Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

IRS na reta final: prazo para entregar declaração termina a 30 de junho

A maratona de IRS está prestes a acabar. O prazo de entrega da declaração de impostos ao Fisco termina no domingo, 30 de junho de 2019. Se ainda não preencheste o documento está na hora de “arregaçar” as mangas e dar conta do assunto.

Notícia sobre:

Tribunal Constitucional decide que terrenos para construção vão ter de pagar AIMI

As sociedades imobiliárias vão ter de pagar Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) sobre os terrenos para construção que detêm, já que o Tribunal Constitucional decidiu que a norma que dita o pagamento do imposto nesses casos não é inconstitucional.

Notícia sobre:

Isenção automática de IMI chegou a 1,17 milhões de pessoas este ano

Atribuída, de forma automática, pela Autoridade Tributária e Aduaneira a pessoas com rendimentos e património imobiliário de baixo valor, a isenção de IMI contemplou este ano 1,17 milhões de contribuintes.

Notícia sobre:

Isenção de IMI dada antes de 2019 mantém-se para empreendimentos turísticos

Os empreendimentos turísticos que já beneficiavam de isenção de IMI antes desta ter sido revogada, em 2019, podem continuar a não pagar aquele imposto até esgotarem o período atribuído, garante o Fisco.

Notícia sobre:

Investimento dispara e bate recorde de 23 anos, acelerando economia

O investimento privado e público cresceu 17,8% nos primeiros três meses do ano e fez acelerar o PIB português. Trata-se do maior crescimento homólogo num trimestre desde 1996.

Notícia sobre:

Reembolsos do IRS: famílias receberam média de 1.061 euros

No primeiro do mês de campanha do IRS, as famílias receberam, em média, um reembolso de 1.061 euros. O valor médio ultrapassa os valores registados no ano anterior, segundo o Fisco.

Notícia sobre:

IMI: acaba hoje o prazo para pagar a primeira prestação

Caso te tenhas distraído, ainda te restam umas horas para pagares a primeira prestação do IMI, sem teres de pagar multa. O prazo para cumprir esta obrigação fiscal termina hoje. Também podes liquidar já a totalidade do valor indicado na nota de cobrança.

Notícia sobre:

Deduções de senhorios no IRS: Fundo de reserva só pode ser declarado no momento das obras

Os montantes que os senhorios que transferem anualmente para os fundos comuns de reserva não podem ser deduzidos em IRS, pelo menos enquanto as obras de conservação do edifício não avançarem.

Notícia sobre:

AIMI: maioria dos herdeiros escolhe pagar imposto individualmente e não em bloco

Os responsáveis das heranças de divisas têm de avisar o Fisco sobre a forma como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI): tributar em bloco ou atribuir a cada herdeiro a sua quota-parte. E a Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu 3.278 declarações de beneficiários a solicitarem o pagamento do imposto individualmente - número que representa uma subida face às 2.834 de 2018.

Notícia sobre: