Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado laboral

Tudo o que muda no subsídio de desemprego com o Covid-19

Os mercado laboral está a sentir (e muito) os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. A crise deverá deixar muitas pessoas no desemprego e quem já não está no ativo verá o subsídio ser assegurado de forma automática. Mas há mais novidades (e mudanças) à vista.

Notícia sobre:

Covid-19: o que muda nos salários com o novo regime de lay-off e que gastos têm as empresas?

O Governo decidiu criar um novo regime de lay-off, na sequência da pandemia do novo coronavírus, garantindo aos trabalhadores das empresas mais afetadas o pagamento de, pelo menos, dois terços da sua remuneração. Desse valor, 70% é assegurado pelo Estado, o que alivia os gastos despendidos em termos salariais pelas empresas.

Notícia sobre:

Como gerir (e manter) a cultura organizacional da empresa em tempos de crise

No meio da avalanche da pandemia do novo coronavírus, a par de manter o negócio, é preciso encontrar forma de continuar a fomentar a cultura organizacional da empresa, fortalecer laços entre equipas e ajudar à promoção de rotinas equilibradas de trabalho, em conciliação com o espaço e tempo pessoais.

Notícia sobre:

Sucesso a trabalhar em casa? Estas 7 dicas ajudam a gerir equipas remotas

Trabalhar a partir de casa – para quem pode e/ou consegue – é nos dias que correm uma ordem, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas como liderar ou gerir uma equipa à distância, ou seja, de forma remota? Estas sete dicas podem ajudar nesta tarefa.

Notícia sobre:

Coronavírus: manual para ajudar as empresas a proteger os seus colaboradores

O coronavírus está a “obrigar” as pessoas e as empresas a adaptarem-se, tendo de adoptar novas formas de viver, conviver e trabalhar. A consultora Mercer preparou um guia para as empresas – intitulado “Dez considerações para proteger os seus colaboradores” –  no qual examina o impacto causado pelo COVID-19 e dá algumas sugestões.

Notícia sobre:

Coronavírus fez mudar regras laborais: guia para trabalhadores, empresas e desempregados

Há novas regras no mercado laboral, impostas na sequência do coronavírus. Para trabalhadores e empresas, e também para quem está desempregado, a pandemia trouxe uma nova realidade, que importa “descodificar”. Compilamos neste guia a informação mais relevante e que tem saído de forma avulsa por vários meios. Toma nota.

Notícia sobre:

Salário de 60 mil euros anuais? Isso decidiu Dan Price para todos os trabalhadores da sua empresa

A história remonta a 2015 e tem como protagonista Dan Price, CEO da empresa de processamento de pagamentos em cartões de crédito Gravity Payments, com sede em Seattle, nos EUA. O que fez Price? Reduziu o salário anual de 1,1 milhões de dólares (960.000 euros) para 70.000 dólares (61.000 euros), hipotecou a casa e abdicou das poupanças para aumentar o salário dos 120 trabalhadores: ficaram todos a ganhar o mesmo: os referidos 61.000 euros por ano.

Notícia sobre:

As vantagens para as empresas em capitalizar a força de trabalho e o potencial dos mais velhos

Os empregadores enfrentam um novo desafio nos dias de hoje, nomeadamente de como otimizar o desempenho da sua força de trabalho, tirando partido do valor da idade e da experiência. A Mercer tem algumas dicas para as empresas que desejem preparar-se para “a idade”.

Notícia sobre:

Lisboa terá um edifício de 10 pisos (com 4.700 m2) de coworking

O edifício de escritórios Defensores de Chaves 4, em Lisboa, que tem cerca de 4.700 metros quadrados (m2) de área distribuídos por 10 pisos, bem como estacionamento privativo em cave, está a ser reabilitado e vai renascer como edifício de coworking. Será o terceiro espaço de trabalho partilhado da IDEA Spaces na capital, depois do Parque das Nações e do Palácio Sotto Mayor, perto da Praça Marquês de Pombal.

Notícia sobre: