Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Taxas de juro no crédito à habitação sobem há seis meses

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou em maio pelo sexto mês consecutivo, passando dos 1,073% de abril para 1,080%, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Famílias ganham "bónus" do BCE de mais juros negativos na prestação da casa

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) deu um novo sinal de que está determinado a estimular a economia internacional. Face a sinais de arrefecimento, Mário Draghi admitiu avançar com novas medidas e até descer juros.

Notícia sobre:

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é o período de carência?

Muitas pessoas deparam-se com um contrato de crédito à habitação redigido com linguagem de difícil compreensão. É fundamental, por isso, descodificar as disposições rebuscadas que são utilizadas. Hoje trocamos por miúdos o que é o período de carência.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 804 milhões de euros para a compra de casa em abril

A guerra dos spreads está ao rubro e os bancos continuam a estar disponíveis para financiar a compra de casa, embora a aparentemente a um ritmo mais lento. Em abril, foram concedidos 804 milhões de euros, mais que no período homólogo.

Notícia sobre:

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é a avaliação do imóvel?

São muitos os portugueses que recorrem aos bancos para comprar casa. E muitas vezes deparam-se com contratos de crédito à habitação redigidos com linguagem de difícil compreensão, que tem de ser descodificada. Hoje explicamos-te o que é a avaliação bancária.

Notícia sobre:

Guerra de spreads abre a porta a maior risco de incumprimento na prestação da casa

A guerra dos spreads no crédito à habitação continua ao rubro. Mas esta descida contínua das taxas que os bancos cobram para financiar a compra de casa pode abrir a porta a um maior nível de incumprimento do crédito no futuro. O alerta é do BdP.

Notícia sobre:

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos - o que é a análise de solvabilidade

O crédito à habitação​​​​​​​ (e não só) é um produto cada vez mais complexo, com contratos redigidos com linguagem demasiado técnica e de difícil compreensão, dificultando a comparação das propostas. Hoje descodificamos o que é a análise de solvabilidade com a ajuda da Deco.

Notícia sobre:

BPI alimenta guerra dos spreads no crédito à habitação e volta a baixar margem mínima

Está ao rubro a guerra dos spreads no crédito à habitação, com os bancos a descerem consecutivamente as suas margens mínimas. Depois da CGD ter baixado o spread mínimo para 1,23%, o BPI, que já tinha revisto o seu valor em fevereiro, voltou a baixar a fasquia, para 1,20%. 

Notícia sobre:

Preços das casas abrandam à boleia das recomendações do BdP à concessão de crédito

As recomendações do Banco de Portugal que visaram pôr um travão à concessão de crédito à habitação e ao consumo entraram em vigor a 1 de julho de 2018. Agora estarão a ter impacto também na subida dos preços das casas, que parece estar a abrandar.

Notícia sobre:

“Em 2019 os preços das casas continuarão a crescer, mas a um ritmo menor”

Os preços das casas dispararam, mas pode estar à vista uma mudança de ciclo. Em entrevista ao idealista/news, Vítor Pereira, membro da comissão executiva do Bankinter, diz que "em 2019 os preços continuarão a crescer", mas menos.

Notícia sobre: