Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação

Há mais portugueses a receber o Rendimento Social de Inserção

No total, e até junho, mais de 223.000 portugueses recebiam o Rendimento Social de Inserção. São mais 13.551 que no período homólogo. No distrito do Porto – agrega o maior número de beneficiários – há 64.673 pessoas a receber o apoio por estarem em risco de exclusão social.

Notícia sobre:

BCE pede maior vigilância nos empréstimos para a compra de casa

O preço das casas continua a subir um pouco por toda a zona euro – um cenário que está a deixar Bruxelas em alerta. O Banco Central Europeu (BCE) veio reforçar os avisos e diz que é preciso apertar a vigilância no crédito à habitação. Em Portugal, onde os valores mais aceleraram, já foram impostas novas regras. 

Notícia sobre:

... E ainda têm 3,5 mil milhões de euros em imóveis para vender

Os bancos estão a aproveitar o bom momento do imobiliário para vender os imóveis que têm em carteira. Santander, BCP, CGD, Montepio e BPI desfizeram-se no primeiro semestre de imóveis no valor de 192,3 milhões de euros. Restam-lhes ainda 3,5 mil milhões para vender.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram mais de 4,5 mil milhões para a casa nos primeiros seis meses do ano...

Os bancos emprestaram 990 milhões de euros para a compra de casa em junho, mais 175 milhões que no mês anterior. Este é o valor mensal mais elevado desde junho de 2010, segundo dados do Banco de Portugal. No primeiro semestre, os bancos já emprestaram 4.774 milhões de euros.

Notícia sobre:

Euribor negativa no crédito à habitação: sete bancos compensam mais de 33.000 clientes

O número de contratos afetados pela nova lei que obriga à devolução dos juros negativos no crédito à habitação ascende a cerca de 33.000. Aos cerca de 31.000 clientes dos cinco principais bancos –CGD, BCP, BPI, Novo Banco e Santander Totta – juntam-se 1.800 clientes do Montepio e 300 do Crédito Agrícola.

Notícia sobre:

Grandes imobiliárias preparam-se para “vender” crédito

Duas das maiores imobiliárias nacionais, a ERA Portugal e a Century 21, estão a preparar terreno para aderirem ao estatuto de intermediários de crédito, mediante o qual vão poder intermediar o processo de contratação de empréstimo para a compra de casa entre os seus clientes e a instituição financeira que disponibiliza o financiamento.

Notícia sobre:

Regras do crédito mudaram, mas venda de casas continua a subir

As novas regras do Banco de Portugal (BdP) que querem pôr um travão à concessão de crédito à habitação entraram em vigor a 1 de julho, mas nem por isso afetaram os negócios imobiliários. Os resultados do último mês mostram que a venda de casas voltou a aumentar.

Notícia sobre:

Empréstimo para a compra de casa antes dos 35 anos: aprende a usar a idade a teu favor

A compra da primeira casa representa, para a maioria, o grande investimento da sua vida. Por ser um encargo financeiro avultado esta compra implica, normalmente, a contratação de um crédito à habitação. Neste artigo, preparado para o idealista/news pela plataforma ComparaJá.pt, explicamos-te todas as condições especiais que existem no mercado para clientes até aos 35 anos de idade e, ainda, como podes usar a tua idade a favor para obteres um crédito.

Photo by Joshua Earle on Unsplash
Notícia sobre:

Bancos vão compensar 31.000 clientes por Euribor negativas nos empréstimos da casa

Cerca de 31.000 clientes com crédito à habitação nos cinco principais bancos portugueses – CGD, BCP, BPI, Novo Banco e Santander Totta – irão beneficiar de uma redução no capital em dívida do empréstimo da casa, face à lei que obriga os bancos a aplicarem juros negativos.

Notícia sobre:

Avaliação bancária a subir há 15 meses atinge valores mais altos de uma década

Consecutivamente, pelo décimo quinto mês, a avaliação bancária das casas tem vindo a aumentar. Em junho, o metro quadrado (M2) ficou quatro euros mais caro face ao mês anterior, passando para os 1.1180 euros a nível de média nacional, o que corresponde a uma subida de 0,3% e de 6,1% face ao período homólogo, respetivamente, segundo o INE.

Notícia sobre: