Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças

Importação de portáteis na UE dispara com a pandemia – em Portugal aumentou 22%

A importação de portáteis nos países da União Europeia (UE) disparou este ano, à boleia da pandemia da Covid-19, tendo atingido um valor recorde em abril. Em Portugal, as importações de portáteis aumentaram 22% num ano, entre julho de 2019 e o mesmo mês de 2020. Em causa está dados divulgados esta sexta-feira (23 de outubro de 2020) pelo Eurostat. 

Notícia sobre:

Douro Atlantic Garden nunca saiu do papel e terrenos estão agora à venda por 38,7 milhões

A estatal Estamo vendeu os 15 hectares da antiga Seca do Bacalhau, em Gaia, à empresa Dulivira por 28,1 milhões de euros. Isto em 2005. O contrato-promessa de compra e venda previa o direito de cedência da posição da Dulivira a um fundo imobiliário criado pelo Grupo Espírito Santo (GES), o Invesfundo III, que era gerido pela Gesfimo e obteve um financiamento inicial – do BES – de 55 milhões de euros. E para ali foi projetado o megaprojeto imobiliário Douro Atlantic Garden, que nunca saiu do papel e está agora à venda por 38,7 milhões de euros. Um terreno, de resto, que foi palco das últimas duas edições (2018 e 2019) do festival de música Marés Vivas.

Notícia sobre:

Porto: obra do antigo Matadouro Industrial de Campanhã arranca em setembro de 2021

A obra do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, arranca em setembro de 2021 – a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada realizou-se esta quarta-feira (21 de outubro de 2020) –, tendo um prazo de conclusão de dois anos. Os trabalhos estarão a cargo da construtora Mota-Engil e está em causa um investimento de 40 milhões de euros, revelou a Câmara Municipal do Porto (CMP), salientando que no final dos 30 anos da concessão o equipamento regressa à gestão municipal.

Notícia sobre:

Vendas de residências no Amendoeira Golf Resort disparam na pandemia

A procura por residências no Amendoeira Golf Resort, situado em Alcantarilha, perto de Silves (Algarve), aumentou em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, e já superou em 80% o total de vendas do ano passado. A liderar a procura estão as moradias com piscina privada e jardim, revela a Kronos Homes, marca de promoção imobiliária residencial da Kronos, em comunicado, adiantando que o empreendimento foi renovado. 

Notícia sobre:

Mais novos “preferem” dinheiro... e portugueses são dos que abdicam menos da ética

A geração millennial (18 a 37 anos) é a que revela maior disposição para comprometer princípios em detrimento de retornos financeiros: entre ética e dinheiro, 25% prefere o dinheiro. Os mais velhos mostram-se mais comprometidos com as suas crenças: apenas 16% dos seniores (71 anos ou mais) e 20% dos baby-boomers (51 a 70 anos) estariam dispostos a “fechar os olhos” aos seus princípios éticos. Mais perto do patamar dos millenials encontra-se a chamada geração X (38 a 50 anos), com 24%.

Notícia sobre:

Évora: Quinta do Paço de Valverde ganha “segunda vida” como hotel ao abrigo do programa Revive

A Quinta do Paço de Valverde, em Évora, vai renascer como hotel de quatro estrelas ou superior, no âmbito do programa Revive, tendo a concessão do imóvel sido atribuída, durante 50 anos, à empresa Sabir Investimentos - Imobiliária e Participações, Lda. “O empreendimento deverá iniciar a exploração em 2024”, lê-se no site do programa.

Notícia sobre: