A partir de 1 de janeiro de 2021, a localidade vai passar a chamar-se Fugging. Habitantes estavam fartos dos roubos de placas.
Comentários: 1
Fucking: a história de uma aldeia austríaca que decidiu mudar de nome para evitar mais piadas
wikimedia_commons

Cansados de piadas dos turistas e roubos das placas com o nome da terra, em inglês, os habitantes de Fucking decidiram rebatizar a aldeia e entrar no ano de 2021 com uma nova designação. Localizada na município de Tarsdorf, a cerca de 30 quilómetros a Norte de Salzburgo, perto da fronteira com a Alemanha, a pequena aldeia austríaca ficou famosa pelo seu nome original, que remonta a 1070 e é uma homenagem a um nobre de nome Focko, que fundou o povoado no século VI.

A aldeia começou a ganhar fama durante a II Guerra Mundial, quando os soldados britânicos e americanos destacados em Salzburgo descobriram o local e tiraram as primeiras fotografias. Com o fenómeno da Internet e das redes sociais, a fama de Fucking disparou e a aldeia passou a ser uma atração turística.

Além das romarias de turistas e piadas generalizadas, a nível internacional, o nome aldeia também serviu já de inspiração para uma cerveja, chamada "Fucking Hell" - Inferno significa pálido em alemão - assim como um filme "Bad Fucking".

Mas este mês os habitantes de Fucking resolveram dar murro na mesa e, no passado dia 11 de novembro, o conselho municipal votou favoravelmente a mudança do nome que se tinha mantido inalterado desde a sua origem 

A presidente da Câmara de Tarsdorf, Andrea Holzner, confirmou à Reuters a alteração e indicou que, a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2021, a localidade passa a chamar-se Fugging, de acordo com a forma como os seus habitantes pronunciam o nome da aldeia.

Outros nomes dignos de risadas - ou chatices

Mas Fucking não é a única povoação europeia com um nome difícil de dizer em voz alta sem um sorriso ou com uma placa de entrada mais fotografada do que sua praça principal. Para apontar alguns exemplos, na Rússia rural, encontramos Vagina, que é escrito em um círculo Вагина, mas que não para de compartilhar significado com as línguas que vêm do latim.

Em França, existe uma cidade chamada Condom, cuja toponímia tem pouco a ver com um profilático, mas vem de uma combinação de termos gauleses "Condatomagos" que significava o mercado de confluência. No entanto, os seus habitantes aceitaram de bom humor a ressignificação contemporânea de seu nome e abriram o museu do Preservativo em 1995.

Já em Itália, há uma cidade chamada Bastardo na região de Umbria. Chamava-se originalmente Osteria del Bastardo e, na década de 1920, evoluiu para sua versão abreviada. Na Espanha, uma das placas de entrada mais fotografadas é Guarromán, na província de Jaén. A Câmara Municipal não só o recebe com bom humor, mas também o sinaliza como parte fundamental de sua identidade, a ponto de hospedar a sede da 'Associação Internacional dos Povos com Nomes Feios, Raros e Peculiares'.

Em Espanha, há exemplos como Asquerosa, em Granada, que agora é Valderrubio, ou Pocilgas, em Salamanca, que decidiu ser Buenavista.

Em terras lusas, o nome da aldeia de Picha, na região de Coimbra, também tem servido subir os ânimos.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

erton
2 Dezembro 2020, 16:15

E a Feira da Foda no norte de Portugal ?

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas