Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

Guia para entender as novas tabelas de IRS

As novas tabelas de IRS chegaram, mas há ainda quem ande perdido no meio das taxas de retenção, escalões e retroativos. Este guia ajuda-te a perceber se as alterações vão ou não impactar o salário que recebes no final do mês.

Notícia sobre:

Vais comprar casa? Este simulador diz quanto pagarás de IMT

A decisão de comprar casa é uma das mais importantes que se toma ao longo da vida. Uma aquisição que nunca vem só, já que é preciso pagar, por exemplo, o IMT. Há um simulador que te pode ajudar a fazer contas.  

Notícia sobre:

Transferências gratuitas com novo 'player': PayPal rivaliza com MB Way

A PayPal decidiu entrar no mercado das transferências gratuitas, competindo com o MB Way e garantindo que não vai cobrar comissões. Os clientes só terão de usar a conta de email.

Notícia sobre:

Ambiente gera 7,5% das receitas fiscais em Portugal (mais que na média da UE)

Em 2017, os impostos ambientais valeram aos cofres do Estado 5,04 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde que o Eurostat tem registos (1995) e que representa 7,5% do total das receitas fiscais. 

Notícia sobre:

Como preencher o IRS caso a caso - desde rendas a recibos verdes e outros

Está a chegar a maratona do IRS. Enquanto isso, e para que nada falhe – a entrega da declaração acontece este ano ao longo de três meses, entre 1 de abril e 30 de junho –, vamos esmiuçar algumas dúvidas que ainda persistem, nomeadamente no que aos formulários do IRS diz respeito. Eis as alterações a ter em atenção no Modelo 3.

Notícia sobre:

Isenções de IMI e IMT acabam em Lisboa e Porto nos prédios com uso turístico

Em 2018, as isenções de Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas (IMT) e de (Imposto Municipal sobre Imóveis) IMI para os prédios de utilidade turística deixaram de ser benefícios fiscais automáticos e passaram a depender da decisão individual de cada autarquia. Um benefício fiscal que agora cai em Lisboa e Porto.

Notícia sobre:

IRS: Fisco lança app para comunicar agregado familiar (prazo está a acabar...)

Os contribuintes têm até sexta-feira, 15 de fevereiro, para atualizar e validar no Portal das Finanças os dados do agregado familiar. E agora há mais uma alternativa para fazê-lo. A comunicação já pode ser feita através da app ‘Agregado Familiar’, lançada pelo Fisco.

Notícia sobre:

Os rendimentos que não tens de declarar no IRS...

A saga do IRS está prestes a começar. De 1 de abril a 30 de junho é preciso submeter a declaração anual de rendimentos no Portal das Finanças. Mas atenção, nem todos os rendimentos têm de ser declarados, por serem tributados em sede de outros impostos ou por razões de política fiscal. Mostramos-te quais são.

Notícia sobre:

IRS: prazo para atualizar dados do agregado familiar termina a 15 de fevereiro

Os contribuintes têm até 15 de fevereiro de 2019 para atualizar e validar no Portal das Finanças os dados do agregado familiar. Se o agregado e a morada permanecerem os mesmos em 2018 não será preciso fazer nada, uma vez que o Fisco irá recuperar os dados da última declaração entregue. Ainda assim, será melhor confirmar que tudo está correto.

Notícia sobre:

Afinal quem terá direito à declaração automática de IRS a partir de agora?

Quando chegar a altura de apresentar o IRS, alguns contribuintes poderão ser abrangidos por uma declaração totalmente preenchida, pronta a verificar e entregar. O decreto-lei que define quem pode ou não usar este meio já foi publicado em Diário da República, e vem confirmar o alargamento da declaração automática de IRS aos titulares de planos de poupança reforma (PPR).

Notícia sobre: