Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Por que é que as ‘soft skills’ são mais importantes que nunca no mercado de trabalho?

À boleia desta pandemia, que apanhou tudo e todos de surpresa, e que veio mudar a forma de como vivemos (e convivemos), tivemos de rapidamente adaptar-nos, também, às novas formas de trabalhar. Mas será que, em plena febre da “digitalização” estaremos a deixar para trás outras competências importantes? É fundamental, mais que nunca, dar destaque ao papel das 'soft skills', essenciais para as relações interpessoais, e para manter o equilíbrio dentro das organizações.

Notícia sobre:

Desempregados inscritos no IEFP sobem em flecha durante a pandemia

Os números do desemprego em tempos de Covid-19 são “assustadores”. Em duas semanas, nos primeiros 15 dias de abril face ao final de março, o número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) subiu 10%, tendo passado de 321 mil para 353 mil (mais 32 mil pessoas). Trata-se de um aumento percentual que supera qualquer outro mês inteiro desde 1978. Ou seja, é a subida mais alta de sempre.

Notícia sobre:

Prazo para recibos verdes pedirem apoio por redução de atividade termina hoje

Os trabalhadores independentes que registem quebras na atividade têm até ao dia de hoje, 15 de abril de 2020, para pedirem o apoio financeiro extraordinário à Segurança Social incluído no pacote de medidas do Governo para combater a pandemia de Covid-19. O valor da ajuda varia consoante os rendimentos declarados à Segurança Social, nos últimos 12 meses - é atribuída por um mês, sendo renovável mensalmente até seis meses.

Notícia sobre:

Comunicar desde casa: cuidados extra para evitar comprometer a segurança

As casas de muitos trabalhadores transformaram-se, por estes dias, nos escritórios de várias empresas. Desde que foi decretado o estado de emergência no país, por causa do coronavírus, e recomendado o confinamento, que as reuniões passaram a ser feitas à distância, através de várias plataformas de videoconferência. E estas ferramentas de contacto remoto servem também para comunicar com familiares e amigos. Mas é preciso ter cuidados redobrados, nesta altura, e evitar comprometer a nossa segurança (e a de quem vive connosco).

Notícia sobre:

Pagamento do subsídio de refeição é para manter em teletrabalho, garante o Governo

Os trabalhadores em regime de teletrabalho mantêm os mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores, o que quer dizer que não há lugar a qualquer perda do subsídio de alimentação, segundo o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, veio desfazer as dúvidas.

Notícia sobre:

Salário de 60 mil euros anuais? Isso decidiu Dan Price para todos os trabalhadores da sua empresa

A história remonta a 2015 e tem como protagonista Dan Price, CEO da empresa de processamento de pagamentos em cartões de crédito Gravity Payments, com sede em Seattle, nos EUA. O que fez Price? Reduziu o salário anual de 1,1 milhões de dólares (960.000 euros) para 70.000 dólares (61.000 euros), hipotecou a casa e abdicou das poupanças para aumentar o salário dos 120 trabalhadores: ficaram todos a ganhar o mesmo: os referidos 61.000 euros por ano.

Notícia sobre:

As vantagens para as empresas em capitalizar a força de trabalho e o potencial dos mais velhos

Os empregadores enfrentam um novo desafio nos dias de hoje, nomeadamente de como otimizar o desempenho da sua força de trabalho, tirando partido do valor da idade e da experiência. A Mercer tem algumas dicas para as empresas que desejem preparar-se para “a idade”.

Notícia sobre:

Lisboa terá um edifício de 10 pisos (com 4.700 m2) de coworking

O edifício de escritórios Defensores de Chaves 4, em Lisboa, que tem cerca de 4.700 metros quadrados (m2) de área distribuídos por 10 pisos, bem como estacionamento privativo em cave, está a ser reabilitado e vai renascer como edifício de coworking. Será o terceiro espaço de trabalho partilhado da IDEA Spaces na capital, depois do Parque das Nações e do Palácio Sotto Mayor, perto da Praça Marquês de Pombal.

Notícia sobre:

Atenção empresas: há mais mulheres a trabalhar na UE, mas ainda são menos que os homens

Em 2018, a taxa de emprego das mulheres aumentou, na média da União Europeia (UE), para 67%, mas continua abaixo da dos homens (78%). Uma diferença, portanto, de 11%. Em Portugal, a diferença é menor: 72% contra 79%. Em causa estão dados publicados esta sexta-feira (6 de março de 2020) pelo Eurostat. 

Notícia sobre:

Sobrecarregado no trabalho, e agora? Estas perguntas e respostas ajudam a definir prioridades

A sobrecarga laboral pode ser um problema, a nível profissional e pessoal. Mas há formas dos trabalhadores combaterem o excesso de trabalho, conseguindo definir melhor as suas prioridades. Estas cinco perguntas e respostas podem ser muito úteis para na hora de priorizar todas as tarefas.

Notícia sobre: