Dia da Mãe

Ser mãe, mulher e profissional: o desafio de conciliar (tantos) papéis

Ser mãe, mulher e profissional. Ser e fazer tantas coisas ao mesmo tempo parece uma missão impossível. Exige grande capacidade de conciliação no dia a dia: ter tempo para a maternidade, para a carreira, mas também para a individualidade. Como ser uma mãe “perfeita” e, simultaneamente, uma profissional exemplar, sem esquecer o "eu"? A pressão para cuidar dos filhos e do emprego com igual dedicação é e continua a ser um desafio para muitas mulheres. Ter de optar pela família ou pela carreira (ainda) é uma realidade, mas há também quem dê provas que é exequível assumir as duas e compaginar – com muito esforço, aventura e malabarismo pelo meio, é certo. 
Portuguesas têm o primeiro filho quase aos 30 anos

Portuguesas têm o primeiro filho quase aos 30 anos

As mulheres estão a ter o primeiro filho cada vez mais tarde. Em Portugal e nos outros países da UE. A média a nível nacional (29,6 anos) é, ainda assim, ligeiramente superior à verificada nos restantes Estados-membros da UE (29,1 anos).

quase 41 mil desempregadas vivem sozinhas com os filhos

o número de famílias monoparentais disparou na última década, sendo que há cada vez mais casos de mães que vivem sozinhas com os filhos e que estão desempregadas. segundo a tsf, que se apoia em dados do censos 2011, existem cerca de 41 mil mães desempregadas que vivem sozinhas com os filhos.