
Casas novas em Portugal atingem máximos de 2011 – região Norte lidera
A construção de casas novas em Portugal está a ganhar um novo fôlego. Foram concluídos mais de 24 mil fogos de habitação familiar ao longo de 2024, tendo subido 4,2% face ao ano anterior.

Simplificação dos licenciamentos é bem-vinda - mas traz “perigos”
A crise habitacional é transversal a quase todo o território nacional. E, ao longo dos anos, o atraso nos licenciamentos tem sido apontado como um dos principais problemas que trava a colocação de mais casas no mercado e que gera a subida dos preços das habitações. Por isso mesmo, o Governo de António Costa quer avançar com a simplificação dos licenciamentos no Mais Habitação, que vem também uniformizar e digitalizar todo o processo. Esta medida - já há muito reclamada pelo setor - tem sido aplaudida pelos especialistas do mercado imobiliário. Mas os autarcas presentes no primeiro dia do Salão Imobiliário de Portugal (SIL 2023) alertam que a simplificação dos licenciamentos traz perigos e que, por isso, é necessário apostar na fiscalização.

Quase 10 mil casas novas vão entrar no mercado
Os fogos novos licenciados até junho aumentaram 35,7% em termos homólogos, para 9.688 habitações, superando já a totalidade de fogos licenciados durante o ano 2014, segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

lisboa: 86% das licenças atribuídas pela câmara são para reabilitação
a câmara municipal de lisboa (cml) emitiu, no primeiro semestre, licenças para reabilitação (para obras em edificado) de 114 projectos, os quais totalizavam 582 fogos.

radiografia do dia: evolução do licenciamento de casas nos últimos anos
a construção é um dos sectores mais afectados pela crise, sendo que desde 2000 que o número de fogos licenciados tem vindo a descer em portugal.