
Atualmente a residir em Genebra, Suíça - com o marido e os seus quatro filhos - , a infanta Cristina de Borbón, irmã do rei Filipe VI de Espanha, está a considerar passar a viver em Lisboa, onde a família real do país vizinho tem muitos amigos. A mudança de residência será forçada pela quase certa ida para a prisão do marido Iñaki Urdangarín, ex-duque de Palma, que está a ser julgado no “caso Nóos”, uma rede de corrupção e desvio de fundos públicos no valor de 6,2 milhões de euros.
O clã Urdangarín-Borbón já assumiu que o genro do rei emérito Juan Carlos I vai passar uma longa temporada na cadeia - sendo esta a primeira vez na História que um membro da família do rei de Espanha pode ser condenado e encarcerado por um tribunal comum.
A própria infanta, recorde-se, também faz parte do rol de acusados do “caso Nóos”, enquanto colaboradora necessária num delito fiscal da empresa Aizoon, em que era sócia com o marido. Sem nunca ter querido renunciar aos direitos dinásticos - apesar do desejo explícito do irmão, o monarca - Cristina ser condenada a dois anos de prisão.
Porquê trocar Genebra por Lisboa?

A possibilidade de a família sair agora de Genebra, cidade exorbitantemente cara, para fixar residência em Lisboa, está relacionada, segundo explica o El Confidencial, com o facto de a família real ter fortes ligações à capital portuguesa, desde que viveu exilada no Estoril durante parte do século XX. Tanto o atual rei como os seus pais, irmãs e tios têm muitos amigos em Portugal.
O jornal espanhol conta que um dos amigos mais íntimos do rei emérito Juan Carlos, é o príncipe Agha Kahn, que acaba de instalar a sede da sua fundação em Lisboa, e já ofereceu uma ala do palacete que adquiriu há um ano para habitação da família Urdangarín.
A 600 quilómetros de Madrid, Lisboa parece ser um ponto geoestratégico. Fica a uma distância suficiente para retirar a Infanta Cristina dos holofotes mediáticos no país vizinho, mas está perto para facilmente se deslocar aos arredores da capital espanhola, onde se especula que poderá cumprir pena o homem que já foi duque de Palma (Filipe VI retirou o título nobiliárquico à irmã em junho de 2015).
Reis de Espanha visitam Lisboa para a semana
Os reis de Espanha, Filipe e Letizia, visitarão Portugal (Lisboa, Porto e Guimarães) durante três dias, a partir da próxima segunda-feira, na sequência de um convite oficial formulado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo conta o Expresso, o monarca espanhol retoma, com esta viagem, a sua agenda oficial de deslocações ao estrangeiro, que esteve interrompida durante cerca de um ano devido à necessidade de permanecer no país enquanto decorria a grave crise política que Espanha viveu. O país passou onze meses sem Governo, até à recondução, há um mês, do primeiro-ministro Mariano Rajoy.
Para poder comentar deves entrar na tua conta