Preços das casas em Madrid

'Soho de Madrid' atrai arte e cultura - é dos melhores bairros do mundo

Nos últimos anos, o bairro Carabanchel, situado na zona sul de Madrid - eleito como o terceiro bairro mais cool do mundo pela Time Out - , tem vindo a ganhar grande dinamismo entre os seus armazéns industriais, fábricas têxteis e gráficas abandonadas. Ninguém diria que nestes locais existem hoje lojas de modistas, galerias e ateliês de artistas, o que faz com que esta zona madrilena esteja cada vez mais ligada ao mundo da cultura e da arte. Mas há uma explicação simples: foi precisamente aqui que os artistas descobriram espaços amplos e a preços acessíveis.
Ateliers de arquitetura em Portugal

"Persiste a falsa ideia de que usar um arquiteto custa uma fortuna”

Muita coisa mudou na área da arquitetura e no setor imobiliário em geral, na última década. Mariana Morgado Pedroso trouxe para Portugal, em 2012, a marca/conceito Architect Your Home (AYH). O país estava, na altura, mergulhado numa crise e sob a ajuda da Troika. Mais recentemente, os profissionais do setor voltaram a ter de adaptar-se, de forma a dar respostas a uma inesperada pandemia que mudou os hábitos de consumo e de vivência das famílias. Pelo meio, há uma guerra a acontecer. Apesar de tudo, a fundadora e diretora geral do AYH considera, em entrevista ao idealista/news, que “a arquitetura em Portugal está a viver um momento rico em grandes projetos”, à boleia do “crescimento do setor imobiliário”. E garante que é possível o "acesso ao trabalho de arquitetos a todo o tipo de público".

Não é por colocar “painel solar fotovoltaico que a casa é sustentável”

O atelier de arquitetura e engenharia Sabrab foi fundado em 2006. A história do atelier começou a ser contada numa divisão da casa de Miguel Barbas e o primeiro projeto foi uma pequena casa na aldeia alentejana de Vila Fernando, revela o CEO da empresa em entrevista ao idealista/news. Desde então, muita coisa mudou, tendo conquistado vários prémios internacionais. E até uma pandemia houve pelo meio. “O que se deve retirar desta pandemia é que a arquitetura e a engenharia têm de ganhar obrigatoriamente respeito pela natureza, e não querer sobressair por vaidade perante ela”, avisa.