Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

IMI, IMT e outros impostos: Fisco está a investigar contribuintes com isenções e benefícios fiscais

Tiveste direito a algum tipo de isenção ou benefício fiscal em sede de IMI, IMT, IVA, IRC ou outros impostos? Atenção porque as Finanças decidiram que vão apertar mais o certo aos contribuintes, a este nível, sejam famílias ou empresas. Com o objetivo de combater a fraude e evasão fiscal, e ao mesmo tempo tentar aumentar as receitas públicas, a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) está a avançar com novas fiscalizações.

Notícia sobre:

Adicional ao IMI: prazo para casais decidirem tributação conjunta termina amanhã

A forma de, este ano, escapar ao pagamento total do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), é apresentar fazer a tributação conjunta. Isto no caso dos proprietários casados ou unidos de facto, com imóveis avaliados em até 1,2 milhões de euros. Para poderem beneficiar desta isenção, este tipo de contribuintes terá de apresentar a declaração no Portal das Finanças até esta quinta-feira, 31 de maio de 2018.

Notícia sobre:

Para arrendar casas hipotecadas deixa de ser preciso ter autorização dos bancos

Quem comprar casa com recurso ao crédito bancário e decidir arrendá-la para fins habitacionais já não precisa de autorização dos bancos para o fazer. O Governo apresentou uma proposta para que as restrições atuais sejam eliminadas. Se isso acontecer os bancos vão deixar de poder aplicar penalizações, como agravar o spread, por exemplo.

Notícia sobre:

Faturas com "prato do dia" dão multa das Finanças por causa do IVA

A emissão de faturas simplificadas com a descrição prato do dia, fruta do dia ou sobremesa do dia é considerada incorreta pelo Fisco e pode dar multas. A restauração terá assim de separar os pratos das bebidas e descrever o serviço prestado aos clientes para que possa ser determinada a taxa de IVA aplicável.

Notícia sobre:

Imobiliário engorda cofres da Câmara da capital

O mercado imobiliário em alta está a ajudar à melhoria da saúde financeira da capital, pela via fiscal. A Câmara de Lisboa recebeu no ano passado mais 79,5 milhões de euros (subida de 17,2% face a 2016) de impostos e taxas, somando um total de 543,1 milhões de euros, incluindo IMT, derrama municipal e outros.

Notícia sobre:

Prazo do IRS acaba em 15 dias: guia para que nada falhe

És um dos contribuintes a quem ainda falta apresentar a declaração do IRS de 2017, cujo prazo termina no final do mês de maio? Se já o fizeste, mas detectaste erros ainda vais a tempo de corrigi-los. Explicamos-te tudo num guia para que nada falhe com o teu IRS.

Notícia sobre:

Impostos do imobiliário contribuem para carga fiscal em máximos de 22 anos

A carga fiscal sobre os contribuintes portugueses atingiu em 2017 o valor mais elevado desde 1995. Sobressai o aumento de 31,6% da receita arrecadada com o imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT), bem como as receitas com o IMI, que subiram 8,7%. Já o IRS rendeu menos.

Notícia sobre:

Podes entregar o IRS a partir de domingo. Ainda tens dúvidas? Este guia ajuda-te

Já faltam poucos dias para começar o período de entregas da declaração anual de IRS. A entrega deverá ser feita entre 1 de abril e 31 de maio, no Portal das Finanças, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte. Ainda te restam dúvidas? Explicamos-te tudo.

Notícia sobre:

Deco questiona Facebook sobre utilização de dados de perfis portugueses

A Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) juntou-se a outras organizações de consumidores – da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil – para pedir que a empresa Facebook assuma responsabilidades no caso do escândalo de dados, e perceber se os dados dos perfis portugueses foram utilizados indevidamente pela empresa norte-americana Cambridge Analytica.

Notícia sobre:

IRS: reembolso pode chegar em menos de 15 dias

A fórmula é simples. Quem entregar o IRS mais cedo, recebe mais cedo. Com o preenchimento automático do IRS, os contribuintes que entregarem a declaração no início de abril de 2018 podem receber o reembolso em menos de 15 dias. Este ano, e com o alargamento do IRS automático a contribuintes com filhos, o pagamento pode chegar mais cedo a três milhões de portugueses.

Notícia sobre: