Eduardo G. Martínez

Eduardo G. Martínez

Casas pré-fabricadas: soluções rápidas e modernas desde 65 mil euros

Num mercado onde arranjar casa se torna cada vez mais complicado, as casas pré‑fabricadas começam a ganhar terreno como alternativa mais acessível e prática. A Basic Homes, em parceria com a AMR Arquitectura, aposta neste segmento com modelos que juntam preço mais baixo, conforto, funcionalidade e um design bem pensado – sem abdicar de nenhum destes pontos. Os valores variam entre 65.000 euros e 150.000 euros, consoante a dimensão da casa, e há ainda opções de personalização nos acabamentos da cozinha e da casa de banho, para que consigas ajustar o espaço ao teu gosto.
La casa prefabricada que triunfa en España: tres habitaciones, dos balcones y 95 m2 por 35.500 euros

Casa pré-fabricada: modelo com 2 pisos e 3 quartos por 35.508 euros

Com os preços da habitação para venda e arrendamento em alta, as casas pré-fabricadas passaram a estar no centro das atenções mediáticas, graças à rapidez de construção e ao preço mais acessível. As casas pré-fabricadas em madeira são das opções mais económicas do mercado. E, apesar de terem um preço acessível, isso não significa que tenhas de abdicar do conforto e da comodidade. Entre as várias propostas existentes, uma das mais apelativas, de dois pisos e três quartos, que se destaca pela estética rústica, pela funcionalidade e pelo preço.
Casas pré-fabricadas

Construção do futuro: casas pré-fabricadas que se encaixam como legos

Quem negar que a construção do futuro se assemelha àquela que se fazia em criança, empilhando blocos uns sobre os outros, pode estar enganado. É isso mesmo que demonstram estas habitações modulares da SYSTEM 3E. Estas casas pré-fabricadas são construídas como LEGO, graças ao seu sistema de construção de paredes dry-stack (um método que empilha materiais como pedras ou tijolos), único no mundo.
Gema Gallardo, diretora geral de Provivienda

Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha

Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
A praia radioativa do Brasil onde nadam milhares de pessoas

A praia radioativa do Brasil onde nadam milhares de pessoas

Irias para uma praia radioativa? Pois, muitas pessoas vão. Em Guarapari, no Estado do Espírito Santo, Brasil, existe uma praia famosa pelas suas areias escuras, ricas em monazite, um mineral que contém tório e urânio. Na zona da praia de Areia Preta foram medidos níveis de radiação até 20 microsieverts por hora (µSv/h), enquanto na maior parte do mundo a radiação de fundo mal chega a 0,1 ou 0,3 µSv/h.
Hernández Reche: "Vamos hacia otra burbuja, aunque es distinta a la de 2008"

Economista alerta para nova bolha imobiliária em Espanha

O mercado imobiliário em Espanha continua a ser uma das principais preocupações da população, com preços elevados, oferta limitada e sinais de instabilidade que podem apontar para uma nova bolha. A incerteza sobre o futuro do setor prolonga-se para 2025 e 2026, num contexto de forte procura e insuficiente oferta de habitação, principalmente nas grandes cidades e zonas costeiras. Segundo Vicenç Hernández Reche, economista e especialista em psicologia económica, alerta para uma situação que pode ser considerada uma nova bolha, embora distinta da que ocorreu em 2008.
Seguro para casas arrendadas

Seguro da renda da casa em caso de incumprimento: como contratar?

Um dos principais problemas que os proprietários de casas arrendadas sentem em Portugal passa pelo não pagamento das rendas pelos inquilinos. Mas a verdade é que, hoje, existem seguros que permitem evitar situações de incumprimento no pagamento das rendas, assim como as suas consequências.

Casa pré-fabricada em Menorca ganha prémio de inovação

Uma casa pré-fabricada no topo de uma encosta, rodeada por pinheiros e olival silvestre de Menorca, com uma vista panorâmica incomparável do Mediterrâneo. Chama-se Tini Menorca e venceu o Prémio MATCOAM na categoria de Inovação do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid (COAM). Os seus criadores são Ignacio de La Vega e Pilar Cano-Lasso, do estúdio de arquitetura Tini Living, reconhecido internacionalmente pela construção de casas pré-fabricadas sustentáveis, com design funcional e moderno.