Descobre a fascinante cultura talaiótica em Menorca, uma das ilhas paradisíacas do Mediterrâneo.
Comentários: 0
Naveta em Menorca
GTRES

A chegada do outono e da época baixa permite a que muitas pessoas possam visitar destinos de sonho e desfrutar das suas merecidas férias sem gastar muito dinheiro. Existem vários destinos disponíveis, mas, na Espanha, um dos mais populares é o das Ilhas Baleares. E entre elas, Menorca, uma excelente opção para descontrair. 

Para além das praias brilhantes, poderás conhecer o eclético património histórico e cultural de Menorca, por onde passaram civilizações importantes, da pré-História até à Idade Contemporânea. Vamos conhecer uma delas. 

Ciutadella de Menorca
PxFuel

Cultura talaiótica em Menorca: o que precisas saber

Um dos períodos mais pertinentes e até misteriosos da história de Menorca é, sem dúvida, aquele protagonizado pela cultura talaiótica, com papel relevante durante a Idade do Bronze, compreendida entre 1500 e 123 a.C. - até à conquista romana.

Nessa época, acabariam por surgir em Menorca monumentos megalíticos e construções fúnebres, transformando a ilha num museu ao ar livre. Na verdade, em menos de 700 km², a ilha conta com aproximadamente 1.600 locais de interesse arqueológico, que deves realmente visitar durante as tuas férias. 

Naveta em Menorca
GTRES

Construções megalíticas impressionantes na ilha 

Uma das características realmente marcantes da cultura talaiótica em Menorca  é a aposta no megalitismo, com construções feitas a partir de grandes blocos de pedra, posicionados verticalmente em valas funerárias. 

representação de um funeral na Naveta des Tudons
GTRES

Mas não é só de túmulos que se define a cultura talaiótica em Menorca. Com a passagem do tempo, as civilizações da época adaptaram-se e criaram monumentos maiores, os designados "talayots", que serviriam para defender a ilha contra invasões, além de garantirem prestígio às comunidades locais. 

Seriam ainda construídos túmulos, as designadas necrópoles - localizadas nos vales da ilha -, assim como as navetas, construções que só podem ser vistas nesta ilha. Seriam também feitos santuários usados para rituais e celebrações, como os recintos de "taula", um pilar vertical sobre o qual era colocada outra pedra horizontal em forma de T. Locais realmente impressionantes! 

As "casas" para os mortos em Menorca

É precisamente pelas navetas que a cultura talaiótica em Menorca é tão popular. Conhecidas como “casas dos mortos”, tornam-se monumentos emblemáticos, por serem exclusivos da ilha. O termo "naveta" vem do catalão e significa “pequeno barco”, numa referência à forma da construção que parece um barco virado ao contrário. 

exterior de uma naveta
Dreizung

As navetas encontradas na ilha têm formato retangular ou circular e incluem uma entrada com lintel, um corredor curto e uma câmara com ângulos arredondados. Em algumas "navetas" de planta alongada foi encontrada uma chaminé que dava acesso a um andar superior também destinado para jazigos.

Naveta des Tudons
Spain info

Segundo o historiador e arqueólogo José Simón Gornés Hachero, mesmo que não se conheçam pormenores sobre os enterros desta cultura, no interior das "navetas" foram encontrados esqueletos inteiros, o que sugere que as pessoas eram enterradas junto com alguns objetos pessoais. Alguns vasos de cerâmica, com ofertas, eram colocados perto da entrada. Além disso, as "navetas" eram semelhantes às casas, sugerindo uma conexão permanente entre a vida e a morte na cultura talaiótica. Um local bastante peculiar, mas interessante, caso queiras conhecer mais sobre a pré-história em Menorca

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta