Crise na habitação em Portugal

Crise na habitação agrava Índice de Justiça Intergeracional

O Índice de Justiça Intergeracional (IJI) agravou-se no período pós-pandemia, sobretudo devido à deterioração dos indicadores de habitação e saúde, revelam dados divulgados esta quinta-feira (4 de dezembro de 2025) pela equipa de investigadores que desenvolve o projeto. O IJI caiu de 0,50 em 2021 para 0,43 em 2023, numa escala de zero a um, de acordo com o relatório elaborado pelo Institute of Public Policy (IPP), o "think tank" do ISEG, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Medidas para a habitação: guia para entender o plano fiscal do Governo

Resolver a crise da habitação, aumentando a oferta de casas no mercado para a classe média, é umas das grandes prioridades assumidas pelo Governo da AD. Depois de conseguir a aprovação do OE2026, o Executivo apressou-se a apresentar um pacote fiscal no Parlamento com duas propostas de lei para a habitação e construção. Desde a redução do IVA na construção de casas à simplificação dos licenciamentos urbanísticos, até benefícios fiscais no arrendamento a preços moderados e acessíveis, as novas medidas de Montenegro para o imobiliário são vastas e complexas.

Medidas na habitação: a visão de promotores, proprietários e inquilinos

O pacote fiscal que o Governo apresentou ao Parlamento para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação, como a ela se referem vários players do setor – está a fazer correr muita tinta, havendo várias alterações em cima da mesa que ainda terão de ser aprovadas pelos deputados na Assembleia da República. As reações a algumas das medidas anunciadas já se fazem sentir, nomeadamente por parte das associações de inquilinos, proprietários e promotores e investidores imobiliários.
Casas em Benfica, Lisboa

Regime de Contratos de Investimento para Arrendamento: o que é?

O Governo apresentou um pacote de medidas fiscais que impacta diretamente os setores da habitação, construção e investimento imobiliário em Portugal. Uma das novidades, tendo em vista o aumento da oferta de casas para arrendar, diz respeito à intenção de criar um regime de Contratos de Investimento para Arrendamento (CIA), garantindo-se um “conjunto de benefícios fiscais, por um período de até 25 anos, ao investimento na construção, reabilitação ou aquisição de imóveis para arrendamento ou subarrendamento habitacional”.
Gema Gallardo, diretora geral de Provivienda

Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha

Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
Casas pré-fabricadas

Casas pré-fabricadas de 2 pisos: espaço e conforto para famílias

As casas pré-fabricadas são construídas com tecnologias de ponta e materiais inovadores, sendo cada vez mais valorizadas pela rapidez de construção, eficiência energética e capacidade de se adaptarem perfeitamente às necessidades de cada família. As casas pré-fabricadas de 2 pisos estão a revol
Heranças indivisas

Mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas: mudanças só em 2026

Esta semana, o Governo de Montenegro apresentou ao Parlamento um vasto pacote fiscal para enfrentar a crise de acesso à habitação, com várias alterações desde a redução do IVA na construção de casas à revisão do simplex de licenciamentos urbanísticos. Mas promete não ficar por aqui. No início de 2026, vai trazer mais novidades e mudanças sobre a regulação da mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas, tal como revelou Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Escritório

Escritórios: Lisboa é a 16ª cidade europeia mais resiliente à IA

Numa era marcada pela acelerada transformação digital, Lisboa é 16ª cidade da Europa com maior resiliência face à Inteligência Artificial (IA) no mercado de escritórios, distinguindo-se pelo dinamismo dos seus polos empresariais e pela qualidade do talento tecnológico disponível.Segundo o estudo mai
Mestic

"Queremos redefinir e elevar a gestão imobiliária de luxo em Portugal"

O mercado premium português ganhou um novo nome de referência: a Mestic. Com sede em Lisboa, Sesimbra e com ambições de expansão para zonas como Comporta, Triângulo Dourado, Porto e Douro, a Mestic pretende elevar os padrões de sofisticação, privacidade e experiência no setor imobiliário nacional. Em entrevista ao idealista/news, Tomás Mendes dos Santos, Chief Strategy Officer da Mestic, explica como a empresa redefine a gestão de propriedades de luxo em Portugal.
Rendas das casas em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preço perdeu ritmo de subida em novembro

O mercado de arrendamento em Portugal continua resiliente, embora a pressão da procura tenha diminuído nos últimos tempos por via do aumento da oferta. Esta dinâmica recente começou a refletir-se no custo de arrendar casa no país, com os preços a desacelerar o ritmo de crescimento anual para 3,2% em novembro (menos do que os 5,7% observados no mês anterior). Os dados do índice de preços do idealista (editor deste boletim) revelam ainda que, com esta evolução, arrendar casa em Portugal passou a ter um custo mediano de 16,6 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro.
Ilha do Sal, em Cabo Verde

Grupo hoteleiro português Oásis Atlântico investe 25 milhões em Cabo Verde

Salinas Residence, assim se chama o empreendimento turístico-residencial que o grupo hoteleiro português Oásis Atlântico vai construir na ilha do Sal, em Cabo Verde. Terá 177 apartamentos – 153 turísticos e 24 residenciais, de T0 a T2 – pensados para turistas e investidores, e sairá do papel na sequência de um investimento superior a 25 milhões de euros.