Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lojas

O arrendamento comercial e o Covid-19: posso deixar de pagar a renda?

Com o recente surto de Covid-19 (coronavírus) em Portugal, tem sido manifestamente evidente o decréscimo de volume de negócio no comércio em estabelecimentos abertos ao público e que, na sua maioria, não são da propriedade do comerciante, mas sim em regime do arrendamento comercial.  O que acontece aos contratos que os comerciantes tenham celebrados com o proprietário do imóvel? Respondemos com fundamento jurídico.

Notícia sobre:

Covid-19: já há novas regras para ir às compras

A partir de agora, e por tempo indeterminado, todos os espaços comerciais, quer sejam lojas, mercearias, centros comerciais ou supermercados de retalhos vão ter limitações: por cada 25 m2 só pode estar um cliente.

Notícia sobre:

Coronavírus: Grupo Amorim encerra lojas e restaurantes por tempo indeterminado

A pandemia do coronavírus está a impactar tudo e todos. O grupo Amorim Luxury também decidiu tomar medidas “em nome do bem-estar” dos “clientes, colaboradores e as suas famílias”. Vai encerrar por tempo indeterminado lojas e restaurantes do grupo já a partir desta sexta-feira, 13 de março de 2020.

Notícia sobre:

Portugueses preferem cada vez mais ir ao supermercado ou pequenas lojas, em vez do hiper

O gasto das famílias portuguesas com as compras para casa atingiu os 9,7 mil milhões de euros, no ano passado, um aumento de 4,8% face ao ano anterior e que corresponderá a um valor recorde. E na hora de encher as prateleiras da despensa, os portugueses preferem, cada vez mais, o comércio de proximidade, trocando os hipermercados por espaços mais pequenos.

Notícia sobre:

As melhores cidades para fazer compras de luxo são... (Porto e Lisboa estão no top 30 mundial)

A cidade italiana de Milão é a melhor do mundo para fazer compras de luxo em 2020. O pódio fica completo com Paris (França) e Nova Iorque (EUA) e no ranking, que contempla 40 metrópoles, encontram-se Porto e Lisboa, que ocupam o 18º e 30º lugares, respetivamente.

Notícia sobre:

Mercadona recupera antiga fábrica de têxteis em Ermesinde para abrir nova loja

A antiga fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, em Ermesinde, vai ser recuperada pela cadeia de supermercados espanhola Mercadona. A nova loja - terá cerca de 1.650 metros quadrados (m2) e 120 lugares de estacionamento -  é um dos 10 espaços que a empresa conta abrir no país até ao final deste ano.

Notícia sobre:

Porto Editora comprou uma loja no Chiado por... 7,2 milhões de euros

O mercado imobiliário está ao rubro em Portugal. E não estamos a falar apenas dos valores praticados no segmento residencial. Os números comprovam este cenário: em outubro de 2019, o grupo Porto Editora comprou uma loja na zona do Chiado, no coração de Lisboa, por nada mais nada menos que 7,2 milhões de euros. 

Notícia sobre:

Blackstone vende carteira de quatro retail parks em Portugal à belga Mitiska REIM

A Blackstone fez negócio com a FRI2, fundo gerido pela belga Mitiska REIM, vendendo uma carteira de quatro retails em Portugal. O processo de venda foi assegurado pela Multi - plataforma de gestão ativos imobiliários do fundo americano - e contempla os centros comerciais Aveiro Retail Park, Alverca Park, Santarém Retail Park e Lima Retail Park.

Notícia sobre: