Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças

Motoristas de matérias perigosas “de pedra e cal” (greve vai continuar)

A greve parece não ter fim à vista. Os motoristas de matérias perigosas mantém-se firmes, apesar do sindicato de mercadorias ter aceitado suspender a paralisação para negociar com os patrões.

Notícia sobre:

Valor pago com cheques carecas triplicou – foram 3,7 milhões no primeiro semestre

No primeiro semestre, os contribuintes pagaram ao Estado 3,7 milhões de euros em cheques sem cobertura, também conhecidos como cheques carecas. Trata-se de um montante três vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:

REIT estão em mais de 35 países: somam capitalização de 1.647 mil milhões

Chegaram aos EUA nos anos 60, mas só há pouco tempo “aterraram” em Portugal. Os REIT, presentes em mais de 35 países, e que atuam em território nacional sob a designação de SIGI, totalizaram no 1º trimestre uma capitalização de 1.647 mil milhões de euros à escala global.

Notícia sobre:

IMI: avaliadores revêm coeficientes de localização dos imóveis – e queixam-se dos honorários

Agosto é um mês decisivo para a revisão dos coeficientes de localização, usados para efeitos de determinação do VPT dos imóveis – e para apurar o IMI a pagar. Os peritos estão a ultimar a referida revisão, mas queixam-se dos honorários.

Notícia sobre:

Funcionários públicos podem pedir reforma antecipada com menos penalizações em outubro

A partir de outubro, tal como já previsto para os trabalhadores do setor privado, os funcionários públicos que tenham pelo menos 60 anos de idade e 40 anos de desconto podem reformar-se antecipadamente sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade.

Notícia sobre:

Marcelo promulga alterações ao regime das SIGI

Está promulgado o diploma de alterações ao regime das SIGI. Entre outras coisas, ficou decidido que estas sociedades devem ter como atividade principal a aquisição de imóveis para arrendamento de longa duração.

Notícia sobre:

Tensão em Hong Kong faz disparar interesse em vistos gold portugueses

Há cada vez mais habitantes de Hong Kong à procura de informação sobre a compra de propriedades em Portugal, tendo em vista a obtenção de vistos gold no país. O "pico" da procura está relacionado a escalada de tensão vivida há já vários meses na região.

Notícia sobre:

Portugueses são dos que menos reciclam na UE

Portugal era, em 2017, o quarto país da União Europeia (UE) com população mais exposta a poluição sonora, sendo também, nesse ano, o oitavo Estado-membro entre os 28 com menores taxas de reciclagem de lixo municipal.

Notícia sobre:

Desde 2010 que os bancos não emprestavam tanto para a casa – 4.931 milhões em seis meses

Os empréstimos para a compra de casa em Portugal somam e seguem – e batem recordes. No primeiro semestre, os bancos concederam 4.931 milhões de euros em crédito à habitação, o equivalente a 27 milhões por dia. Trata-se do valor mais elevado desde 2010.

Notícia sobre: