Preço das casas a cair

Comprar casa na Zona Euro: preço regista maior queda desde 2008

As casas para comprar na União Europeia (UE) – e em Portugal - registaram uma subida a pique dos preços nos últimos dez anos. Mas o contexto económico mudou muito nos últimos meses: o poder de compra dos europeus diminuiu por conta da alta inflação e os créditos habitação ficaram bem mais caros devido ao aumento dos juros. Todos estes e outros fatores têm arrefecido a procura de casas para comprar na reta final de 2022.  E, por conseguinte, os preços das casas caíram 1,7% na Zona Euro entre o quarto trimestre de 2022 e o trimestre anterior, o maior recuo registado desde o final de 2008. Já em Portugal os preços subiram 1,1% entre estes dois momentos, aponta o Eurostat.
Preço das casas a subir

Casas para comprar: preço subiu 9,3% na Zona Euro e 13,2% em Portugal

O pano de fundo do espaço europeu é marcado por alta inflação (atingiu os 10% em setembro), subida das taxas de juro e pela guerra na Ucrânia, que está a afetar todas as economias. E o mercado residencial está também a viver uma onda de encarecimento, assistindo-se a uma subida generalizada nos preços das casas para comprar em toda a Zona Euro. De acordo com o Índice do Preço das Casas do Eurostat, as casas à venda ficaram 9,3% mais caras na área do euro no segundo trimestre face ao período homólogo. E nos 27 países que compõem a União Europeia (UE), os preços das casas deram o salto ainda maior, de 9,9%. Portugal superou as médias europeias, com as casas a ficarem 13,2% mais caras neste período.
Preço das casas desce 0,6% num ano

Preço das casas desce 0,6% num ano

No quarto trimestre do ano passado, o preço das casas em Portugal subiu 1,4% face aos três meses anteriores (período entre julho e setembro), mas desceu 0,6% quando comparado com os últimos três meses de 2012. A diminuição homóloga é inferior à registada na média dos países da Zona Euro (-1,4%), mas superior à da União Europeia (UE) – preços desceram 0,1%.