Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Guerra dos spreads ao rubro: 5 bancos já baixaram margem mínima este ano

Está ao rubro a guerra dos spreads no crédito à habitação. Desde janeiro, 5 bancos já reviram em baixa a margem mínima cobrada aos clientes: o último a fazê-lo foi o EuroBic, que se juntou ao BPI, ao Crédito Agrícola, ao Santander e ao Montepio.

Notícia sobre:

Guia de sobrevivência do crédito à habitação: tudo sobre os seguros a contratar

É verdade que comprar casa é cada vez mais caro, mas também é verdade que os bancos estão mais disponíveis para emprestar. Por isso o idealista/news preparou, com a ajuda da Deco, um guia de sobrevivência na hora de pedir um crédito à habitação.

Notícia sobre:

TAEG no crédito à habitação mal aplicada por mais de metade dos bancos

A TAEG - Taxa Anual Efetiva Global reflete o custo total de um crédito à habitação para os clientes e é o indicador que permite avaliar com maior rigor a proposta mais vantajosa entre a oferta que há no mercado. Acontece que, em plena guerra por parte da banca para conceder mais empréstimos para a compra de casa, o Banco de Portugal veio dar a conhecer que a maioria das instituições financeiras está a calcular e a comunicar mal este valor. Aponta falhas, nomeadamente, nas FINE - Ficha de Informação Normalizada Europeia. 

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda devido a novas regras do BdP

A procura por crédito à habitação registou uma "ligeira" quebra nos primeiros três meses deste ano, na sequência da nova medida macroprudencial do Banco de Portugal sobre os novos contratos de financiamento para a compra de casa.

Notícia sobre:

Tudo sobre o seguro de vida no crédito à habitação

Sabes o que é o seguro de vida, para que serve e como é pago? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este seguro, que é essencial na hora de pedir dinheiro emprestado ao banco, nomeadamente no crédito à habitação.

Notícia sobre:

Guia de sobrevivência do crédito à habitação: as garantias que exigem os bancos

Os bancos estão em guerra para dar mais crédito à habitação. Uma oportunidade para quem quer comprar casa. Mas nem tudo são rosas. Por isso o idealista/news preparou, com a ajuda da Deco, um guia de sobrevivência na hora de pedir um crédito à habitação.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em abril para a maioria dos portugueses

Esta é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A prestação paga pelos clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses – a mais usada em Portugal – desceu em abril. 

Notícia sobre:

Como evitar perder a casa por pequenas dívidas ao banco

O que pode fazer um contribuinte em incumprimento com o banco por dívidas não relacionadas com o crédito à habitação e que esteja na iminência de ver a casa ser penhorada? No artigo de hoje da Deco Alerta contamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre:

Bancos só financiaram 40% do valor de venda das casas em 2018

Em 2018 foram batidos recordes imobiliários, tendo as vendas de casas totalizado 24,1 mil milhões de euros. Apesar dos bancos terem aberto a torneira do crédito à habitação, os novos créditos só financiaram 40,9% do valor de venda dos imóveis.

Notícia sobre:

Montepio entra na guerra dos spreads e passa a ter uma das melhores ofertas do mercado

A avaliação bancária está a subir a pique e os bancos estão a baixar os spreads. Depois de Crédito Agrícola e Santander Totta baixarem as respetivas margens de lucro é a vez do Montepio entrar na chamada “guerra de spreads”.

Notícia sobre: