Comentários: 0
Sabes como ter um escritório de sonho para trabalhar?

Queres ter um espaço de trabalho confortável e que, além do mais, transmita a imagem, a cultura e os valores da tua empresa? Seguindo as três grandes tendências da atualidade (zonas de lounge e copa, grandes áreas em open space), apresentamos-te um pequeno guia que deves seguir quando pensas em montar ou requalificar o teu escritório.

A lista de conselhos é da autoria da Tétris, empresa do grupo JLL para a área de arquitetura e construção de interiores, citado pelo Dinheiro Vivo, tendo como inspiração o seu próprio escritório - liderado pela arquiteta Inês Cabrita.

Adequabilidade. No layout de um escritório tem de ser tido em conta o sector de atividade da empresa. Desenhar e projetar um espaço para uma empresa tecnológica não é a mesma coisa que fazê-lo para uma sociedade de advogados, por exemplo.

Regra geral, no primeiro irá prevalecer a informalidade, com grandes áreas em open space e, eventualmente, alguns postos de trabalho rotativos. Na segunda, o ambiente mais formal e clássico, bem como a confidencialidade deste sector, exigem um espaço mais compartimentado em gabinetes.

Produtividade. Não só porque é no escritório que passamos a maior parte do nosso dia, mas sobretudo porque está demonstrado que o conforto, a luminosidade e o ambiente em geral que é criado no escritório tem impacto no desempenho e na produtividade dos colaboradores.
Zonas Sociais. Copa/refeitório e áreas de lounge são tendências cada vez mais frequentes sobretudo nas multinacionais.

Sabes como ter um escritório de sonho para trabalhar?

O contexto económico que se viveu sobretudo nos últimos anos, trouxe a "moda da marmita" e as empresas perceberam que tinham de proporcionar este tipo de espaços aos colaboradores. Como se costuma dizer "há males que vêm por bem" e esta foi uma boa iniciativa que veio para ficar.

Otimização. O fator económico é sempre muito importante na conceção de um escritório. A redução do espaço físico do posto de trabalho (os equipamentos informáticos são mais pequenos), a flexibilidade e mobilidade, a implementação de áreas com postos hotdesk (o colaborador chega e liga o seu computador, sem ter um lugar fixo no escritório) são factores que podem otimizar a área do escritório e, por isso, contribuir para o controlo de custos.

Sabes como ter um escritório de sonho para trabalhar?

Comunicação. Ao mesmo tempo que economiza espaço, o open space fomenta a proximidade e interação entre as diversas equipas. Os espaços lounge e o número cada vez maior de pequenas salas de reunião, são igualmente bem-vindos no que toca à partilha, comunicação e trabalho de equipa.

Respeito. Trabalhar em open space só é produtivo se houver respeito. Ou seja, falar ao telemóvel, fazer conferências telefónicas ou promover o trabalho de equipa no open space pode prejudicar os colegas. Foi a pensar nestas situações que os chamados quiet rooms ou phone booths começaram a ocupar um lugar de protagonismo dentro dos espaços dos escritórios.

Organização. A informatização da documentação e a era digital não resolveram tudo. Os espaços de arquivo continuam ainda a ser uma das preocupações de grande parte das empresas, para as quais a proximidade à documentação física continua a ser um requisito.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta