Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Estas são as profissões mais bem pagas em Portugal

Diretores de unidades de negócios, diretores financeiros ou de comunicação. São eles os líderes das profissões mais bem remuneradas, segundo os dados do Guia do Mercado Laboral da Hays, que divulga as tendências do mercado de trabalho e salários.

Notícia sobre:

Salário mínimo nos países da UE em 2018: mais de mil euros de diferença por mês

O salário mínimo francês vai subir 100 euros no próximo ano. Um valor que se junta ao aumento automático para compensar a inflação que já estava previsto para 2019. Ou seja, o salário mínimo de 1.174 euros mensais líquidos em 2018 sobe para 1.210 euros e, agora, para 1.310 euros. Em Portugal, o salário mínimo deverá aumentar 20 euros, para 600 euros, e em Espanha para 900 euros.

Notícia sobre:

Há muitos mais homens que mulheres a ocupar cargos de topo no setor financeiro

Os homens de Wall Street admitem, após o surgimento do movimento #MeToo, estar a mudar de comportamento. Evitam, por exemplo, jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres em aviões e reservam quartos de hotel em pisos diferentes. A verdade é que os empregos de topo no setor financeiro são dominados pelos homens.

Notícia sobre:

As vozes femininas que mandam no planeta...

Todos os anos a Forbes publica a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Mulheres influentes, líderes na áreas onde trabalham e que criam impacto no mundo. A lista - que não contempla nenhum rosto poruguês - é encabeçada pela chanceler alemã Angela Merkel.

Notícia sobre:

Pensões de viuvez - hora de repensar a sua existência, diz a OCDE

As pensões de viuvez foram criadas nos séculos XIX e XX, para que as viúvas não ficassem na pobreza com a morte dos maridos. Os tempos mudaram, e há quem questione a validade ou não da “regra”.  Afinal, devem ou não continuar? A OCDE considera que, apesar das mudanças nas relações sociais e laborais das últimas décadas, as pensões devem continuar, ainda que em moldes diferentes.

Notícia sobre:

Os robôs vão roubar empregos (sobretudo) às mulheres

A robótica está a ganhar terreno no mundo laboral e, ao que tudo indica, o futuro será mais difícil para as mulheres. Um estudo divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que pelo menos 180 milhões de mulheres em todo o mundo correm o risco de ver o seu emprego “roubado” por um robô.

Notícia sobre:

Reformas antecipadas: novo regime com "idade pessoal de acesso à pensão"

O Governo quer introduzir no novo regime de pensões antecipadas o conceito de “idade pessoal de acesso à pensão”, e permitir assim, em alguns casos, a reforma antes dos 65 anos de idade. A medida deverá beneficiar as longas carreiras contributivas: quanto maior a carreira, menor a idade legal exigida para aceder à pensão sem penalizações. 

Notícia sobre:

Desemprego cai para mínimos de 16 anos (mas por pouco tempo)

A taxa de desemprego caiu em setembro para mínimos de 16 anos, fixando-se nos 6,6%. Esta é, contudo, uma queda passageira, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima que que este indicador suba ligeiramente para 6,7% em outubro.

Notícia sobre:

Portugueses querem mais do que aquilo que o país pode

As aspirações de bem-estar individual e de equidade coletiva da sociedade portuguesa excedem atualmente a capacidade de produção da economia, segundo o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa. O responsável defende que só com mais crescimento se pode evitar viver com "aspirações limitadas”.

Notícia sobre:

Salários em Portugal ainda abaixo dos valores de 2000

A recuperação da economia e do mercado de trabalho não está a refletir-se positivamente no crescimento dos salários dos portugueses. As remunerações dos trabalhadores continuam estagnadas e ainda abaixo dos valores de há 18 anos, segundo um relatório de Bruxelas. Pior que os portugueses, só mesmo os italianos.

Notícia sobre: