por terem um risco de transmissão elevado, ou não avançam, ou recuam mesmo nas medidas.

Notícia sobre:

Impacto da pandemia nos preços – comprar fruta é em média 11% mais caro que em março de 2020

A pandemia da Covid-19 teima em deixar marcas na sociedade e na economia, isto mais de um ano depois de ter chegado. Foram muitas as mudanças que, num ano – entre março de 2020 e março de 2021 –, tiveram impacto direto nas finanças dos portuguesas, tendo havido várias alterações nos preços de alguns produtos e serviços do cabaz de consumo. A fruta, os combustíveis e a saúde, por exemplo, ficaram mais caros. Já o vestuário, a hotelaria, o transporte aéreo de passageiros e o calçado baixaram de preço.

Notícia sobre:

Programa de Recuperação e Resiliência vai acrescentar 3,5% ao PIB até ao final de 2025

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) vai acrescentar 3,5% ao Produto Interno Bruto (PIB) português até ao final de 2025, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) divulgado esta sexta-feira (16 de abril de 2021) na página do Parlamento – e aprovado no dia anterior em Conselho de Ministros. “No final de 2025, o nível do PIB deverá situar-se 3,5% acima do nível que se teria verificado num cenário sem PRR”, pode ler-se no PE 2021-2025, agora conhecido.

Notícia sobre:

Nível de vida em Portugal sobe 10,7% até 2026 face ao período pré-crise

Entre 2019 e 2026, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em Portugal deve subir 10,7% em termos acumulados, segundo as projeções do “World Economic Outlook”, publicado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Trata-se do nono maior aumento do nível de vida até 2026 face ao pré-crise entre as 22 economias da União Europeia (EU) classificadas como avançadas pelo FMI. 

Notícia sobre: