Mercado laboral
Taxa de desemprego “estabiliza”: mantém-se nos 6,9% em janeiro e fevereiro
A taxa de desemprego em Portugal foi de 6,9% em janeiro de 2021, o mesmo valor que no mês precedente, e mais 0,1% que no período homólogo, segundo dados divulgados esta segunda-feira (5 de abril de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima uma nova manutenção da taxa de desemprego nos 6,9% em fevereiro.
Já são conhecidas as melhores empresas para trabalhar em Portugal – Cisco lidera ranking
A Cisco foi considerada a melhor empresa para trabalhar em Portugal, tendo levado a melhor no ranking Best Workplaces™ 2021, da Great Place to Work, sobre a AbbVie e a Centros de Formação Talento, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Marcelo promulga teletrabalho obrigatório até ao fim do ano
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que aprova o teletrabalho obrigatório até ao final do ano, segundo uma nota publicada no site da Presidência da República esta segunda-feira (29 de março de 2021).
Os destinos mais atrativos no mundo para trabalhar são…
O impacto da pandemia da Covid-19 afetou o mundo inteiro e a todos os níveis, nomeadamente no mercado laboral. A escolha de um destino de trabalho passou a ter em conta, também, a forma como os países estão a conseguir gerir a crise pandémica. O Canadá foi, em 2020, o país preferido para trabalhar, à frente dos EUA, que liderou o ranking em 2018 e 2014, e da Austrália. Em causa está um estudo do Boston Consulting Group (BCG) e da The Network.
Portugal é o 7º país da UE onde os rendimentos médios brutos mensais são mais baixos
Portugal era, em 2018, o 7º país da União Europeia (UE) onde os rendimentos médios brutos mensais eram mais baixos: 933 euros. Trata-se, ainda assim, de um valor superior face ao registado quatro anos antes, em 2014 (867 euros), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Número de desempregados inscritos no IEFP sobe em flecha no novo confinamento
Em fevereiro de 2020, estavam registados no IEFP 431.843 desempregados, número que representa 71,2% de um total de 606.540 pedidos de emprego. Segundo o instituto, o total de desempregados registados em Portugal foi superior face ao verificado no mesmo mês do ano passado (+116.281/+36,8%) e no mês anterior, ou seja, em janeiro deste ano (+7.484/1,8%).