Notícias sobre o turismo em Portugal. O setor turístico português está a crescer muito mais do que a média europeia e é um dos principais potenciadores da economia do país. Se lhe interessa pode ver as casas para férias disponíveis para arrendar no idealista. 

Novos hotéis no Norte

De ruínas a novo hotel: Moov vai criar 98 quartos em Braga

A Moov está a apostar todas as fichas a Norte do país. Além dos hotéis e apartamentos turísticos que está a desenvolver no Porto e em Matosinhos, a rede hoteleira anunciou agora que das ruínas de dois edifícios vai criar um novo hotel em Braga.
Portugal brilha nos "oscares" do turismo

Portugal brilha nos “óscares” do turismo 2024: conquista 31 prémios

Portugal brilhou na gala europeia dos World Travel Awards (WTA) – conhecidos como os “óscares” do turismo –, que se realizou esta quarta-feira (6 de março de 2024) em Berlim (Alemanha), durante a ITB, uma das maiores feiras internacionais de turismo. Foram, ao todo, 31 os prémios conquistados por Portugal, tendo a Madeira sido eleita, pela décima vez, melhor destino insular da Europa. Já Porto Santo conquistou, pela primeira vez, a distinção de melhor destino de praia.  
Turismo em Portugal

Alojamento turístico em Portugal: receitas cresceram 20% num ano

O turismo, um dos principais motores da economia portuguesa, continua a rota de recuperação depois da pandemia. Em 2023, foram registadas 77,2 milhões de dormidas, mais 10,7% do que no ano anterior, um crescimento sobretudo sustentado pela chegada de turistas estrangeiros. E, em resultado, foram gerados 6,0 mil milhões de euros de proveitos totais, mais 20,1% do que no ano anterior e mais 40,2% face a 2019, antes da pandemia.
Hotéis Vila Galé em Portugal

“Futuro do turismo passa por criar espaços inovadores e diferentes”

Hoje, quando as famílias vão de férias, procuram mais do que um espaço para dormir, procuram conforto, experiências e cultura. E esta tendência já foi identificada pelo setor hoteleiro, que tem vindo a adaptar a sua oferta. “Os últimos hotéis que construímos [em Portugal] são muito diferentes dos tradicionais, porque acreditamos que o futuro do turismo passa por criar espaços inovadores e diferentes”, revela Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, em entrevista ao idealista/news. Talvez por isso é que os seus hotéis temáticos, focados em pintura, música ou gastronomia, têm sido uma aposta ganha. E será em torno de temáticas que os novos hotéis do grupo em Portugal e lá fora estão a ser construídos.
Alojamento Local em Portugal

Alojamento Local: medidas do Mais Habitação reclamadas em Bruxelas

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) apresentou esta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) em Bruxelas uma nova reclamação oficial contra as medidas do Mais Habitação, com impacto no Alojamento Local (AL). Em 2023, recorde-se, a associação já tinha enviado uma reclamação preliminar à Comissão Europeia (CE), antes da entrada em vigor das medidas do programa do Governo. 
Castelo transformado em hotel em Ponte de Lima

Castelo com quase 900 anos transformado em hotel em Ponte de Lima

Um castelo com quase 900 anos (de 1126) localizado em Ponte de Lima vai ser transformado num hotel e num projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do grupo hoteleiro Vila Galé, estado prevista a abertura ao público para 2025, bem como a criação de 42 empregos. 
Negócios imobiliários em Portugal no segmento do turismo

Hotel Lago Montargil & Villas vendido a grupo hoteleiro português

O Hotel Lago Montargil & Villas, um empreendimento de luxo localizado na margem da Barragem de Montargil (Portalegre), mudou de mãos, tendo sido vendido por um banco nacional a um grupo hoteleiro também português. O valor da transação, que foi consumada no final de 2023, situou-se entre 15 e 20 milhões de euros. 
Turistas estrangeiros em Portugal

Turismo em Portugal: estrangeiros dormem menos noites em novembro

A atividade turística em Portugal é muito impulsionada pela chegada de estrangeiros ao país. Mas em novembro observou-se um abrandamento do número de dormidas por quem chega de fora face ao mês anterior. O que também salta à vista é que os cidadãos estrangeiros pernoitaram menos noites em Portugal em novembro. Foram mesmo os turistas britânicos, alemães e norte-americanos que registaram o maior número de dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal.