
Os moinhos hidráulicos estiveram intimamente ligados à história da Humanidade, pois moíam o grão do cereal para extrair a farinha com a qual o pão era feito posteriormente. Com a industrialização, a grande maioria desses engenhos e o que é conhecido como a casa do moleiro, foram abandonados.
No entanto, alguns moinhos sobreviveram até os dias atuais em bom estado de preservação, e muitas casas foram restauradas para acomodar novas famílias ou criar hotéis charmosos. Hoje trazemos um exemplo de remodelação de uma casa de moleiro em Hampshire (Inglaterra), que também foi ampliada, tendo sido criado um pequeno anexo adjacente. É a casa de sonho desta semana.

Moinho e paisagem protegida
O complexo de moagem está localizado às margens do rio Test, no condado de Hampshire, no sul da Inglaterra, num Local de Interesse Científico Especial (SSSI); além disso, o moinho do século XVII está registado como grau II. Assim, com todas estas proteções, verifica-se que o estúdio londrino Cooke Fawcett, responsável pela reabilitação, teve de desenvolver um projeto que respeitasse tanto o edifício como a sua envolvente.

O projeto foi pensado para um designer de imagens que procurava um espaço para morar e trabalhar fora de Londres. A reabilitação consistiu em três fases: reorganização da casa histórica, ampliação das áreas de estar e criação de um estúdio independente anexo.
"A reorganização da casa do moinho original abordou desafios simples, mas fundamentais, como a criação de casas de banho no andar superior, mantendo quartos de bom tamanho para os nossos clientes, os dois filhos e convidados", explica o estúdio.

Um dos principais objetivos do projeto era abrir a casa de tijolos para o jardim e a paisagem circundante. Para tal, a extensão foi projetada num dos cantos, incorporando no espaço salas de estar e jantar envidraçadas com estrutura em madeira e painel de carvalho em forma de leque

Um mecanismo intacto
O moinho mantém o mecanismo de moagem original, o que o obrigou a ser respeitado o local original. Isso foi "um problema" para o estúdio porque não era um espaço que pudesse ser usado como oficina, um dos propósitos do projeto. A solução foi criar uma oficina e um estúdio anexo em frente à casa.



Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta