Crise na habitação agrava Índice de Justiça Intergeracional
O Índice de Justiça Intergeracional (IJI) agravou-se no período pós-pandemia, sobretudo devido à deterioração dos indicadores de habitação e saúde, revelam dados divulgados esta quinta-feira (4 de dezembro de 2025) pela equipa de investigadores que desenvolve o projeto. O IJI caiu de 0,50 em 2021 para 0,43 em 2023, numa escala de zero a um, de acordo com o relatório elaborado pelo Institute of Public Policy (IPP), o "think tank" do ISEG, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Novo pacote fiscal para resolver crise da habitação visto à lupa
“A habitação é essencial para a vida das pessoas e das famílias, para o desenvolvimento da economia e para a sustentabilidade e coesão da sociedade”.
Medidas para a habitação: guia para entender o plano fiscal do Governo
Resolver a crise da habitação, aumentando a oferta de casas no mercado para a classe média, é umas das grandes prioridades assumidas pelo Governo da AD. Depois de conseguir a aprovação do OE2026, o Executivo apressou-se a apresentar um pacote fiscal no Parlamento para a habitação e construção.
Renda moderada vs acessível: o que são e quais os benefícios fiscais?
O Governo da AD apresentou, esta semana, à Assembleia da República uma proposta de lei que visa reformar o setor da habitação em Portugal, com especial impacto no arrendamento.
Medidas na habitação: a visão de promotores, proprietários e inquilinos
O pacote fiscal que o Governo apresentou ao Parlamento para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação, como a ela se referem vários players do setor – está a fazer correr muita tinta, havendo várias alterações em cima da mesa que ainda terão de ser aprovadas pelos deputados na Assembleia da República. As reações a algumas das medidas anunciadas já se fazem sentir, nomeadamente por parte das associações de inquilinos, proprietários e promotores e investidores imobiliários.
Regime de Contratos de Investimento para Arrendamento: o que é?
O Governo apresentou um pacote de medidas fiscais que impacta diretamente os setores da habitação, construção e investimento imobiliário em Portugal. Uma das novidades, tendo em vista o aumento da oferta de casas para arrendar, diz respeito à intenção de criar um regime de Contratos de Investimento para Arrendamento (CIA), garantindo-se um “conjunto de benefícios fiscais, por um período de até 25 anos, ao investimento na construção, reabilitação ou aquisição de imóveis para arrendamento ou subarrendamento habitacional”.
IRS desce para 10% para todos os senhorios com rendas moderadas
Se o pacote fiscal do Governo for aprovado no Parlamento, os senhorios que tenham casas para arrendar até 2.300 euros mensais vão ter um alívio fiscal significativo. Isto porque a proposta de lei prevê que a taxa de IRS desce dos atuais 25% para 10%.
Obras em casa: melhorar a iluminação da casa para os dias mais curtos
Quando os dias se tornam mais curtos, a casa pede luz. Não é apenas para vermos melhor, mas para nos sentirmos melhor.
Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha
Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
Casas pré-fabricadas de 2 pisos: espaço e conforto para famílias
As casas pré-fabricadas são construídas com tecnologias de ponta e materiais inovadores, sendo cada vez mais valorizadas pela rapidez de construção, eficiência energética e capacidade de se adaptarem perfeitamente às necessidades de cada família. As casas pré-fabricadas de 2 pisos estão a revol
Isenção de mais-valias para reinvestimento em rendas moderadas
Quem vender uma casa e reinvestir os ganhos na compra de outra habitação destinada ao arrendamento a preços moderados terá direito a isenção de IRS sobre as mais-valias. Esta é uma das várias novidades que o novo pacote fiscal do Governo traz em matéria de IRS.
Arrendamento acessível: investidores com mais incentivos fiscais
Dinamizar o arrendamento a preços acessíveis em Portugal é um dos grandes objetivos do Executivo de Montenegro.
Mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas: mudanças só em 2026
Esta semana, o Governo de Montenegro apresentou ao Parlamento um vasto pacote fiscal para enfrentar a crise de acesso à habitação, com várias alterações desde a redução do IVA na construção de casas à revisão do simplex de licenciamentos urbanísticos. Mas promete não ficar por aqui. No início de 2026, vai trazer mais novidades e mudanças sobre a regulação da mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas, tal como revelou Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Escritórios: Lisboa é a 16ª cidade europeia mais resiliente à IA
Numa era marcada pela acelerada transformação digital, Lisboa é 16ª cidade da Europa com maior resiliência face à Inteligência Artificial (IA) no mercado de escritórios, distinguindo-se pelo dinamismo dos seus polos empresariais e pela qualidade do talento tecnológico disponível.Segundo o estudo mai
Móveis e decoração: JYSK com resultado histórico na Península Ibérica
O negócio no mercado ibérico vai de vento em popa para a dinamarquesa JYSK. Em concreto, a cadeia especializada em mobiliário e decoração, registou um crescimento de 37% em Portugal e Espanha, atingindo um volume de negócios de 364,3 milhões, no ano fiscal de 2024/2025.
Venda de casas: contrato deverá informar sobre “título urbanístico”
Há uma medida incluída na nova versão do simplex dos licenciamentos urbanísticos que tem impacto direito na compra e venda de casas. O Governo quer que, no momento da transação, seja obrigatório incluir no contrato se o imóvel tem ou não título urbanístico.
Simplex 2.0: promotores imobiliários terão mais responsabilidades
O novo pacote fiscal apresentado pelo Governo propõe uma versão melhorada do simplex dos licenciamentos urbanísticos, tendo o objetivo de corrigir “diversos constrangimentos”.
Casas novas com lareiras modernas para noites aconchegantes de inverno
Com o Natal à porta, há um elemento residencial tipicamente europeu, presente na maioria das salas, que nos remete para esta época do ano. A lareira.
"Queremos redefinir e elevar a gestão imobiliária de luxo em Portugal"
O mercado premium português ganhou um novo nome de referência: a Mestic. Com sede em Lisboa, Sesimbra e com ambições de expansão para zonas como Comporta, Triângulo Dourado, Porto e Douro, a Mestic pretende elevar os padrões de sofisticação, privacidade e experiência no setor imobiliário nacional. Em entrevista ao idealista/news, Tomás Mendes dos Santos, Chief Strategy Officer da Mestic, explica como a empresa redefine a gestão de propriedades de luxo em Portugal.
Arrendar casa em Portugal: preço perdeu ritmo de subida em novembro
O mercado de arrendamento em Portugal continua resiliente, embora a pressão da procura tenha diminuído nos últimos tempos por via do aumento da oferta. Esta dinâmica recente começou a refletir-se no custo de arrendar casa no país, com os preços a desacelerar o ritmo de crescimento anual para 3,2% em novembro (menos do que os 5,7% observados no mês anterior). Os dados do índice de preços do idealista (editor deste boletim) revelam ainda que, com esta evolução, arrendar casa em Portugal passou a ter um custo mediano de 16,6 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro.
Priore XXI: tradição pombalina aliada à inovação deste século
O Priore XXI é o novo empreendimento residencial de Alcântara, em Lisboa.
Governo altera RJUE para simplificar licenciamentos e reduzir prazos
O Governo apresentou uma proposta de lei para alterar os regimes jurídicos da urbanização e da edificação (RJUE) e da reabilitação urbana para dotar de "maior flexibilidade" os procedimentos urbanísticos em contexto de "crise da oferta habitacional".
Casas para arrendar até 2.300 euros terão vários incentivos no IRS
A proposta de lei que deu esta terça-feira, dia 2 de dezembro, entrada na Assembleia da República para aumentar a oferta habitacional prevê incentivos no IRS para os proprietários colocarem casas no arrendamento com rendas mensais até 2.300 euros.As várias medidas estão elencadas no texto da autoriz
Não residentes a comprar casa: IMT com taxa única de 7,5%
O novo pacote fiscal do Governo de Montenegro inclui alterações dos impostos sobre habitações adquiridas por estrangeiros. Em concreto, a proposta de lei prevê a aplicação de uma taxa única de IMT de 7,5% na compra de casas por não residentes.
Grupo hoteleiro português Oásis Atlântico investe 25 milhões em Cabo Verde
Salinas Residence, assim se chama o empreendimento turístico-residencial que o grupo hoteleiro português Oásis Atlântico vai construir na ilha do Sal, em Cabo Verde. Terá 177 apartamentos – 153 turísticos e 24 residenciais, de T0 a T2 – pensados para turistas e investidores, e sairá do papel na sequência de um investimento superior a 25 milhões de euros.