Notícia do dia 8 de outubro de 2025

Os países mais densamente povoados do mundo são...

Os países com maior densidade populacional do mundo são...

Das cidades-estado compactas às nações insulares, muitas das jurisdições mais densamente povoadas do mundo têm algo em comum: uma superfície terrestre limitada. Macao lidera o ranking mundial, com 23.167 pessoas por quilómetro quadrado. Esta região semi-autónoma da China é densamente povoada devido à sua popularidade como centro de jogos de azar e à limitada superfície territorial. Nos últimos 25 anos, a população cresceu 185.000 residentes numa área de apenas 33 quilómetros quadrados (km2).
cozina estilo rústico

Decoração rústica na cozinha: 7 ideias originais

O estilo rústico está a ganhar cada vez mais adeptos na cozinha, agora que procuramos interiores com um toque natural onde possamos sentir-nos bem e reconfortados. Neste artigo propomos-te algumas ideias que transformarão a cozinha por completo graças a detalhes e acessórios. Por exemplo, aposta em mosaicos hidráulicos para o chão e numa bancada de madeira, coloca algumas prateleiras abertas e puxadores de porcelana branca nas gavetas. Também são boas opções os tapetes e candeeiros de fibras naturais ou substituir as portas dos armários por uma rede de galinheiro ou cortinas aos quadrados.

Novo empreendimento nos Açores une turismo e tradição equestre

A Ilha de São Miguel, nos Açores, prepara-se para inaugurar, neste mês de outubro, o seu novo empreendimento turístico de quatro estrelas. Situado em Ponta Delgada, o Lusitano Garden Villas já está em ‘soft-opening’ desde março e combina a atividade equestre com experiências turísticas exclusivas.
Alterações na lei de estrangeiros

Lei de estrangeiros: decreto com alterações reaprovado - mas gera dúvidas

Após o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) ao decreto da Assembleia da República (AR) que visava a alteração da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho (lei de estrangeiros), ocorrido em agosto, no dia 30 de setembro, o referido diploma voltou a ser alvo de discussão na AR, a qual apressou-se a votá-lo logo após o período de férias. Será que Marcelo vai viabilizar a nova versão do decreto que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional? Advogado acredita que não.
Pedras.coop

Empreendimento sustentável de moradias chega a Gaia em 2027

O empreendimento Pedras.coop já começou a ser construído em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e deve estar pronto a receber os novos proprietários em 2027. Com um orçamento previsto de 8,4 milhões de euros, este projeto será composto por 13 moradias em banda, de tipologia T3+1, com jardim e piscina privativos para cada habitação.
Joana Marques

Onde vive Joana Marques: a casa da humorista na capital portuguesa

Joana Marques, humorista, guionista e radialista portuguesa, é conhecida pelo seu talento e presença mediática. Recentemente, foi absolvida em um processo judicial movido pela banda Anjos e conquistou o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria Entretenimento Digital. Mas onde vive Joana Marques, a figura pública que tanto nos faz rir?

Edifício Ceramium do empreendimento Foz de Prata sai do papel

O segundo edifício residencial do empreendimento Foz de Prata, em Aveiro, começou a ser construído dia 1 de outubro de 2025. De seu nome Ceramium, este edifício representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros e, até à data da “primeira pedra”, 40% das unidades já estavam vendidas.
Odivelas

Odivelas ultrapassa Lisboa no esforço financeiro para comprar casa

Lisboa é o concelho onde comprar casa é mais caro mas, no conjunto dos cinco municípios geograficamente mais próximos da capital, é em Odivelas que adquirir uma habitação exige maior esforço financeiro a quem trabalha no município. O retrato dos municípios elaborado pela Pordata, nas vésperas das eleições autárquicas de 12 de outubro, indica que os preços medianos da venda de habitações novas em Lisboa ascenderam, no ano de 2024, a 5.035 euros por metro quadrado. Nas transações de casas usadas, esse valor desceu para 4.207 euros por metro quadrado.
Maia

Habitação: Maia lidera acessibilidade à habitação no Grande Porto

O Porto é o concelho do Norte onde é mais caro comprar casa e a aquisição exige maior esforço financeiro a quem trabalha no município mas, nos cinco concelhos geograficamente mais próximos, é na Maia que o esforço financeiro é menor. O retrato dos municípios elaborado pela Pordata, nas vésperas das eleições autárquicas de 12 de outubro, indica que os preços medianos da venda de habitações novas no Porto ascenderam, no ano de 2024, a 3.250 euros por metro quadrado. Nas transações de casas usadas, esse montante desceu para 2.757 euros por metro quadrado.
M-ODU

M-ODU: antigo Matadouro no Porto renasce com investimento de 40 milhões

O M-ODU abre no próximo verão no antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, com nove edifícios para escritórios e oito mil metros quadrados para galerias e equipamentos públicos, representando um investimento de 40 milhões de euros. As obras estruturais de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, vão terminar ainda este ano e durante o mês de dezembro, todos os espaços serão entregues em regime de ‘core & shell’, onde as infraestruturas estão todas feitas, permitindo que os primeiros inquilinos possam avançar para os acabamentos finais.
O Arquiteto

Mansão da série sobre Tomás Taveira à venda por 2,5 milhões

A Casa de Queijas, projetada pelo arquiteto Fernão Simões de Carvalho, tornou-se um verdadeiro ícone da arquitetura moderna em Portugal. Esta moradia ganhou nova projeção ao servir de cenário para a série “O Arquiteto”, da TVI — uma produção livremente inspirada na figura de Tomás Taveira, o polémico arquiteto português envolvido num escândalo mediático nos anos 80 que marcou o país. Atualmente, a casa está oficialmente à venda por 2,5 milhões de euros, oferecendo a oportunidade de viver num espaço que é ao mesmo tempo obra de arte e lar funcional.
Custos de construção de casas novas

Construir uma casa nova? Custos aumentam 3,8% em agosto

Os custos de construção de casas novas têm vindo a acelerar mensalmente em Portugal, tendo voltado a aumentar em agosto 3,8% em termos homólogos, segundo dados divulgados esta quarta-feira (8 de outubro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Aumentar a oferta de casas em Portugal

Crise na habitação: plano do Governo custa 511 milhões aos OE até 2030

O Governo está determinado em reforçar a oferta pública de imóveis a custos acessíveis, de forma a dar resposta à falta de casas no mercado. E apesar de haver dinheiro “em cima da mesa” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de ter sido contratado, recentemente, um empréstimo com o Banco Europeu de Investimento (BEI), é preciso mais financiamento, pelo que os vários Orçamentos do Estado (OE) terão de suportar 511 milhões de euros até 2030.