Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças

Prestação da casa desce em agosto para Euribor a 3 e 6 meses - e há novo um mínimo histórico

Agosto traz boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A maioria das famílias vai sentir um alívio com os encargos da prestação, nomeadamente os clientes com crédito à habitação indexado às taxas Euribor a três e a seis meses, que vão cair 2,73% e  0,72%, respetivamente. A Euribor a três meses regista, de resto, aquela que é a maior queda em quase oito anos, atingindo um mínimo histórico. Já nos créditos a 12 meses os encargos ficam quase inalterados.

Notícia sobre:

Pós lay-off: empresas podem pedir incentivo à normalização a partir de hoje

As empresas que tenham beneficiado do regime de lay-off simplificado e que tenham condições para retomar a sua atividade podem, a partir desta terça-feira (4 de agosto de 2020, apresentar o requerimento para acesso ao incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial. O requerimento deve ser feito através do portal online do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Notícia sobre:

Perguntas e respostas sobre o sucessor do lay-off simplificado, que já está em vigor

O apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade para empresas em crise devido à pandemia da Covid-19, que sucede ao lay-off simplificado, entrou em vigor dia 1 de agosto de 2020, terminando a 31 de dezembro deste ano. Ao contrário do lay-off simplificado, que terminou em julho – mantém-se apenas para as empresas encerradas por decisão legal ou para as que ainda não atingiram o limite das três prorrogações mensais –, este novo apoio só prevê a possibilidade de redução dos horários de trabalho e não a suspensão dos contratos.

Notícia sobre:

Lisboa: lançado concurso para construção de residência universitária no valor de 10 milhões

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou o lançamento do concurso público para a reconversão de dois dos edifícios que a autarquia comprou à Segurança Social numa residência de estudantes com 208 quartos. Segundo a proposta, apreciada em reunião camarária, o preço base do concurso público é de cerca de 10 milhões de euros. 

Notícia sobre:

Em que países as pessoas gastam mais tempo nas refeições? Portugal está no Top 10

Quando um grupo de amigos sai para almoçar ou jantar (ou até mesmo nas refeições de família) há sempre alguém que demora mais tempo a comer e beber. Em muitos países, reservar algum tempo para as refeições é bastante normal, segundo dados da OCDE. As pessoas em França, por exemplo, tendem a gastar mais tempo a comer e beber por dia, demorando, em média, 2 horas e 13 minutos. Os vizinhos italianos e espanhóis não ficam muito atrás, com uma média de mais de duas horas por dia. Portugal também está no Top 10, e aparece no sexto lugar do ranking: em território luso as pessoas gastam, em média, 1 horas e 47 minutos. 

Notícia sobre:

Economia afunda 16,5% no segundo trimestre: é a maior queda de sempre do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu 16,5% no segundo trimestre de 2020 face ao mesmo período de 2019, tendo também contraído 14,1% em cadeia, ou seja, face aos primeiros três meses do ano. Trata-se, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), da maior queda do PIB desde que há registo oficial, sendo que a anterior maior remonta ao quarto trimestre de 2012, quando a economia portuguesa contraiu 4,5%.

Notícia sobre:
O Varino 02, no Campo Pequeno, foi apresentado sexta-feira (31 de julho de 2020)) / AFA e Socicorreia

AFA e Socicorreia avançam com o Varino 03 em Lisboa e projetam novo empreendimento na capital

A Varino, empresa detida pelos grupos madeirenses AFA e Socicorreia, vai avançar com um novo empreendimento de habitação em Lisboa, num investimento de 20 milhões de euros. Contudo, numa altura em que o novo projeto, o Varino 03 – apresenta as mesmas características do Varino 02, que está localizado junto ao Campo Pequeno, e que foi apresentado e inaugurado esta sexta-feira (31 de julho de 2020) –, vai iniciar a construção, a empresa já tem “em fase de estudo o Varino 04”, revela ao idealista/news Custódio Correia, CEO grupo Socicorreia. 

Notícia sobre:

Governo aprova estratégia do hidrogénio: preço para consumidores deverá equivaler a gás natural

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 30 de julho, a Estratégia Nacional para o Hidrogénio. A estratégia prevê um investimento de sete mil milhões de euros e pretende representar 5% no consumo final de energia em 2030. O hidrogénio deverá, de resto, ter um preço semelhante ao do gás natural.

Notícia sobre: