Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Há cada menos jovens em Portugal que não trabalham nem estudam

A geração dos “nem-nem” – jovens entre os 15 e os 34 anos que não trabalham nem estudam – está a perder fulgor, acompanhando a queda da taxa de desemprego.  

Notícia sobre:

Portugal é o quarto país da UE com mais mulheres na área das ciências e tecnologias

Portugal é o quarto país da União Europeia (UE) onde há mais mulheres a trabalhar na área das ciências e tecnologias. A liderar o ranking está a Lituânia (57%), sendo seguida de perto por Bulgária e Letónia (53%), Portugal (51%) e Dinamarca (50%), segundo dados do Eurostat, relativos a 2017.

Notícia sobre:
Gtres

Imobiliário, o motor que mais está a gerar emprego em Portugal

A taxa de desemprego recuou para 7% em 2018, ano que ficou marcado por um aumento de pessoas empregadas em Portugal. A contribuir para este crescimento estão, também, profissões ligadas a atividades imobiliárias. Em sentido inverso encontram-se profissões relacionadas com o setor do turismo.

Notícia sobre:

Taxa de desemprego em mínimos de 2004: média anual recua para 7% em 2018

A taxa de desemprego manteve-se nos 6,7% no quarto trimestre de 2018 e diminuiu para 7% no conjunto do ano, face aos 8,9% verificados em 2017, divulgou o INE. São os valores mais baixo desde 2004. 

Notícia sobre:

Começa hoje a funcionar o simulador de pensões da CGA para os funcionários públicos

O novo simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA), que permite calcular o valor da pensão, vai ser apresentado esta sexta-feira (1 de fevereiro de 2019) e já está disponível para mais de 40% dos funcionários públicos que descontam para a CGA.

Notícia sobre:

Taxa de desemprego inverte tendência e sobe para 6,7% em novembro

A taxa de desemprego fixou-se em 6,7% em novembro de 2018, mais 0,1% que o anteriormente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma estabilização da taxa nos 6,7% no último mês do ano passado. 

Notícia sobre:

Desempregados inscritos nos centros de emprego em mínimos de 10 anos

Em 2017, havia apenas mais 355 desempregados em Portugal continental inscritos nos centros de emprego que há dez anos. Segundo as contas da Marktest, que se apoia em dados do INE, em 2017, estavam inscritos nos centros de emprego 377.791 desempregados. 

Notícia sobre:

Estas são as 10 profissões mais bem pagas do mundo, e menos stressantes...

Gostavas de ter um trabalho bem pago e pouco stressante? Parece ser um cenário difícil de encontrar, mas há quem consiga, aparentemente, “juntar o útil ao agradável”. Se optares por uma destas dez profissões podes chegar ao final do mês com a carteira mais “recheada” e com o corpo e mente mais “leves”.

Notícia sobre:

Trabalhas a recibos verdes? Este calendário (das datas da declaração trimestral) é teu aliado

Os trabalhadores a recibos verdes têm um novo regime contributivo, já que as respetivas contribuições à Segurança Social mudaram. Quer isto dizer que há novos prazos e deveres para os trabalhadores independentes. Se é o teu caso, há um calendário – das datas da declaração trimestral – a não perder de vista.

Notícia sobre:

Portugal no top 5 dos países da UE onde há mais dentistas no “ativo”

Sabias que havia em 2016 mais de 360.000 dentistas, 450.000 farmacêuticos e 550.000 fisioterapeutas a trabalhar na União Europeia? No caso concreto dos dentistas, Portugal é, de resto, um dos países da UE onde há mais profissionais a trabalhar – 96 por 100.000 habitantes –, ocupando o quinto lugar do ranking.

Notícia sobre: