Comentários: 0
Banca forçada a acabar com obstáculos no crédito à habitação para deficientes

A maioria parlamentar quer acabar com o que diz ser uma "prática discriminatória" no acesso de cidadãos deficientes ao crédito à habitação. PSD e CDS apresentaram ontem na Assembleia dois projectos de lei que "retiram os obstáculos" existentes neste âmbito. Os diplomas são discutidos a 14 de Maio de 2014.

Um dos textos da maioria acaba com a obrigatoriedade de os cidadãos com incapacidade igual ou superior a 60% contratualizarem um seguro de vida para conseguir o crédito junto dos bancos - esse é um dos maiores obstáculos no acesso ao empréstimo, uma vez que os bancos levantavam barreiras à atribuição do seguro a pessoas com deficiência, escreve o jornal i.

O diploma estabelece, de acordo com este jornal, que essa garantia possa ser substituída por uma "hipoteca sobre qualquer outro imóvel, fiança ou qualquer outra garantia prevista por lei". O deputado do PSD Carlos Silva, um dos autores do projecto, destaca o "fim desse obstáculo" como uma das mais-valias do novo diploma, evitando que os cidadãos com aquele nível de incapacidade fiquem "prejudicados" em relação aos outros.

No outro diploma (que "regula a concessão de crédito à habitação da pessoa com deficiência"), com discussão previsto para dentro de duas semanas, PSD e CDS estabelecem um limite máximo de 180 mil euros para a concessão de crédito, segundo o mesmo diário. O valor tem de ser devolvido num prazo de 50 anos e pode ser utilizado na compra ou construção de uma casa, na compra de um terreno para habitação ou, ainda, em obras de conservação ou adaptação da residência actual.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta