Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

Despesas com o material escolar podem reduzir o IRS – descobre como

Setembro é sinónimo de regresso às aulas, mas a preparação do ano letivo começa bem antes. O material escolar é uma despesa que entra habitualmente na categoria de “despesas gerais e familiares” no IRS. Mas há uma forma de as contabilizar na categoria de educação, onde o teto das deduções é maior...

Notícia sobre:

Impostos da austeridade fazem lucrar Governo de António Costa

As medidas de austeridade implementadas pelo anterior Executivo continuam a engordar os cofres do Estado. Contribuições extraordinárias sobre os setores energético, bancário e farmacêutico, derrama estadual, taxa de segurança alimentar e taxa adicional de solidariedade sem fim à vista vão permitir ao Governo encaixar este ano perto de 930 milhões.

Notícia sobre:

Taxa de proteção civil: senhorios têm até ao fim do mês para corrigir IRS

Todos os senhorios que têm imóveis arrendados em Lisboa e que deduziram, em sede de IRS, o valor relativo à taxa de proteção civil, vão ter de corrigir as declarações de IRS de anos anteriores. Têm até 31 de julho para o fazer, caso contrário ficarão sujeitos a multas.

Notícia sobre:

Facebook multado em 565.000 euros por violar lei da proteção de dados

A empresa norte-americana Facebook vai ter de pagar mais de meio milhão de euros por ter violado a lei da proteção de dados. Em causa está o uso ilícito dos dados pessoais de 87 milhões de utilizadores da rede social pela Cambridge Analytica.

Notícia sobre:

Cofres das autarquias engordam com febre imobiliária

Os cofres das autarquias estão a “engordar” à custa das receitas conseguidas com a venda de imóveis, nomeadamente através do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Estes dois impostos renderam, em 2017, cerca de 2,4 mil milhões de euros, mais 180 milhões de euros que no ano anterior.

Notícia sobre:

Cartões contacless: sete cuidados a ter em conta para evitar dores de cabeça

Se tiveres um cartão de pagamento, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, poderás fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e cómoda – sem que seja necessário passar o cartão ou dispositivo associado pelo terminal. Mas há alguns cuidados a ter em conta...

Notícia sobre:

"Big four” da auditoria arrecadam milhões para aconselhar Bruxelas sobre política fiscal

As “big for” da autoria e consultoria – KPMG, EY, PwC e Deloitte – arrecadam milhões de euros, todos os anos, por serviços de assessoria prestados à Comissão Europeia. Só em 2016, as multinacionais ganharam contratos de oito milhões de euros da Direção-Geral de Fiscalidade e União Aduaneira para realizarem estudos sobre várias questões fiscais.

Notícia sobre:

Ministério Público abriu inquérito a empresa em insolvência por dívidas de 14 milhões

O Ministério Público (MP) está a investigar a existência de crimes na gestão da empresa ibérica de tubagens, a Transaqua. A empresa entrou em processo de insolvência por dívidas de 14 milhões de euros, 6,9 dos quais à Caixa Geral de Depósitos (CGD).  

Notícia sobre:

Fisco está a investigar 90 processos de transferências de jogadores de futebol

O Fisco está a apertar o controlo sobre os negócios de compra e venda de jogadores de futebol. O relatório anual de combate à fraude e evasões fiscais das Finanças, recentemente publicado, revela que a máquina fiscal abriu 90 processos para investigar transferências e contratações suspeitas no futebol português.

Notícia sobre:

Fisco suspende multas aos contribuintes que não aderiram à Via CTT

O tema Via CTT está na ordem do dia. A polémica instalou-se depois de ser noticiado que os trabalhadores independentes e as empresas estavam a ser notificados para pagar coimas – entretanto suspensas pelo Ministério das Finanças - por não estarem inscritos na Via CTT. Mas, afinal, o que é que está em causa?

Notícia sobre: