Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças

Portugal (muito) perto de atingir metas de renováveis para 2020

Cerca de 18% do total de energia consumida na União Europeia, em 2018, veio de fontes de energia renováveis, segundo os dados recentes do Eurostat – acima dos 17,5% em 2017 e mais do dobro que em 2004, onde apenas 8,5% da energia era proveniente destas fontes. Portugal está muito perto de alcançar a meta fixada para 2020, mas ficou atrás do objetivo por um ponto percentual.  

Notícia sobre:

OE2020: já chegaram ao Parlamento 595 propostas de alteração – prazo termina segunda-feira

Já deram entrada no Parlamento 595 propostas de alteração de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) desde que abriu a fase em que os partidos podem tentar mudar a proposta de lei do Governo. O prazo final para entrada de propostas termina segunda-feira (27 de janeiro de 2020), às 18 horas, sendo que em anos anteriores algumas propostas foram entregues “fora de prazo”. 

Notícia sobre:

Estas são as cidades mais caras do mundo para se ter uma vida de luxo

A cidade mais cara do mundo para se ter uma vida de luxo é Hong Kong, onde comprar carros de luxo, ir a restaurantes sofisticados ou contratar um advogado pode custar uma pequena fortuna. Seguem-se no ranking Shangai (China) e Tóquio (Japão), que ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. 

Notícia sobre:

Valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário recua em dezembro para 10,5 mil milhões

Em dezembro de 2019, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.511,3 milhões de euros, menos 399,6 milhões (3,7%) que no mês anterior. 

Notícia sobre:

Fusões e aquisições totalizam 13,4 mil milhões em 2019 e imobiliário é o setor mais ativo

As fusões e aquisições atingiram 13,4 mil milhões de euros em Portugal em 2019, tendo-se registado 427 transações. Destaque para o imobiliário, que manteve a liderança nos negócios, apesar de ter desacelerado face ao ano anterior.

Notícia sobre:

Portugal já é um “país totalmente democrático”, diz a The Economist

Portugal, que vive em liberdade desde 1974, passou finalmente agora da categoria “democracia com falhas” para um “país totalmente democrático”, segundo o Índice de Democracia elaborado anualmente pela revista The Economist. O país conseguiu uma pontuação global de 8.03 (em 10), situando-se na posição 22 na classificação geral e 15 na classificação regional.

Notícia sobre:

Amazon já é a marca mais valiosa de sempre: ultrapassou os 200 mil milhões de dólares

A Amazon acaba de fazer história. Foi a primeira empresa a ultrapassar a fasquia dos mais de 200 milhões de dólares, segundo o ranking anual da Brand Finance, que avalia as 500 marcas mais valiosas do mundo. É seguida de perto pelas também norte-americanas Google e pela Apple, no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Notícia sobre:

Recebi uma doação de um imóvel, pago imposto?

Por vários motivos, existem casos em que os pais decidem antecipar uma herança ou proceder a partilhas em vida. E os bens imóveis fazem muitas vezes parte do bolo. Surgem então dúvidas sobre se a doação de imóveis está sujeita a imposto. E se sim, quanto e quando devo pagar se doar ou receber património?  

Notícia sobre:

Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), representado em Portugal pelo Expresso e SIC, pôs a descoberto como Isabel dos Santos se tornou a mulher mais rica de África, mas também levantou o pano sobre a esfera de influências da empresária. Em Portugal, o segundo país onde tem maior presença, atrás de Angola, são 22 participações, incluíndo cinco na Zona Franca da Madeira.

Notícia sobre:

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa

A empresária angolana Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII

Notícia sobre: