Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é a FINE?

Na hora de contrair um empréstimo para a compra de casa, todo o cuidado é pouco. É fundamental descodificar a linguagem utilizada, para não ser "apanhado na curva". Hoje trocamos por miúdos a FINE.

Notícia sobre:

Desde 2010 que os bancos não emprestavam tanto para a casa – 4.931 milhões em seis meses

Os empréstimos para a compra de casa em Portugal somam e seguem – e batem recordes. No primeiro semestre, os bancos concederam 4.931 milhões de euros em crédito à habitação, o equivalente a 27 milhões por dia. Trata-se do valor mais elevado desde 2010.

Notícia sobre:

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos: o que são as garantias bancárias

Os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra da casa, mas há termos da linguagem do crédito à habitação que importa descodificar. Hoje trocamos por miúdos e/ou debruçamo-nos sobre as garantias bancárias.  

Notícia sobre:

Bancos cortam 2.700 milhões de euros no crédito malparado

O mercado imobiliário está ao rubro, o que acaba por “ajudar” o negócio dos bancos, que com a valorização dos preços dos imóveis têm vendido as suas carteiras de créditos tóxicos. No primeiro semestre, desfizeram-se de quase 2.700 milhões de crédito malparado. 

Notícia sobre:

Prestação da casa mais barata: custa menos 35% que há 20 anos

Comprar uma casa ao banco fica mais barato do que há duas décadas. A prestação de um crédito à habitação de 150 mil euros, por um prazo de 30 anos, indexado à Euribor a seis meses, e com um spread de 1%, é hoje de menos de 460 euros por mês.

Notícia sobre:

Bancos continuam a dar crédito à habitação (mas menos) e famílias fazem mais reembolsos que nunca

“O mercado de crédito à habitação cresceu em 2018, embora de forma menos expresiva do que nos anos anteriores”. Esta é uma das conclusões do Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho, revelado pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Agosto traz prestação da casa ainda mais baixa - a maior queda em três anos

Na hora de fazer as malas para ir de férias e/ou começar a preparar o próximo ano letivo, os portugueses com crédito à habitação vão contar este mês com um "bónus" no orçamento familiar. A prestação da casa dos empréstimos indexados à Euribor volta a baixar, registando, além do mais, a maior redução desde o verão de 2016, devido à continuada política de baixas taxas de juros promovida pelo Banco Central Europeu (BCE).

Notícia sobre:

A importância da maturidade no empréstimo da casa trocada por miúdos

A maturidade é um dos travões acionados pelo Banco de Portugal com o objetivo de reduzir os riscos da concessão de crédito à habitação. É um conceito que afeta, diretamente, os contratos e as condições de financiamento para a compra de casa, sendo determinante saber o seu real significado. Hoje descodificamos, por isso, o que é.

Notícia sobre:

Procura de crédito à habitação aumentou e bancos antecipam novas subidas

A disponibilidade dos bancos para concederem crédito à habitação não parece estar a passar ao lado dos portugueses. A procura de financiamento para compra de casa subiu ligeiramente no 2º trimestre e os bancos preveem que aumente no 3º trimestre.

Notícia sobre: