Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças

Trabalho não declarado dará prisão ou multa - criminalização aprovada na lei

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com prisão até três anos ou multa até 360 dias.

Notícia sobre:

Brasileira SPX investe na Quinta do Lago – cria 850 camas em terrenos da CGD

A SPX – International Asset Management está a investir forte na Quinta do Lago, no Algarve. Depois de ter comprado, no ano passado, o The Keys, um projeto imobiliário da falida The Birchview e onde a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tinha créditos superiores a 300 milhões de euros, a sociedade brasileira voltou a fazer negócio com o banco estatal. O objetivo é “reforçar a presença neste empreendimento do Algarve, onde adquiriu créditos hipotecários garantidos por ativos para promoção de habitação turística”, adianta a JLL em comunicado, acrescentando que está prevista a criação de 850 novas camas.

Notícia sobre:

Projeto residencial de luxo The Coral sai do papel – 50% dos apartamentos têm dono

O The Coral, um projeto residencial de luxo localizado em Cascais, na zona da Gandarinha, começou a ser construído no final de setembro de 2021, sendo que metade dos 15 apartamentos estão reservados, anunciou o grupo Bondstone, responsável pela promoção do empreendimento, através da sua marca Louvre Properties. As obras estão a cargo da Tecniarte – Projectos e Construções, estando a sua conclusão prevista para o último trimestre de 2023.

Notícia sobre:

Quantos anos tem em média quem vive em Lisboa? Mais ou menos que na UE?

Em 2020, a idade média da população da União Europeia (UE) era de 43,9 anos, superior à verificada em 2001 (38,4 anos). Os dados mais recentes do Eurostat mostram, por exemplo, que a idade média das pessoas que vivem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) é ligeiramente superior (44,3 anos) à registada na média da UE. No Algarve (44,8), no Norte (45,7), no Centro, (47,4) e no Alentejo (47,7) é ainda mais elevada.

Notícia sobre:

Corrida aos fundos imobiliários: valor sob gestão sobe 67,1 milhões

O interesse pelos fundos imobiliários está ao rubro. Em setembro de 2021, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.774,8 milhões de euros, mais 67,1 milhões (0,6%) que no mês anterior, segundo dados revelados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Notícia sobre:

Mais de 60% dos trabalhadores nascidos na década de 90 têm contratos a prazo

A percentagem de contratos a termo nos trabalhadores mais jovens “é muito maior” nas gerações mais recentes face às mais velhas, abrangendo mais de 60% dos nascidos na década de 90, segundo um estudo apresentado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Notícia sobre:

Juros no crédito habitação a descer há um ano – e com novo mínimo em setembro

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação está a descer há um ano, desde setembro de 2020. Uma rota decrescente que atingiu um novo máximo em setembro de 2021, tendo descido para 0,785%, um valor inferior ao verificado em agosto (0,792%), revelou esta quarta-feira (20 de outubro) o Instituto Nacional de Estatística (INE), adiantando que nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro subiu de 0,689% em agosto para 0,702% em setembro.

Notícia sobre:

Quanto se ganha em Portugal? Estas são as 10 profissões mais bem pagas

O salário mínimo nacional é de 665 euros e deve chegar aos 750 euros em 2023, segundo o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Mas há em Portugal quem ganhe muito mais todos os meses, havendo profissões que oferecem salários até 150.000 euros anuais. Fica a saber quais são as 10 profissões mais bem pagas no país.

Notícia sobre: