Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fiscalidade

Englobamento IRS: tudo o que está em causa na tributação dos rendimentos prediais

O englobamento dos rendimentos prediais no IRS é uma medida prevista no programa do Governo, que ainda está a ser estudada. O tema está a incendiar os ânimos no setor e por isso decidimos preparar um guia explicativo sobre o tema.

Notícia sobre:

Municípios obrigados a devolver 60 milhões em IMT cobrados a fundos de investimento imobiliário

O Fisco tem vindo a exigir às autarquias que devolvam o IMT suportado pelos Fundos de Investimento Imobiliário entre 2014 e 2018. Imposto esse que os tribunais consideraram que foi ilegalmente cobrado. Ao todo estão em causa 60 milhões de euros.

Notícia sobre:

IRS 2020: novo impresso com campo para contratos de arrendamento com taxa reduzida

Os contribuintes com rendimentos de casas arrendadas vão contar com um novo modelo de IRS quando chegar a hora de preencher a declaração em 2020. A nova versão do impresso, que vai vigorar no próximo ano, conta com um campo para que se aplique a redução da taxa especial IRS de 28%, de que podem beneficiar os senhorios que optem por não englobar este rendimento aos restantes.

Notícia sobre:

Cofres das câmaras engordam à boleia do imobiliário: IMI e IMT geram 29,4% das receitas

Os cofres de muitas autarquias estão a aumentar à boleia do dinamismo do setor imobiliário, nomeadamente através do IMI e do IMT. A cobrança anual destes impostos soma mais 669 milhões que há uma década e já conta quase tanto como as transferências do Estado.

Notícia sobre:

AIMI: nova taxa de 1,5% sobre imóveis de luxo foi paga por 331 proprietários

Pela primeira vez, este ano, as notas de liquidação do Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis (AIMI) passaram a contemplar três escalões de taxas para os contribuintes singulares. No total, foram emitidas 75.157 notas de cobrança do AIMI relativamente ao ano de 2019, sendo este o número mais alto desde que o imposto foi lançado. Em 2017, foram emitidas 68.252 e no ano passado 71.945.

Notícia sobre:

As 10 entidades que mais benefícios fiscais receberam de IMT em 2018...

O Estado concedeu cerca de 2,3 mil milhões de euros em benefícios fiscais em 2018. A maior fatia corresponde a isenções ou reduções da taxa de IRC paga sobre os lucros das empresas. O pódio fica completo com os impostos especiais sobre o consumo e o IMT.

Notícia sobre:

Alerta de fraude: há emails falsos a circular sobre o IRS, avisam Finanças

O alerta de segurança foi publicado no Portal das Finanças: há contribuintes a receber “mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como portaldasfinancasBwNxR@at.gov.pt” ou outros similares. Mas essa ligação não deve ser aberta, em caso algum.

Notícia sobre: