Lagarde quer estrutura para preservar estabilidade de preços: A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, defendeu hoje, em Sintra, a necessidade de ter uma "estrutura institucional" que preserve a estabilidade de preços, mantendo a independência dos bancos centrais. Num discurso hoje em Sintra, na abertura do 'ECB Forum on Central Banking', organizado pelo Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde falou sobre a necessidade de os bancos centrais se manterem independentes e afirmou que, se os bancos centrais tivessem um objetivo de estabilidade financeira, provavelmente iriam falhar nos três pilares que garantem essa independência. (Lusa)
Dinheiro 'fresco' pode parar deflação da zona euro: O BCE está hoje 228 vezes maior que a zona euro e o motivo são as linhas de compras de títulos aos bancos e aos tesouros nacionais que adquiriu quando mais ninguém se dispunha a fazê-lo. Agora, com taxas de juro diretoras próximas de zero e sem grande margem para baixar mais, o conselho de governadores que trabalha em Frankfurt só vê uma solução: baixar o preço do dinheiro, permitindo assim que o BCE inicie uma vaga de alívio monetário, deixando no mercado dinheiro fresco e aliviar a escassez de crédito. (Notícias ao Minuto)
Desemprego não contabiliza 170 mil 'ocupados': São designados como ‘ocupados’, porque estão integradas em programas de emprego ou formação profissional, e não podem ser contabilizados nos números do desemprego do IEFP, embora na verdade não estejam empregados. E são, atualmente, já 170 mil. Números que estão a despertar a atenção de especialistas do Ministério das Finanças e do Banco de Portugal, que garantem não estar a desconfiar as estatísticas do INE ou do IEFP, mas de querer saber o impacto que as políticas ativas de emprego têm na retoma do mercado de trabalho. (Diário Económico)
Para poder comentar deves entrar na tua conta