Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

À procura de emprego? Eis o que os líderes valorizam num CV

É considerado um documento chave nas nossas vidas: capaz de abrir muitas portas, se for bem feito, ou fechar muitas janelas, se não lhe prestarmos a devida atenção. Mas, afinal, o que é que os líderes valorizam num CV?

Notícia sobre:

O salário mínimo líquido em Portugal e no mundo em 2020 – e o que mudou (ou não) face a 2019

O Salário Mínimo Nacional (SMN) subiu de 600 para 635 euros no primeiro dia de 2020, uma medida que deverá aranger 720 mil trabalhadores. Mas quanto é que um trabalhador português ganha, após descontos, em termos líquidos? São 565 euros, mais 5,8% que os 534 euros em vigor em 2019.

Notícia sobre:

O trabalho ideal para a tua personalidade? Este mapa de vocações dá uma ajuda

Entrar no mercado de trabalho pode ser tarefa complicada, sobretudo quando não se tem bem a certeza do que se quer fazer. Há um mapa interativo que pode ser útil, ou seja, que pode ajudar a encontrar a vocação certa para determinado tipo de pessoa. 

Notícia sobre:

Trabalhar quatro dias por semana e 6 horas diárias - a proposta da Finlândia

Com 34 anos, Sanna Marin é a segunda mais jovem primeira-ministra do mundo e defende um conceito revolucionário no mercado de trabalho para que subam os níveis de felicidade na Finlândia. A ideia da líder do Governo - expressa antes de assumir o atual cargo - é que os trabalhadores possam estar mais tempo com a família e a desfrutar de outros interesses da vida. Para isso, deveríam trabalhar quatro dias por semana e 6 horas diárias em vez da jornada em vigor, de cinco dias por semana e oito horas por dia.

Notícia sobre:

Salário mínimo nacional atualizado já está em vigor: subiu para 635 euros

Ano novo, vida nova. O salário mínimo nacional subiu de 600 para 635 euros no primeiro dia de 2020, traduzindo-se num aumento líquido de 31,13 euros por mês e sem surtir efeitos a nível do IRS – quem o recebe vai continuar isento deste imposto.

Notícia sobre:

Trabalhadores do Porto ganham (bem) menos que os de Lisboa – com as mesmas funções

Um trabalhador no Porto ganha em média menos 9,6% – salário médio bruto anual – que um em Lisboa que tenha a mesma função e experiência profissional. Tendo como referência um patamar de experiência profissional entre seis a dez anos, são, em média, menos 4.820 euros brutos anuais de salário.

Notícia sobre:

Aumento do salário mínimo pode deixar até 100.000 pessoas no desemprego

As novas subidas do salário mínimo "sem medidas significativas de aumento da produtividade" podem provocar entre 50 mil e 100 mil novos desempregados. O aviso é do Fórum para a Competitividade, que alerta ainda para uma possível “degradação das contas externas”.

Notícia sobre:

Quando é que os portugueses vão ganhar o mesmo que os europeus? Só em 2052...

Quanto ganha, em média, um trabalhador português e um europeu? E em quanto tempo é que os portugueses podem ficar a ganhar (mais ou menos) o mesmo que os europeus? A manter-se o ritmo médio de crescimento dos salários dos últimos três anos (2,58% em média em Portugal e 0,74% na Europa), só em 2052 é que Portugal vai igualar a média europeia. 

Notícia sobre:

À procura de trabalho este Natal? Na app Xmas Work os empregos aceitam-se no telemóvel

Este Natal vai ser possível encontrar trabalho de forma mais rápida, fácil e prática. É aquilo que promete a Xmas Work, a nova aplicação da Randstad que dá acesso a várias oportunidades de trabalho pontual e permite aos candidatos aceitar as ofertas em tempo real, diretamente no telemóvel.

Notícia sobre: