Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Quantas horas trabalha um português por semana? Mais ou menos que outro europeu?

A Função Pública voltou a ter um dos horários normais mais curtos da Europa, mas na negociação coletiva do privado os horários são dos mais longos. De uma forma geral, em Portugal trabalha-se mais. Compare no mapa os dados de Portugal com outros países europeus.

Notícia sobre:

Estas 6 dicas têm tudo para tornar uma viagem de trabalho menos stressante

O que fazer antes de arrumar a mala e embarcar numa viagem de trabalho fora de portas que tem tudo para ser stressante? Pondo em prática as seis dicas que mostramos em baixo, a próxima viagem de negócios poderá ser bem mais interessante que o normal nestas ocasiões. 

Notícia sobre:

Atenção recibos verdes: é preciso entregar declaração trimestral até ao final do mês

Os trabalhadores independentes têm até ao final do mês de outubro para entregar à Segurança Social a declaração trimestral de rendimentos (relativa aos meses de julho, agosta e setembro).

Notícia sobre:

De baixa médica? Já é possível enviar aviso para o trabalho via e-mail

A partir deste mês será possível aceder às baixas médicas através da Internet. Quer isto dizer que, num primeiro momento, o envio deste documento para a entidade empregadora pode ser feito por e-mail.

Notícia sobre:

As 25 melhores empresas para trabalhar em Portugal são...

A Mars (Mars Ibéria e Royal Canin) lidera o top 25 das melhores empresas para trabalhar em Portugal, sendo acompanhada no pódio pela SAS Institute Software e pela Mundipharma, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. 

Notícia sobre:

Há mais pessoas empregadas em Portugal - mercado recuperou níveis de 2009

O mercado laboral português já conseguiu recuperar os empregos de 2009: em julho foram criados mais 11,4 mil empregos líquidos, e em agosto terão sido criados outros 18,2 mil, segundo as previsões do INE.

Notícia sobre:

Em que setores trabalham os europeus… e os portugueses?

Em 2016, havia 232 milhões de pessoas empregadas na UE, sendo que a maior parte (29,7%) estava a trabalhar na administração pública, artes e entretenimento. Em Portugal, quem reside no norte é provável que trabalhe na indústria, no Alentejo em agricultura e no sul no comércio, alojamento ou restauração.

Notícia sobre:

Afinal quanto recebem os políticos? E os outros trabalhadores?

O salário de referência no universo político é o do Presidente da República, que tem uma remuneração base mensal bruta de 7.630,33 euros (aos quais será preciso aplicar um corte de 5%). Logo a seguir, o presidente do Parlamento, que recebe 5.799,05 euros brutos.

Notícia sobre:

Há mais pessoas a deixar o emprego de forma voluntária - número duplicou num ano

As saídas voluntárias de colaboradores subiram para 10%, em média, em 2019, o dobro relativamente à média apurada em 2018 (5%), de acordo com o estudo Total Compensation Portugal 2019, realizado pela Mercer.

Notícia sobre: