É difícil imaginar, mas a humanidade passou mais tempo sem cadeiras do que com elas.
Comentários: 0
História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Freepik

Estas estão connosco há mais de cinco milénios, a sentar desde os mais ilustres imperadores até os mais humildes plebeus. No passado cumpriram funções sociais relacionadas com a expressão do poder. Contudo, com o passar do tempo o seu uso espalhou-se e hoje as cadeiras fazem parte do nosso dia a dia e fazem parte de qualquer casa.

De origem egípcia

Pode ser difícil imaginarmos, mas a humanidade passou mais tempo sem cadeiras do que com elas. Na verdade, as primeiras cadeiras datam do início do período dinástico do Egito (cerca de 3.000 a.C.), o que significa que desde que o Homo sapiens apareceu pela primeira vez na Terra, há cerca de 120.000 anos, os nossos antepassados ​​mais remotos passaram milhares de anos sem elas.

Pois bem, naquele Egito faraónico foi quando surgiram as cadeiras. Se estes foram capazes de construir as tão impressionantes pirâmides, como não poderiam criar uma peça de mobiliário tão simples quanto uma cadeira? E as pinturas nos túmulos egípcios mostram-nos que foi esse o caso. Naquela época, as cadeiras eram feitas de madeira e cobertas com tecido ou couro.

Os mais luxuosos incluíam elementos de ébano, marfim e eram decorados com outros materiais preciosos. Muitas das vezes, estas tinham apoios de braços. Geralmente, eram muito mais baixas que as cadeiras atuais: cerca de 20 centímetros. No entanto, esses artefactos estavam reservados para as elites, enquanto nas casas egípcias eram pouco comuns.

No livro "Now I Sit Me Down: From Klismos to Plastic Chair: A Natural History", o arquiteto Witold Rybczynski conta que o registo histórico revela que a primeira representação de uma cadeira está numa escultura de uma ilha das Cíclades no Mar Egeu, datada do período entre 2800 - 2700 a.C. Esta figura mostra um músico sentado numa cadeira com encosto reto e quatro pernas.

A democratização da cadeira com os gregos

Se os egípcios a inventaram, os gregos expandiram o seu uso a partir do século V a.C. A sua grande contribuição foi os klismos, uma cadeira com pernas e encosto curvos. Esta tornou-se um símbolo de conforto e estava presente em várias cenas da vida quotidiana.

História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Homem sentado num klismos numa estela funerária grega do século V a.C. Museu britânico

Ao mesmo tempo, não muito longe da Hélade, uma pequena cidade dava os primeiros passos no caminho que a levaria à conquista de todo o mundo conhecido: Roma. Nos primeiros momentos, as cadeiras, chamadas sella curulis, estavam reservadas para demonstrar o estatuto dos mais poderosos, como senadores e magistrados.

No entanto, com a expansão de Roma e o seu contacto com os gregos, as classes altas começaram a copiar o estilo dos klismos, com pernas curvas e encostos ornamentados. Também passaram a ser utilizados em casas menos abastadas e embora fossem mais humildes, podiam ter assentos acolchoados ou encostos estofados.

Com a queda de Roma e o início da Idade Média, sentar voltou a ser socialmente estratificado. Enquanto as pessoas comuns se sentavam em bancos, barris ou até no chão, as cadeiras com braços e encostos eram reservadas para pessoas de alta hierarquia. O genial pintor flamengo Pieter Brueghel, o Velho, capturou esta dinâmica, embora já na Idade Moderna, nas suas pinturas, refletindo a vida camponesa da época.

História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Os tronos, são cadeiras que parecem bastante desconfortáveis. Esta pertenceu a Ival, o Terrível Stan Shebs

O Renascimento: a redescoberta da cadeira

O Renascimento significou a redescoberta do mundo clássico, algo que também foi percetível no uso das cadeiras. Nesta época, deixou de ser um privilégio de reis e nobres e tornou-se mobiliário padrão para quem pudesse pagar. Aos poucos, a cadeira tornou-se rapidamente uma peça de mobiliário de uso geral. Rapidamente, com os anos, a cadeira começou a mudar adaptando-se às modas do momento.

História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Banquete com bancos e sem cadeiras, por Pieter Brueghel, o Velho Domínio público

Já no século XIX, com a Revolução Industrial, o mundo das cadeiras passou por importantes transformações. A sua fabricação tornou-se mais eficiente e acessível. Foram introduzidos novos materiais, como o aço e o ferro fundido, o que permitiu a produção em massa de cadeiras a um custo mais baixo. Isso levou a uma maior disponibilidade de cadeiras para a população em geral. Surgiram estilos como o 'art nouveau' e o modernismo, cada um com as suas características estéticas e funcionais únicas. As cadeiras tornaram-se elementos decorativos que refletiam a moda e o gosto da época.

A cadeira atualmente: arte, design e conforto

À medida que o século XX avançava, o design de cadeiras tornou-se um campo de experimentação e expressão artística. Além da sua função básica de proporcionar um lugar para sentar, as cadeiras contemporâneas também se tornaram objetos de expressão criativa e cultural.

Designers e arquitetos famosos criaram cadeiras icónicas que se tornaram símbolos do design moderno. Exemplos notáveis incluem a cadeira Barcelona de Mies van der Rohe, a cadeira Eames Lounge de Charles e Ray Eames, e a cadeira Wassily de Marcel Breuer.

História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Cadeira Barcelona desenhada por Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe MoDecor Furniture

Atualmente, podemos encontrar uma ampla variedade de cadeiras, desde as mais sofisticadas até às mais simples e confortáveis. Todas as cadeiras são especialmente projetadas com as suas próprias características para se adaptarem às nossas necessidades, estilos de vida e contextos, desde cadeiras de jardim até às de praia, passando pelas de cozinha, sala de jantar, escritórios, salas de conferências ou salas de espera.

História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer e Marcel Bouvier em 1925 Domínio público
História da cadeira: 5.000 anos de conforto e design nas nossas casas
Com as cadeiras, atualmente podemos sentar numa esplanada de um bar ou numa praia Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta