Utilizar água e vinagre para afastar os mosquitos é uma solução simples e eficaz para o verão.
Comentários: 0
Plantas
Freepik

As infestações de plantas domésticas são um problema muito mais comum do que se imagina e podem afetar tanto quem tem apenas uma planta quanto quem tem várias plantas dentro de casa. 

Também chamados de mosquitos-dos-fungos, estes insetos prosperam especialmente em vasos com solos húmidos, causam problemas às plantas e tornam-se um incómodo em casa. Existem muitos remédios, desde água e vinagre para combater as moscas de plantas até alho ou bicarbonato. Descobre qual usar.

Como manter os mosquitos longe das plantas?

Plantas
Freepik

Se repares que tens pequenas moscas a voar à volta dos teus vasos, podes encontrar uma solução eficaz sem recorrer a produtos químicos agressivos. Existem diversos remédios naturais que respeitam tanto as plantas como a saúde de quem vive em casa. Entre os métodos mais eficazes e fáceis de aplicar, destacam-se os seguintes:

  • Bicarbonato de sódio: dissolve uma colher de chá de bicarbonato de sódio num litro de água e usa a solução para regar o solo ocasionalmente. O bicarbonato de sódio ajuda a criar um ambiente desfavorável à proliferação de mosquitos, reduzindo também o bolor e os fungos.
  • Alho: o alho é conhecido pelas suas propriedades repelentes naturais. Insere alguns dentes de alho diretamente no solo dos vasos, prepara uma infusão e ferve dentes de alho em água, depois de arrefecer, filtra a solução e pulveriza-a sobre as plantas.
  • Óleo de neem: diluí algumas gotas de óleo de neem em água e borrifa diretamente no solo. Este óleo natural é conhecido pelas suas propriedades inseticidas.
  • Pó de café: espalha uma camada fina de pó de café seco sobre a superfície da mistura para envasamento. Este remédio também enriquecerá o solo com nutrientes.
  • Areia: cobre a superfície do solo com uma fina camada de areia ou cascalho. Desta forma limitas a humidade da superfície. 

Como se afasta mosquitos com vinagre?

Um método particularmente eficaz, no entanto, consiste em criar uma armadilha feita de água e vinagre. Este remédio usa o cheiro forte do vinagre, que é particularmente atraente para os mosquitos, que são atraídos para a armadilha. Para prepará-lo deves:

  • Encher um recipiente pequeno (como um copo ou tigela) com uma mistura de duas partes de água e uma parte de vinagre de maçã.
  • Adicionar uma gota de detergente: quebra a tensão superficial da água, impedindo que as moscas se salvem quando entram no líquido.
  • Colocar a armadilha perto das plantas, de preferência na borda do vaso ou nas imediações do solo.
  • Trocar a solução a cada 2-3 dias para mantê-la eficaz e continua a usar até notar uma diminuição nos mosquitos.

Vinagre nas plantas: vantagens e desvantagens

Plantas
Freepik

Embora o vinagre seja ótimo para fazer uma armadilha caseira, despejá-lo diretamente nas plantas pode perturbar o equilíbrio do solo e afetar a saúde delas. O ácido acético no vinagre pode diminuir o pH do solo, tornando-o mais ácido e potencialmente prejudicial para muitas espécies de plantas, especialmente aquelas que preferem um substrato neutro ou ligeiramente alcalino. Além disso, o uso excessivo pode comprometer a saúde das raízes e atrasar o crescimento das plantas.

Quais são os principais parasitas das plantas?

Pulgões
Freepik

Falando em pragas de plantas, não são apenas os mosquitos que podem causar problemas. Também precisarás intervir prontamente se notar a presença de:

  • Pulgões: pequenos insetos verdes, pretos ou amarelos, também chamados de piolhos das plantas, sugam a seiva das folhas.
  • Cochonilhas: parasitas de formato oval que atacam caules e folhas, enfraquecendo a planta e que deixam as folhas amarelas.
  • Ácaro vermelho: pequenos ácaros avermelhados que vivem na parte inferior das folhas.
  • Mosca-branca: pequenos insetos brancos e alados que se escondem nas folhas. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas