Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Como prevenir e combater o assédio no trabalho  

O assédio no trabalho, também designado por mobbing, pode ser moral e sexual. Há formas de prevenir e combater estes casos, consagradas no regime relativo ao assédio que regula a produção de prova, sanções disciplinares, deveres das empresas e indemnizações aos ofendidos. Mostramos-te o que diz a lei.

Notícia sobre:

Salário mínimo: a proposta do Governo é 635 euros para 2020

O Governo propôs à concertação social um Salário Mínimo Nacional (SMN) de 635 euros a partir de 1 de janeiro de 2020, ou seja, mais 5,8% face aos atuais 600 euros. Um valor que estava em discussão há várias semanas. 

Notícia sobre:

Salário médio bruto dos portugueses acelera 2,8% para 1.039 euros em setembro

No terceiro trimestre do ano, o salário médio bruto por trabalhador aumentou em termos homólogos 2,8% para 1.039 euros mensais, ficando a um euro do valor recorde que tinha sido registado em maio deste ano, segundo o INE.

Notícia sobre:

Como é o chefe ideal dos portugueses?

O que pensam os portugueses sobre os seus superiores, quando questionados sobre o que é ser um chefe ideal? Trata-se de uma pessoa “compreensiva”, “respeitadora”, “líder”, “justa” e “amiga”, segundo um estudo coordenado pela Universidade de Coimbra.

Notícia sobre:

Salário mínimo: de 286 a 2.000 euros na Europa... e Portugal está no fim da tabela

Portugal continua a ter um dos salários mínimos mais baixos da UE, apesar das atualizações dos últimos quatro anos, que elevaram a remuneração mínima em quase 19% em termos nominais. O salário mínimo dos europeus varia entre os 286,3 euros e os 2071,10 euros.

Notícia sobre:

Excesso de trabalho e stress contínuo? Como evitar a síndrome de burnout

A síndrome de burnout não é uma mania dos tempos modernos. É mesmo uma doença. E há fatores de risco aos quais é preciso estar atento no ambiente de trabalho. Dizemos-te quais são.  

Notícia sobre:

Trabalhadores independentes com contabilidade organizada já podem optar pela declaração trimestral

És trabalhador independente em regime de contabilidade organizada? Então fica a saber que podes optar, a partir de novembro de 2019, pela entrega da declaração trimestral, para efeitos de Segurança Social (SS).

Notícia sobre:

Fins de semana de três dias? Microsoft fez experiência no Japão e... produtividade aumentou 39.9%

Durante um mês, em agosto de 2019, os 2.300 trabalhadores da Microsoft do Japão tiveram direito a fins de semana de três dias, folgando à sexta-feira. E apesar da semana de trabalho ser mais curta, apenas de quatro dias, a produtividade aumentou 39,9%. 

Notícia sobre: