Corrupção na Altice

Armando Pereira indiciado de 11 crimes: o que já se sabe do caso Altice

Na última semana, veio a público um alegado esquema financeiro em torno da Altice, detentora da antiga PT, que terá lesado o Estado e o grupo empresarial em centenas de milhões de euros. A chamada Operação Picoas aponta para suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, envolvendo a compra e venda de imóveis (e não só). O principal visado neste processo é mesmo o co-fundador da Altice, Armando Pereira, que é suspeito de 11 crimes de corrupção. Explicamos o que já se sabe em sete pontos essenciais desta investigação que dura há já cerca de três anos em torno da Altice.
UE inclui Macau na "lista negra" dos paraísos fiscais

UE inclui Macau na "lista negra" dos paraísos fiscais

A União Europeia (UE) aprovou esta terça-feira a “lista negra” de 17 paraísos fiscais que, por serem consideradas jurisdições não cooperantes em matéria fiscal, podem vir a enfrentar sanções caso não aumentem os seus padrões de controlo e transparência. Macau, Tunísia e Panamá são alguns dos países que constam da lista divulgada na sequência da reunião dos ministros das Finanças da UE.
Ronaldo acusado de fugir aos impostos em Espanha

Ronaldo acusado de fugir aos impostos em Espanha

Cristiano Ronaldo acaba de ser acusado, secção de delitos económicos da Fiscalía Provincial de Madrid, por quatro delitos de fraude fiscal que terão sido cometidos pelo futebolista entre 2011 e 2014. O capitão da seleção portuguesa e jogador do Real Madrid, através do uso de paraísos fiscais, terá lesado o Estado espanhol num valor total de 14,76 milhões de euros.

Profissionais imobiliários obrigados a ter formação sobre branqueamento de capitais

O setor imobiliário tem vindo a ser apontado pelas autoridades como uma via, cada vez mais utilizada, para financiar o terrorismo e lavar dinheiro. Para prevenir que os profissionais do setor sejam apanhados em teias de branqueamento e outros crimes, a formação nesta área tornou-se mesmo numa obrigação legal e o Instituto de Formação Bancária (IFB) decidiu lançar um curso sobre o tema.
Irmã do Rei de Espanha pensa mudar de casa para Lisboa

Irmã do Rei de Espanha pensa mudar de casa para Lisboa

Atualmente a residir em Genebra, Suíça - com o marido e os seus quatro filhos - , a infanta Cristina de Borbón, irmã do rei Filipe VI de Espanha, está a considerar passar a viver em Lisboa, onde a família real do país vizinho tem muitos amigos. A mudança de residência será forçada pela quase certa ida para a prisão do marido Iñaki Urdangarín, ex-duque de Palma, que está a ser julgado no “caso Nóos”, uma rede de corrupção e desvio de fundos públicos no valor de 6,2 milhões de euros
Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Apple também deve dinheiro de impostos a Portugal? Finanças vão investigar

Depois de três anos de investigações, a Comissão Europeia (CE) considera que a Apple beneficiou durante mais de uma década de largas vantagens fiscais ilegais na Irlanda. Bruxelas quer, por isso, obrigar o gigante tecnológico norte-americano a pagar, com efeitos retroativos e juros, todo o dinheiro que evadiu, num total de 13 mil milhões de euros. E Portugal agora está determinado a apurar se empresa da maçã também deve dinheiro de impostos no país e vai avançar com uma investigação local.