Empréstimos entre particulares: dicas e cuidados a ter para evitar riscos
Pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa ou carro, por exemplo, é muito comum em Portugal. Mas também há quem opte por endividar-se com um particular, como um amigo ou familiar. Será esta uma boa decisão, de forma a não ter de recorrer a uma entidade financeira? Há, claro, cuidados a ter em conta para evitar riscos. “Quando o empréstimo não é formalizado de forma correta, podem surgir complicações legais e fiscais e rapidamente uma simples ajuda financeira pode transformar-se num risco elevado e com consequências imprevisíveis”, alerta a Deco, no artigo desta semana da Deco Alerta.
portugueses pedem cada vez mais ajuda para pagar a casa
a cáritas portuguesa tem recebido cada vez mais pedidos de ajuda de pessoas que não conseguem pagar a respectiva renda ou prestação de casa. eugénio fonseca, presidente da instituição, estima que o os pedidos de auxílio tenham aumentado 40%.
famílias pedem menos para comprar casa, bancos estão mais exigentes
a procura das famílias por empréstimos para comprar casa diminuiu no terceiro trimestre do ano, com os bancos a aumentar os 'spreads' e as exigências para emprestar, indicou ontem o banco de portugal.
prestações do crédito à habitação podem subir mais de 200 euros
a revista dinheiro & direitos de novembro fez os cálculos e aponta aumentos de 250 euros na mensalidade do crédito à habitação, caso os ‘spreads’ atinjam valores idênticos aos de 2008.
mais de 600 mil pessoas falham pagamento de empréstimos
cerca de 627 mil particulares falharam pagamentos à banca em junho, revela hoje o banco de portugal.