Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

Valor pago com cheques carecas triplicou – foram 3,7 milhões no primeiro semestre

No primeiro semestre, os contribuintes pagaram ao Estado 3,7 milhões de euros em cheques sem cobertura, também conhecidos como cheques carecas. Trata-se de um montante três vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre:

Gasolina sobe (mas pouco) e gasóleo mantém-se na semana anterior à greve

Na semana que antecede a greve dos motoristas agendada para 12 de agosto por tempo indeterminado, os preços vão manter-se estáveis: o gasóleo não vai sofrer “mexidas” e a gasolina vai aumentar meio cêntimo.

Notícia sobre:

IMI superior a 500 euros: termina este mês prazo para pagar 2ª tranche

Se és um dos quase 700 mil proprietários de imóveis em Portugal a que lhes corresponde um IMI superior a 500 euros - e que não pagaram a totalidade do imposto em maio passado - fica a saber que tens até ao final do mês de agosto para liquidar a segunda prestação junto das Finanças. A terceira tranche será cobrada em novembro.

Notícia sobre:

Fim do sigilo no acesso às cadernetas prediais de terrenos vizinhos a partir de outubro

A partir de 1 de outubro de 2019 entra em vigor uma alteração ao IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis que coloca um ponto final a nível do sigilo das cadernetas prediais de terrenos confinantes. Isto significa que os advogados e solicitadores vão voltar a poder consultar os documentos matriciais das parcelas vizinhas dos seus clientes.

Notícia sobre:

Receitas dos municípios do Norte disparam “à boleia” do imobiliário

Os municípios do Norte, sobretudo os que se encontram nos territórios de baixa densidade, viram as receitas subir “à boleia” da reavaliação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis. O IMT e o IMI dispararam. 

Notícia sobre:

AIMI aplicado a mais 50 mil imóveis de luxo num ano

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), que incide sobre os imóveis com Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600 mil euros, abrangeu 486.845 mil imóveis em 2018, mais 47.134 – o equivalente a 10% – que no ano anterior (439.711 imóveis).

Notícia sobre:

Prazos de entrega do IVA mudam - e outras novidades sobre obrigações fiscais

Os contribuintes abrangidos pelo regime mensal de IVA vão passar a contar com mais cinco dias para liquidar o imposto - ou seja, até ao dia 15 do segundo mês seguinte ao que respeitam as operações. Já os que se enquadram regime trimestral, passam a ter até ao dia 20 do segundo mês a contar do trimestre do ano. Por outro lado, vai ser eliminada a prestação de garantia para dívidas de IRS e IRC até 5 mil e 10 mil euros, respetivamente.

Notícia sobre:

IUC mais baixo para carros importados - novas regras aprovadas no Parlamento

A partir de 2020, a fatura do IUC vai baixar para os proprietários de veículos com matrícula na União Europeia (UE) anterior a 2007 e importados para Portugal depois de julho de 2007. A alteração fiscal foi aprovada no Parlamento na passada 6ªfeira.

Notícia sobre:

Atenção empresas: prazo para entregar IES termina hoje

O prazo de entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES) das empresas e da declaração anual (IES/DA) de empresários em nome individual, entre outras entidades, termina esta quarta-feira (17 de julho de 2019).

Notícia sobre: