Lucros dos bancos em Portugal

Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023

Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.
Investimento externo em Portugal e nacional no estrangeiro

Investimento português lá fora sobe: mas menos que o externo cá dentro

Entre 2008 e 2020, o stock de Investimento Português no Estrangeiro (IPE) foi rondando os 50.000 milhões de euros, sendo que a maior trajetória de crescimento ocorreu nos últimos três anos. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam essa tendência, mostrado que superaram a barreira dos 60.000 milhões de euros em 2022 e 2023: respetivamente, 60.899 e 64.432 milhões de euros, respetivamente.  
Inflação em Portugal e na UE

Taxa de inflação homóloga abranda na Zona Euro (2,6%) e na UE (2,8%)

Em fevereiro, a taxa de inflação homóloga abrandou para 2,6% na Zona Euro (2,8% em janeiro) e para 2,8% na UE (3,1% em janeiro), segundo dados divulgados esta segunda-feira (18 de março de 2024) pelo Eurostat. Em Portugal, a taxa de inflação medida pelo Índice Harmonizado dos Preços ao Consumidor (IHPC) foi de 2,3%, inferior à verificada no mês anterior (2,5%) e no período homólogo (8,6%).
Verificar deduções no IRS 2024

IRS 2024: já se pode verificar deduções das faturas (e reclamar)

O prazo para os contribuintes consultarem os valores das deduções à coleta do IRS apurados pela Autoridade Tributária (AT) e para reclamarem se deles discordarem, arrancou no sábado, dia 16 de março, e termina no final deste mês. Após a verificação e confirmação das faturas, a campanha do IRS inici
Consignação de IRS em 2023

Doar IRS em 2024: há mais de 5 mil entidades que podes escolher

Todos os anos, os contribuintes portugueses podem doar 0,5% da sua coleta de IRS a uma entidade, desde bombeiros voluntários a jardins de infância, passando também por lares e associações de apoio às vítimas de doenças, por exemplo. E a lista de entidades a quem podes consignar 0,5% do IRS em 2023, sem qualquer impacto no teu reembolso, já está disponível. Este ano há, pela primeira vez, mais de 5 mil entidades que estão a “disputar” a consignação do IRS dos contribuintes.
TikTok gera polémica

Quem é a dona do Tiktok e porque é que os EUA a receiam? Explicamos

A gigante chinesa da internet ByteDance, conhecida mundialmente por ser dona da TikTok, nasceu há 12 anos em Pequim e tornou-se numa das empresas mais valiosas do mundo. Atualmente, a aplicação ("app") está na mira do Congresso e Presidente dos EUA, que receiam que a China aceda a dados pessoais de milhões de norte-americanos, e exigem que se distancie da sua empresa-mãe e, de forma mais ampla, da China.
Inflação desce em Portugal em fevereiro de 2024

Inflação desce para 2,1% em fevereiro – confirma INE

Depois de ter subido em janeiro para 2,3%, a taxa de inflação homóloga em Portugal desceu em fevereiro para 2,1%, segundo dados divulgados esta terça-feira (12 de março de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um valor superior ao verificado em dezembro (1,4%) e muito inferior ao registado no período homólogo, ou seja, em fevereiro do ano passado (8,2%).