Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Volta o crédito à habitação para jovens: Crédito Agrícola lança nova campanha

O Grupo Crédito Agrícola lançou a campanha “CA Crédito Habitação”, que é destinada a jovens até aos 30 anos. “O objetivo é proporcionar aos jovens condições atrativas em termos de soluções de habitação, seja para comprar a primeira casa, fazer obras na atual ou mudar para uma maior”, explica o banco. 

Notícia sobre:

Pagaste o empréstimo da casa na totalidade? Há um documento que tens de pedir agora mesmo

Sabias que quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e conseguiu saldar a dívida tem de pedir – ao banco – um documento chamado distrate de hipoteca? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este tema. 

Notícia sobre:

Comissão Europeia preocupada com alto nível de crédito à habitação em Portugal (e não só....)

O alto nível de endividamento das famílias portuguesas, a par dos recordes de crédito concedidos para a habitação e a subida dos preços das casas, estão a preocupar a Comissão Europeia. Bruxelas aplaude a iniciativa do BdP de apertar o controlo ao crédito, considerando que é hora de reforçar a vigilância sobre os bancos.

Notícia sobre:

Empréstimos à habitação mais caros devido à nova lei das rendas - Explicamos-te porquê

Os novos contratos de crédito à habitação estão em vias de tornar-se mais caros, devido à alteração que o Governo quer introduzir na lei para permitir o arrendamento de casas hipotecadas sem o conhecimento dos bancos. A APB diz que a medida tem riscos e terá de ser compensada por um aumento dos encargos dos novos empréstimos, nomeadamente dos spreads. 

Notícia sobre:

Crédito para a compra de casa vive melhor mês de abril desde 2010, com taxas mais baixas

Em linha com a forte dinâmica que vive o setor imobiliário em Portugal, o negócio do crédito à habitação está em alta. No passado mês de abril, os bancos emprestaram 783 milhões de euros para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, publicados esta terça-feira, 12 de junho de 2018. Este valor está abaixo do montante concedido no mês anterior, mas é muito superior ao período homólogo. Este foi, aliás, o melhor mês de abril dos últimos oito anos.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em junho nos créditos com Euribor a seis e 12 meses

Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco e revê este mês (junho) a taxa de juro do contrato de crédito à habitação. Em causa estão os financiamentos indexados às Euribor a seis e 12 meses: nestes casos, a prestação vai baixar. O mesmo não acontece nos créditos associados à Euribor a três meses. 

Notícia sobre:

ESTER, assim se chama a nova Euribor que entra em vigor em 2019

Ainda em fase de testes, a nova taxa de juro interbancária - visa complementar a Euribor a partir de 2019 - já tem nome: ESTER. Será uma solução híbrida, depois de os bancos terem rejeitado um modelo com base apenas em transações reais. A Euribor serve de referência à maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal. 

Notícia sobre:

Crédito habitação para a vida, mas podes (e muitas vezes deves) trocar de banco

Se o crédito habitação é um financiamento que, normalmente, é para a vida, o banco onde o fazes não tem que ser sempre o mesmo. Aliás, em muitas ocasiões deve-se mesmo mudar. Mudar permite poupanças que, em muitos casos, chegam às dezenas de milhar de euros no final do contrato.

Notícia sobre:

Portugueses estão cada vez a amortizar mais nos empréstimos da casa antes do tempo

São sobretudo os mais velhos que estão a pagar as casas mais cedo do que o previsto. E estas amortizações, totais ou parciais, estão a ser feitas para limpar dívidas e não para contrair depois um outro empréstimo à habitação.

Notícia sobre:

Euribor negativa: o que vai mudar com a nova lei?

A lei da Euribor negativa foi aprovada no Parlamento e vai trazer com ela novas mudanças. A medida pretende obrigar a banca a repercutir integralmente a Euribor nas prestações da casa. Mas, afinal, o que é que vai mudar?

Notícia sobre: