Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Funcionários públicos podem pedir reforma antecipada com menos penalizações em outubro

A partir de outubro, tal como já previsto para os trabalhadores do setor privado, os funcionários públicos que tenham pelo menos 60 anos de idade e 40 anos de desconto podem reformar-se antecipadamente sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade.

Notícia sobre:

Salários reais dos portugueses aumentaram 6,1% nos últimos cinco anos

Os salários reais dos portugueses subiram 6,1% nos últimos cinco anos e o número de trabalhadores aumentou 23,2%. “Entre o 1º semestre de 2014 e o 1º semestre de 2019, a remuneração total aumentou 10,2% em termos nominais e 6,1% em termos reais”, revelou o INE.

Notícia sobre:

Adeus crise? Desemprego desce para o valor mais baixo dos últimos 15 anos

A taxa de desemprego baixou para 6,3% no segundo trimestre do ano, inferior à verificada no trimestre anterior (6,8%) e no mesmo período do ano passado (6,7%). A última vez que o desemprego tinha estado neste patamar foi há 15 anos.

Notícia sobre:

Há mais “trabalho” na UE: em Portugal, 88 mil pessoas encontraram emprego no 1º trimestre

No primeiro trimestre, havia em Portugal quase 4,6 milhões de pessoas empregadas e 193 mil desempregadas. Em toda a UE (sem contar com a Alemanha) foram 2,6 milhões os desempregados que encontraram emprego entre o final de 2018 e o início de 2019.

Notícia sobre:

Subir na carreira? Nestas 5 cidades é “mais fácil”

Munique, São Francisco, Zurique, Boston e Londres são as cidades com maior projeção profissional, ou seja, aquelas onde pode ser “mais fácil” crescer na carreira. Em causa está um estudo realizado pela empresa de recursos humanos Adecco.

Notícia sobre:

“Out of office” (fora do escritório), sim ou não? O email também deve ir de férias

As férias chegaram (ou estão a chegar) para muitos portugueses. E alguns optam por definir uma mensagem de “out of office” (fora do escritório). Fazem bem? Especialistas consideram que desligar é crucial para a saúde e o bem-estar emocional...

Notícia sobre:

Mudar de emprego faz ganhar mais 8,5% – contra um aumento de 2,9% para quem fica

Os trabalhadores que mudaram de posto de trabalho entre outubro de 2018 e abril de 2019 tiveram um aumento salarial de 8,5%, uma subida superior à verificada por quem se manteve no mesmo emprego (2,9%).

Notícia sobre:

Assim é pago o subsídio de férias em alguns países europeus

Sabes com são pagos os subsídios de férias nos países europeus? Segundo a Seresco, que em Portugal oferece serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, a lei portuguesa é apenas semelhante à de Espanha.

Notícia sobre:

Desde 1991 que não havia tão poucos desempregados inscritos no IEFP

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego ficou em junho abaixo das 300 mil pessoas, o que acontece pela primeira vez em 27 anos, revelou o Ministério do Trabalho, com base nos dados do IEFP.

Notícia sobre:

Reformas antecipadas na Função Pública: o guia que explica tudo

O diploma relativo às reformas antecipadas na Função Pública está em discussão pública até hoje (24 de julho de 2019) e entra em vigor em outubro. Explicamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre: