Corrupção na Altice

Armando Pereira indiciado de 11 crimes: o que já se sabe do caso Altice

Na última semana, veio a público um alegado esquema financeiro em torno da Altice, detentora da antiga PT, que terá lesado o Estado e o grupo empresarial em centenas de milhões de euros. A chamada Operação Picoas aponta para suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, envolvendo a compra e venda de imóveis (e não só). O principal visado neste processo é mesmo o co-fundador da Altice, Armando Pereira, que é suspeito de 11 crimes de corrupção. Explicamos o que já se sabe em sete pontos essenciais desta investigação que dura há já cerca de três anos em torno da Altice.
UE inclui Macau na "lista negra" dos paraísos fiscais

UE inclui Macau na "lista negra" dos paraísos fiscais

A União Europeia (UE) aprovou esta terça-feira a “lista negra” de 17 paraísos fiscais que, por serem consideradas jurisdições não cooperantes em matéria fiscal, podem vir a enfrentar sanções caso não aumentem os seus padrões de controlo e transparência. Macau, Tunísia e Panamá são alguns dos países que constam da lista divulgada na sequência da reunião dos ministros das Finanças da UE.
Ronaldo acusado de fugir aos impostos em Espanha

Ronaldo acusado de fugir aos impostos em Espanha

Cristiano Ronaldo acaba de ser acusado, secção de delitos económicos da Fiscalía Provincial de Madrid, por quatro delitos de fraude fiscal que terão sido cometidos pelo futebolista entre 2011 e 2014. O capitão da seleção portuguesa e jogador do Real Madrid, através do uso de paraísos fiscais, terá lesado o Estado espanhol num valor total de 14,76 milhões de euros.

Profissionais imobiliários obrigados a ter formação sobre branqueamento de capitais

O setor imobiliário tem vindo a ser apontado pelas autoridades como uma via, cada vez mais utilizada, para financiar o terrorismo e lavar dinheiro. Para prevenir que os profissionais do setor sejam apanhados em teias de branqueamento e outros crimes, a formação nesta área tornou-se mesmo numa obrigação legal e o Instituto de Formação Bancária (IFB) decidiu lançar um curso sobre o tema.
Irmã do Rei de Espanha pensa mudar de casa para Lisboa

Irmã do Rei de Espanha pensa mudar de casa para Lisboa

Atualmente a residir em Genebra, Suíça - com o marido e os seus quatro filhos - , a infanta Cristina de Borbón, irmã do rei Filipe VI de Espanha, está a considerar passar a viver em Lisboa, onde a família real do país vizinho tem muitos amigos. A mudança de residência será forçada pela quase certa ida para a prisão do marido Iñaki Urdangarín, ex-duque de Palma, que está a ser julgado no “caso Nóos”, uma rede de corrupção e desvio de fundos públicos no valor de 6,2 milhões de euros
Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Depois de três anos de investigações, a Comissão Europeia (CE) considera que a Apple beneficiou durante mais de uma década de largas vantagens fiscais ilegais na Irlanda. Bruxelas quer, por isso, obrigar o gigante tecnológico norte-americano a pagar, com efeitos retroativos e juros, todo o dinheiro que evadiu, num total de 13 mil milhões de euros. E Portugal agora está determinado a apurar se empresa da maçã também deve dinheiro de impostos no país e vai avançar com uma investigação local.

Fisco aperta o cerco ao combate à evasão fiscal em restaurantes de todo o país

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) iniciou, dia 15 de lulho, “uma ação de larga escala, em todo o território nacional e regiões autónomas, para avaliar, promover e apoiar o cumprimento voluntário das obrigações declarativas e de pagamento”. Em causa está a “Ação Menu”, que se enquadra no objetivo estratégico de combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais da AT.
Messi condenado a 21 meses de prisão preventiva por fraude fiscal

Messi condenado a 21 meses de prisão preventiva por fraude fiscal

Lionel Messi, jogador do Barcelona que nos últimos anos disputou a Bola de Ouro com Cristiano Ronaldo, acaba de ser condenado juntamente com o seu pai a 21 meses de prisão suspensa por fraude fiscal. O futebolista argentino terá cometido crimes de evasão fiscal que lesaram o Fisco espanhol na ordem dos 4,1 milhões de euros, entre 2007 e 2009.
António Mota foi constituído arguido em 2009 (Foto: Observador).

Mota-Engil pagou seis milhões de euros para não ser acusada de fraude fiscal

O grupo Mota-Engil poderá ter beneficiado de uma suspensão provisória de um processo, movido por suspeitas de fraude qualificada, ao pagar mais de seis milhões de euros em impostos em falta. A construtora terá conseguido chegar a acordo para pagar o valor em duas prestações: a primeira, no valor de cerca de 3,1 milhões, deveria ter sido paga em maio enquanto a segunda deverá ser liquidada até final do ano.

McDonald's em Paris surpreendida pela Polícia com um "Unhappy Meal" que vale 75 milhões de euros

A McDonald´s é suspeita de ter reduzido ilegalmente a sua fatura fiscal, canalizando os lucros obtidos em França para o Luxemburgo, local da sede europeia da empresa norte-americana e onde os impostos são mais baixos. Os escritórios da companhia de fast-food em Paris foram alvo de buscas da polícia no âmbito da chamada "Operação Unhappy Meal", estando em causa uma fraude estimada em 75 milhões de euros por ano.

Contas de portugueses no estrangeiro vão ser investigadas pelo Fisco

O Fisco vai ter acesso às contas bancárias que os portugueses tenham no estrangeiro ou num paraíso fiscal, num total de 98 países. Com o objetivo de combater a evasão fiscal, Portugal vai promover a troca automática de informações com 55 países a partir do próximo ano e em 2018 juntam-se outros 43. O tema da fuga ao pagamento de impostos tornou-se mais crítico com o escândalo internacional do escândalo internacional Panama Papers, que apanhou poderosos e famosos de todo o mundo, incluíndo portugueses.

Rumores do dia

Governo prepara novos programas de rescisões na Função Pública: O Executivo quer continuar a reduzir o número de funcionários públicos e para atingir esse objectivo pretende lançar, até ao outono, novos programas de rescisões.