Mais de 32 mil famílias vão ter acesso à fibra ótica graças a um alargamento da rede a 8.700 edifícios na região transmontana.
Fibra ótica
Freepik
Lusa
Lusa

A fibra ótica multiplexador vai chegar a mais de 8.700 edifícios na região de Trás-os-Montes, servindo cerca de 32.600 famílias desta zona do país.

Esta expansão, segundo a empresa dstelecom, vai abranger os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, e de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro, no distrito de Bragança, numa operação que se espera concluída até ao final de outubro.

“Apostamos numa infraestrutura robusta e neutra que permita aos cidadãos e empresas, mesmo em zonas remotas, usufruírem dos mesmos recursos digitais que existem nos grandes centros urbanos. O nosso objetivo é claro: contribuir para um país mais coeso, mais competitivo e mais preparado para o futuro digital”, afirma Ricardo Salgado, diretor-geral da dstelecom, citado em comunicação.

Segundo esta empresa com sede em Braga, com esta expansão, cerca de 32.600 famílias da região vão poder aceder a serviços de internet de alta velocidade, o que permitirá reduzir assimetrias digitais e promover a igualdade de oportunidades no acesso à tecnologia.

Ainda de acordo com a empresa, em Vila Pouca de Aguiar, a infraestrutura será significativamente alargada, chegando a freguesias que até agora não tinham cobertura, como Tresminas e a União das Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros, e reforçando o serviço em localidades como Alvão, Bragado e Capeludos.

“No total, mais de 1.500 novas casas serão ligadas, o que permitirá atingir 96% de cobertura de fibra no concelho”, indicou.

Já em Macedo de Cavaleiros, serão integradas na rede localidades como Bagueixe, Chacim, Morais, Podence e outras doze freguesias até aqui excluídas da rede de fibra. Serão mais de 4.500 novas casas com acesso à infraestrutura, num concelho que passará a contar com 86% de cobertura.

“Haverá também reforço nas zonas de Amendoeira, Sezulfe e na sede de concelho”, frisou.

Em Alfândega da Fé, a operação representa uma verdadeira transformação digital no concelho.

“Até agora, apenas duas freguesias dispunham de cobertura de fibra ótica. Com a ligação de 2.100 novas casas, a rede da dstelecom passará a abranger todas as freguesias do município, elevando a cobertura do território para 98%”, sustenta a empresa tecnológica.

No caso de Mogadouro, a operação de expansão vai abranger 660 novas casas, o que permitirá ao concelho ver a sua cobertura subir para 70%, com novas ligações em Castro Vicente, Meirinhos e Valverde, com um foco na ampliação da conectividade fora dos centros urbanos.

A rede da dstelecom garante ainda que permite que os habitantes escolham livremente entre diferentes operadoras de telecomunicações, fomentando a concorrência e assegurando melhores preços e maior diversidade de serviços.

A empresa afirma ter nascido em 2008 com a missão de eliminar as barreiras geográficas e permitir que todos os portugueses — do litoral ao interior — tenham a mesma oportunidade de interagir com o mundo, através das redes de comunicações mais modernas.

Para o efeito, construiu, opera e mantém a primeira e maior rede multioperador de fibra ótica da Europa, nas zonas onde existe uma maior carência ao nível digital, em Portugal, chegando a 149 municípios portugueses.

A empresa nacional tem vindo a posicionar-se para replicar o modelo multioperador na rede móvel, com o 5G, e nos cabos submarinos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.