Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Bancos emprestaram 7,8 mil milhões para a compra de casa até setembro

Até setembro, os bancos portugueses emprestaram 7,8 mil mihões de euros em empréstimos para compra de casa, valores que já não se verificavam desde 2010. Em causa estão os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Juros dos novos créditos da casa em mínimos históricos - abaixo dos 1% pela primeira vez

A taxa de juro dos novos créditos para a compra de casa contratualizados em setembro situou-se, em média, nos 0,95%, de acordo com o BCE. Trata-se de um novo minímo histórico: esta é a primeira vez que os juros ficaram abaixo dos 1%.

Notícia sobre:

Mais ricos do mundo estão “mais pobres” – fortunas “emagreceram” pela primeira vez em 10 anos

Os mais ricos do mundo ficaram um bocadinho menos ricos em 2018. A riqueza dos bilionários caiu 388 mil milhões de dólares (350 mil milhões de euros) para um total estimado de 8,539 biliões de dólares (7,731 biliões de euros). É a primeira vez em dez anos que a fortuna dos multimilionários “emagrece”.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores imobiliários juntam-se hoje em Lisboa: “Esperamos mais de 300 pessoas”

A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) realiza esta sexta-feira um congresso em Lisboa que tem como tema “O Valor de Mercado como Base de Avaliação”. “Esperamos mais de 300 pessoas, sendo expectável que este seja o congresso ASAVAL mais concorrido de sempre”, diz ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da entidade.

Notícia sobre:

Despesas imprevistas? Mais de metade dos portugueses consegue pagar até 640 euros

Um estudo revelado por ocasião do Dia Mundial da Poupança mostra que 55% dos portugueses inquiridos poderiam fazer face a uma despesa imprevista de 640 euros sem ter de pedir dinheiro emprestado.

Notícia sobre:

Prestação da casa indexada à Euribor a 3 e 6 meses sobe em novembro

Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e tem os respetivos créditos à habitação indexados às taxas Euribor a 3 e 6 meses vai ver a prestação subir em novembro, em relação a outubro. Em causa está uma simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Notícia sobre:

O que podem (ou não) exigir os bancos aos clientes que querem um crédito à habitação?

Os bancos voltaram a abrir a torneira do crédito à habitação, mas o processo de pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa pode ser longo, além de ter uma linguagem muito própria e por vezes rebuscada. Hoje explicamos-te tudo sobre as vendas associadas.

Notícia sobre:

Crédito à habitação nas transações de imóveis cai para metade entre 2004 e 2018

O peso do crédito à habitação no valor das transações de imóveis em Portugal foi de 40,8% em 2018, metade do peso que tinha em 2004 (86%). Em causa está estudo “Análise e Evolução do Mercado de Crédito à Habitação”, de Hélder Pereira, da Universidade Portucalense.

Notícia sobre:

Está na hora de transferir o crédito da casa? Spread caiu 56,5% em 10 anos...

A probabilidade de quem contraiu um empréstimo nos últimos 10 anos poder poupar com a transferência do crédito à habitação é muito grande, sendo este um momento ideal para reavaliar a situação financeira e ponderar uma mudança.

Notícia sobre: